quinta-feira, março 15, 2012

Procon divulga ranking das empresas mais reclamadas em 2011

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon Goiás divulgou hoje o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, referente ao ano de 2011. O documento faz um balanço sintético  de 78.250 reclamações atendidas pelo órgão ao longo do ano passado. De acordo com a superintendente do Procon, Darlene Araújo, o órgão registrou as principais queixas nas áreas de alimentação, assuntos financeiros, habitação, produtos, saúde, serviços essenciais e serviços privados. A telefonia celular liderou a temática de queixas, seguida por computação e informática e televisores. Questões relacionadas à garantia de produtos comprados envolveram 56% das reclamações.

Ranking 

Entre os problemas mais reclamados, a grande queixa (56%) esteve relacionada a problemas com garantia, seguida por cobranças indevidas e crédito consignado. Segundo o levantamento, as dez  empresas que obtiveram mais reclamações foram, respectivamente: LG Electronics de São Paulo LTDA; Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA; Fujioka Eletro Imagem S/A Gyn; NovoMundo Móveis e Utilidades LTDA; Ricardo Eletro Divinópolis LTDA; Banco BMG SA; Carrefour Comércio e Indústria LTDA; 14 Brasil Telecom Celular S/A (Brasil Telecom GSM); Globex Utilidades S/A e Virgínia Surety Companhia de Seguros do Brasil.

A partir do levantamento das empresas mais reclamadas (674 no total), o Procon averiguou ainda as dez que menos atenderam às reivindicações dos consumidores. São elas, respectivamente: LG Electronics de São Paulo LTDA; Digibras Industria do Brasil S/A; LG Electronics da Amazônia LTDA; Tim Celular S/A; Americel S/A (Claro); Semp Toshiba S/A; 14 Brasil Telecom Celular S/A (Brasil Telecom GSM); Positivo Informática S/A; B2W - Companhia Global do Varejo e Brasil Telecom S/A (Oi). 


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