terça-feira, setembro 24, 2013

Filarmônica apresenta concertos com violinista austríaco

A Orquestra Filarmônica de Goiás se apresenta nesta terça e quarta-feira, dias 24 e 25, sob a regência de Alessandro Borgomanero e  com participação  do violinista austríaco Benjamin Schmid. As apresentações serão, respectivamente, no  Teatro Sesi e no Teatro Goiânia, ambas às 20h30, com entrada franca. No programa obras de Mozart, Brahms e José Maurício Nunes Garcia.

O solista
Benjamin Schmid é, certamente, um dos violinistas mais versáteis de sua geração. Ele combina qualidades como solista, visitando as grandes salas de concerto do mundo, com a sua habilidade na improvisação do Jazz.  Possui um repertório muito abrangente, no qual, além dos concertos tradicionais para violino, figuram obras de compositores como: Hartmann, Gulda, Korngold, Lutoslawsky, Szymanowsky e Schoenberg.

Benjamim gravou mais de 40 CDs e recebeu vários prêmios, como o prêmio alemão Echo Classic de melhor gravação e Grammophone Editor´s Choice, da revista The Strad. Ele toca em um violino de Antonio Stradivari, feito em 1731, em uma média de 80 concertos por ano no mundo todo. É professor de violino na Universidade Mozarteum, de Salzburg; e na Escola Superior de Música de Berna, na Suíça. Recebeu, em 2006, o Prêmio Internacional para a Arte e Cultura da cidade de Salzburgo.

Em 2011, tocou como solista com a Orquestra Filarmônica de Viena, sob a regência de Valery Gergiev, tocando o concerto de Paganini nº. 1, televisionado para toda a Europa e gravado em DVD pela Deutsche Grammophon.

O maestro
Nascido em Roma, Alessandro Borgomanero formou-se com o título de Mestre em 1992, na Escola Superior de Música Mozarteum, de Salzburg, na classe do violinista Ruggiero Ricci. Continuou seus estudos com renomados violinistas, como Boris Belkin, Salvatore Accardo e Rodolfo Bonucci.

Apresentou-se como solista frente a várias orquestras, tais como: Orquestra de Câmara de Budapeste; Salzburg Chamber Soloists; Philadelphia Virtuosi Orchestra; London Mozart Players; Virtuosos de Salzburgo; Orquestra de Câmara de Berlim; Orquestra Sinfonietta Salzburg; Bachiana Filarmônica; Orquestra Sinfônica de Vaasa (Finlândia) e com a grande maioria das orquestras sinfônicas do Brasil.

Em 2002, realizou a primeira execução brasileira do Concerto nº 2 para violino de Schostakovich, em Curitiba. No ano de 2005, apresentou-se como solista com a Orquestra de Câmara do Kremlin, em Moscou (Rússia). Em 2009, fez a estreia mundial do concerto para violino e orquestra de Jaime Zenamon, com a Orquestra Sinfônica do Paraná. Em duo com violino e piano, e como integrante do Quarteto Mozarteum, obteve elogios do público e da crítica especializada em tournées por diferentes países como Áustria, Escócia, Inglaterra, Holanda, França, Portugal, Alemanha, Itália, Japão, Rússia, Austrália, Estados Unidos, Canadá, Peru, Argentina, Uruguai e Brasil.

Para a temporada de 2013, foi convidado para tocar como solista e regente com a Orquestra Sinfônica Nacional do Equador em Quito, com as orquestras de Guayaquil e Cuenca, sempre no Equador, com a Filarmônica de Florianópolis,  Sinfônica da Bahia,  Sinfônica do Teatro São Pedro, Sinfônica de Sorocaba, Sinfônica do Paraná,  Sinfônica do Teatro da Paz (Belém),  dentre outras.

Vive em Goiânia desde 1999, onde é professor de violino na Universidade Federal de Goiás. De 2003 a 2007, foi diretor artístico e regente titular da Orquestra de Câmara Goyazes, liderando-a em mais de 90 concertos por vários estados brasileiros. Como reconhecimento pelas suas realizações na área da música em Goiás, recebeu em 2006, o título de Comendador da Ordem do Mérito Anhanguera, outorgado pelo Governo do Estado. Desde 2012 é diretor artístico da Orquestra Filarmônica de Goiás.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/filarmonica-apresenta-concertos-com-violinista-austriaco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário