sexta-feira, abril 12, 2013

Secretaria da Saúde promove oficina sobre alimentação saudável

A Secretaria da Saúde oferece nesta sexta-feira, dia 12, a partir das 8 horas, uma Oficina de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física em Escolas. O evento é oferecido pelas coordenações de Hipertensão e Diabetes e de Vigilância Alimentar e Nutricional. A atividade marca o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, celebrado no dia 26 de abril.

Durante o evento, no auditório do Sest/SUS, na Rua 26, no Bairro Santo Antônio, será lançado o Manual Cantinas Escolares Saudáveis do Ministério da Saúde. Estão previstas palestras que irão abordar a hipertensão na infância; a importância da prática de exercícios físicos e alimentação saudável diariamente.

Calcula-se que em Goiás 25% das crianças de 5 a 10 anos estejam com excesso de peso. Entre adultos, a proporção aumenta para 48%, segundo dados de 2011 levantados pelo Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde. O excesso de peso e de gordura no corpo desencadeia e piora problemas de saúde que poderiam ser evitados.

“Hoje o número de crianças com problemas de peso, pressão alta, diabetes, tem aumentado por causa das mudanças de hábitos de vida. Trabalhamos para que no ambiente escolar seja feita a prevenção do excesso de peso, por meio do estímulo ao consumo de frutas, hortaliças, e ensinando os estudantes a evitarem frituras e refrigerantes”, explica a coordenadora de vigilância nutricional de Goiás, Maria Janaína Cavalcante Nunes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário