terça-feira, janeiro 17, 2012

AMT está fazendo vistoria nos veículos do transporte escolar

Cerca de 380 veículos cadastrados no serviço de transporte escolar estão sendo vistoriados desde ontem  pela Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT). O trabalho, realizado duas vezes ao ano, sempre no período que antecede o início das aulas, pretende certificar a regularidade e segurança do automóvel que se responsabilizará pela locomoção de estudantes.
Os permissionários deverão comparecer ao Departamento de Fiscalização e Controle de Transporte Urbano (DCTU) para passar pela vistoria. O local fica na rua T-14, esquina com S-3, no Setor Bueno. Serão fiscalizados, principalmente, pneus, condições de trafegabilidade, cintos de segurança, extintores, tacógrafos que controlam a velocidade, o tamanho de abertura das janelas, que não pode ultrapassar 15 centímetros, sistema de sinalização e outros. O veículo não pode, também, ultrapassar o período máximo de 15 anos de fabricação. 
Primeiramente, será um momento de adequação, segundo o diretor de Fiscalização do Controle do Transporte Urbano, João Augusto. O veículo que não estiver dentro das normas terá oportunidade de se adaptar e, assim, passar por nova vistoria e adquirir o selo de vistoriado, que deve ser afixado no parabrisa com data do primeiro semestre deste ano. “Muitos problemas pequenos são encontrados na primeira análise, como a luz da lanterna do farol que não funciona. Isso é fácil de ser resolvido”, expõe João. 
A principal irregularidade, no entanto, segundo ele, é quanto ao cinto de segurança, que na maioria dos casos está em quantidade inferior a de alunos que seriam transportados. O número máximo de estudantes por van escolar é 23. O diretor não descarta a existência de transporte clandestino em Goiânia, mas aposta que o auxílio da Guarda Municipal nas ações da AMT ajudará a conter esses e outros problemas.
As recomendações da AMT aos pais são que observem, no momento da contratação do serviço, se o transporte é devidamente licenciado, atentando para as condições do veículo e procedência do condutor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário