quinta-feira, abril 11, 2013

Ipasgo suspende atendimento de 74 profissionais

Setenta e quatro médicos credenciados pelo Ipasgo para atendimento aos usuários do órgão estão suspensos a partir desta sexta-feira (12). A medida faz parte da série de ações para tentar disciplinar este atendimento e oferecer melhor qualidade de serviços aos usuários. Nenhum profissional de pediatria, especialidade com maior número de reclamações na Ouvidoria, está incluído neste grupo.

Com o trabalho de recadastramento dos prestadores de serviço, iniciado em outubro, o Instituto passou a ter um quadro mais preciso desta rede. Desde então, vem sendo feita uma série de levantamentos, para tentar localizar as carências e planejar as ações do Ipasgo, como, por exemplo, a abertura de novas vagas na rede, que acontece ainda neste mês.

Um grupo de 368 profissionais tem feito menos de 10 atendimentos mensais, o que dá uma média próxima de uma consulta a cada dois dias aos usuários do Ipasgo, índice considerado baixo pela área técnica. Desses, 74 médicos vêm recebendo reclamações de usuários, que vão desde falta de atenção na consulta até cobrança de complementação para a realização de serviços.

Esses profissionais estarão impedidos de continuar atendendo pelo Ipasgo, até que apresentem justificativa em relação ao baixo índice e às reclamações e só voltam a atender após firmar novo termo de compromisso junto à direção do Instituto. Já os outros 294 prestadores com baixo índice de atendimento estão recebendo correspondência, lembrando do compromisso em atender aos usuários do Ipasgo, reafirmado no recente processo de recadastramento.

Recuperação
No começo de 2011, o Ipasgo passava por uma grave crise financeira, acumulando uma dívida de cerca de R$ 400 milhões, principalmente com a rede prestadora, que tinha, em média, sete faturas a receber. Desde então, um amplo trabalho de reestruturação foi feito. A dívida foi zerada, restando apenas para quitação aquelas que têm algum impedimento jurídico.

Foi elaborado o Programa de Otimização ao Atendimento, que reclassificou os hospitais, que tiveram reajuste nas tabelas de acordo com a sua capacidade de atendimento. Da mesma forma, todos os profissionais liberais receberam reajuste. Os médicos tiveram a tabela reajustada em junho de 2012 e os demais profissionais no início de 2013. Foi criada uma nova rotina administrativa para o pagamento das faturas, que tem sido feito com um prazo médio de 42 dias após a apresentação, tempo necessário hoje para o trabalho de auditoria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário