segunda-feira, abril 15, 2013

Sinfônica Jovem abre Temporada 2013 nesta terça (16)

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás (grupos infantil, B e C) realizará nesta terça-feira (16), às 20h30, o Concerto de Abertura Oficial da Temporada 2013 no Teatro Escola Basileu França. Os ingressos custam R$ 3 e estarão disponíveis no dia do espetáculo a partir das 18h, na bilheteria do Teatro Escola. Sob a batuta da maestrina Katarine Araújo e do Maestro Andreiwv Batista, o concerto será dividido em três partes: Grupo Infantil, Grupo C e Grupo B. O evento é uma realização do Governo de Goiás por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia.
 
Com repertório diversificado, os grupos que se apresentarão possuem a missão de cativar a atenção do público, com arranjos de obras tradicionais eruditas e obras pertencentes ao folclore brasileiro. Essa mistura de diferentes estilos será a grande atração da noite, que começará com o Grupo Infantil (cordas: composto por alunos iniciantes com faixa etária de 8 a 14 anos), sucedido pelo Grupo C (cordas – formado por jovens também em fase inicial), e por último, o Grupo B (cordas, sopros e percussão – alunos jovens iniciantes que compõem um grupo maior de instrumentistas).
Desde o início de suas atividades em 2001, a Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de Goiás tem oferecido de forma sistemática o aprendizado da música sinfônica e das habilidades específicas da profissão de músico orquestral. Composta por alunos do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, é dividida em cinco grupos, totalizando 180 membros. Sob a direção do Maestro Eliseu Ferreira desde 2002, suas atividades têm sido desenvolvidas regularmente, em uma trajetória ascendente de crescimento artístico e institucional. Realiza cerca de 40 concertos anuais em Goiânia e sua região metropolitana, além de várias cidades do interior do Estado de Goiás.
 
A Sinfônica Jovem já fez apresentações em importantes salas de espetáculos do País tais como o Teatro Levino de Alcântara em Brasília (DF), o Teatro Coliseu em Santos (SP), o Auditório Cláudio Santoro em Campos do Jordão (SP) e o Teatro Municipal do Rio de Janeiro (RJ). Com o apoio da Endesa Cachoeira e do Governo de Goiás realizou, em outubro e novembro de 2011, uma turnê de oito concertos na Espanha, com sucesso de público e crítica, tocando em salas importantes como o Palau de la Musica (Barcelona), Auditório Josep Carreras (Vila-Seca), Auditório Enric Granados (Lleida), Auditório de Girona e Auditório do Centro Cultural Caja Granada (Granada).
 
O grupo recebe o apoio do Programa Bolsa Orquestra, criado pelo Governo de Goiás no ano de 2005. Desde 2009 recebe o apoio da Endesa Cachoeira em vários projetos e parcerias, levando concertos didáticos a diversas cidades do interior de Goiás, e também a outras cidades do Brasil.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário