quinta-feira, janeiro 19, 2012

Sine coloca mais de 30.600 trabalhadores no mercado em 2011

Em 2011, um total de 30.662 pessoas foi colocado no mercado de trabalho de Goiás por meio da intermediação do Sistema Nacional do Emprego (Sine), que é coordenado no Estado pela Secretaria de Cidadania e Trabalho. No período, 203.758 trabalhadores se inscreveram e foram captadas 131.476 vagas junto às empresas. No ano passado, as 42 unidades do Sine-GO emitiram 111.591 carteiras de trabalho e receberam 223.940 pedidos de seguro-desemprego.
Segundo o coordenador do Sine-GO, Antônio Ferreira Lopes, o aproveitamento das vagas disponibilizadas não foi maior em 2011 devido a uma série de fatores. O principal ainda é a falta de qualificação profissional dos candidatos. Outro fator que atrapalha é o endereço incompatível. Antônio explica que muitas vezes a vaga ofertada é em outro município ou em um bairro distante de onde mora o candidato e ele prefere esperar outra oportunidade.
O salário oferecido e a exigência de experiência comprovada na carteira de trabalho são outros empecilhos apontados pelo coordenador do Sine-GO. Ele aponta ainda o grande número de concursos públicos. “Quem tem condições prefere investir um pouco em si próprio e tentar um concurso público, pois o emprego público oferece estabilidade e bons salários”, avalia.
Mais emprego
O coordenador do Sine-GO informa que tanto os trabalhadores quanto os empregadores podem se beneficiar dos serviços do site  maisemprego.mte.gov.br . No caso do trabalhador, ele pode fazer seu cadastro on line e reservar três vagas que lhe interessem ofertadas pelas empresas. Após fazer isso, ele deve procurar uma unidade do Sine mais próxima para que seu cadastro seja validado e sejam impressas as cartas de encaminhamento para que ele possa ir até as empresas.
Para se cadastrar no Mais emprego o trabalhador deve ter idade mínima de 14 anos, um endereço de e-mail para resposta, e informar os números do PIS/Pasep, CP e RG. Ele pode ainda cadastrar seu currículo no site do Ministério do Trabalho. Já a empresa pode usar o site para disponibilizar vagas de emprego e consultar os currículos dos trabalhadores e o Cadastro Brasileiro de Ocupação (CBO).

Nenhum comentário:

Postar um comentário