sexta-feira, novembro 08, 2013

Hemocentro abre neste sábado para reforçar estoque

Foto: Ministério da Saúde
O Hemocentro abre no sábado, dia 9, das 7h ao meio-dia com a finalidade de reforçar e normalizar os estoques.  A unidade está com estoque de cem bolsas de sangue, quando o ideal seriam quinhentas. O estoque baixo é motivo de preocupação, uma vez que a unidade é responsável pelo abastecimento de sangue de todos os hospitais públicos do Estado.
RH Negativo
A Coordenadora de Captação,  Ludmila Ferreira, explica que a estratégia de abrir aos sábados costuma atrair pessoas que não têm tempo de doar durante a semana. “Precisamos de doadores com qualquer tipo de sangue, mas fazemos um apelo especial aos doadores com fator RH negativo, pois são mais raros”, diz. Além do dia 9, a unidade estará aberta também no dia 23, o penúltimo sábado do mês.
Para doar, é preciso pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 67 anos, não estar em jejum, não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, ter dormido pelo menos por 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas e estar sem fumar há pelo menos duas horas.
Antes da coleta, o doador passa por uma entrevista, de caráter confidencial. “Não queremos invadir a privacidade de ninguém, mas precisamos saber se a pessoa já teve hepatite, se toma remédios controlados ou se fez tatuagem recentemente”, exemplifica a coordenadora.  “Nossa intenção é proporcionar uma doação e uma recepção seguras”, acrescenta Ludmila Ferreira. O Hemocentro funciona normalmente de segunda a sexta, das 7h às 17h30 e fica na Avenida Anhanguera nº 5.195, no Setor Coimbra, em Goiânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário