segunda-feira, abril 15, 2013

Agehab elabora projeto de moradia para índios Carajás

O modo de vida da comunidade indígena Carajá, no município de Aruanã, está sendo pesquisado nesta semana, durante os dias 15 e 16, por uma equipe da Agência Goiana de Habitação. A ideia é elaborar um projeto de habitação específico para a comunidade que vive no município.
 
Experiências na região mostraram que esta comunidade precisa ser atendida de maneira diferenciada, já que não se adequa a padrões comumente usados em moradia de interesse social, explica o presidente  da Agehab, Marcos Abrão Roriz. Um dos aspectos importantes, por exemplo, é que geralmente as divisões internas entre cômodos não são aceitas, explica  Marcos.
 
A solicitação do apoio foi feito à Agehab pela prefeitura de Aruanã. O pedido é resultado de tentativas anteriores do poder público municipal com integrantes da tribo que chegaram a abandonar moradias por não terem se adequado.
 
Entre os técnicos  presentes no município, estão os arquitetos responsáveis pela elaboração dos projetos de unidades habitacionais construídas pela Agência. Eles vão estudar comportamento e características culturais para realizar o trabalho. Além do projeto das moradias de interesse social, ainda vão projetar um Centro de Convivência Indígena a ser construído pela prefeitura.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário