quarta-feira, outubro 17, 2012

Projeto Luís Alves terá mais área para cultivo

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação de Goiás (Seagro) tem o prazo de 90 dias para apresentar projetos, entre eles o de acréscimo de área cultivável, relacionados ao Projeto Luís Alves do Araguaia.
 
Na região do Vale do Araguaia, culturas irrigadas ganham cada vez mais espaço. Atualmente, 2 mil hectares são cultivados e a perspectiva é acrescentar outros 4,5 mil hectares. Para isso, as licitações estão em andamento e haverá monitoramento ambiental das áreas. Luis Alves é povoado de São Miguel do Araguaia.
 
Esse e outros assuntos foram debatidos ontem (16), em Brasília. A pauta foi abordada pelo secretário da Agricultura de Goiás, Antônio Flávio Camilo de Lima, e pelo secretário Nacional de Irrigação, Guilherme Augusto. A proposta foi acatada e deve começar a ser executada em 2013.
 
O Projeto de Irrigação Luís Alves está em plena atividade. A segunda etapa, em discussão, sinaliza o acréscimo de área, possibilitando incremento à produção. A região agrega alta tecnologia para a produção em culturas irrigadas. Luís Alves responde por produtividade média de 80 sacas de arroz por hectare, com a perspectiva de  saltar para 125 sacas por hectare.
 
O projeto tem parceria com o Ministério da Integração Nacional. Foi celebrado em 1997, por meio do Convênio 024/97, que visa a promoção do desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida na região do Vale do Rio Araguaia. Tem como fonte hídrica o Rio Araguaia e objetiva o aproveitamento hidroagrícola de uma área bruta de 13,16 mil hectares, a ser implantada em três etapas distintas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário