terça-feira, novembro 05, 2013

Tendas do Saber incentivam leitura nas Escolas de Tempo Integral

As Escolas de Tempo Integral da Rede Estadual, que receberam em julho deste ano as Tendas do Saber, vêm fortalecendo as atividades de apoio ao letramento dos estudantes e estimulando o gosto pela leitura entre seus alunos com criatividade. Cada escola instala as tendas conforme a disponibilidade de espaço, nos pátios ou em auditórios, e depois de catalogar o acervo literário e de pesquisa, organiza os livros para consulta, leitura e empréstimo, conforme a demanda das turmas que participam dos diferentes projetos definidos pelos professores.
Até o momento, a Secretaria da Educação (Seduc) distribuiu 178 Tendas do Saber às Escolas de Tempo Integral. Aquelas com número maior de alunos receberam duas tendas. Também foram contempladas as unidades indígenas e quilombolas e algumas escolas do campo. A Tenda do Saber mede 18 metros quadrados e tem mesas e cadeiras para alunos, acervo de dois mil livros, DVDs educativos, filmes, materiais adaptados para alunos com necessidades especiais, jogos pedagógicos e caixas organizadoras para todo esse material.
Cultura e diversão
No Colégio Estadual Donato Coutinho, em Aparecida de Goiânia, as Tendas chegaram numa boa hora. De acordo com a coordenadora pedagógica Eurípia Lima Pires, além de possibilitar a exposição do acervo literário aos estudantes, as duas tendas recebidas pela escola abrigam os jogos de pebolim e tênis de mesa durante o recreio. A escola desenvolve projetos literários com os estudantes em diferentes turmas e séries. Entre os 560 alunos, grande parte já utilizou a Tenda para desenvolver pesquisas e projetos literários. Atendendo turmas de 6º ao 9º ano, a escola tinha apenas um pequeno acervo de livros didáticos e enciclopédias.
Segundo a professora Alexandrina Barreiro da Silva Ribeiro, de Língua Portuguesa, as três turmas do 9º ano estão se preparando para uma gincana literária neste mês de novembro. Eles estão lendo contos de Machado de Assis. “Será muito bom contar com esse acervo quando formos definir a lista de livros literários para o próximo ano letivo”, afirma Alexandrina.
A professora Solange Gomes de Oliveira, que faz o apoio ao letramento para turmas do 7º ano, desenvolveu um projeto de poesia com seus alunos. Eles leram o livro O Solar da Mariquinha e depois produziram seus próprios poemas. Aos poucos, Amanda da Silva Souza, de 14 anos, vem descobrindo o gosto pela leitura. O mesmo vem acontecendo com Jenyfer das Graças Oliveira Santos, 12 anos, do 6º ano que, este ano, leu O Peixe Nino, O Químico K, Tosco, e O Solar da Mariquinha. Da mesma turma de Jenyfer, Jhonantan da Silva Almeida, 12 anos, disse que o livro que mais gostou foi Como ser jovem, mas que lê todo dia.
Colégio Darcy Ribeiro
No Colégio Estadual CAIC Darcy Ribeiro, também de Aparecida de Goiânia, a Tenda do Saber foi instalada no auditório da escola, um espaço amplo que ganhou colorido e o entusiasmo das crianças de 1º a 5º ano. O acervo foi organizado por faixa etária e separado nas caixas.
Para que todas as turmas possam usar o espaço no mínimo duas vezes na semana, foi organizado um horário para a utilização da Tenda. As professoras Quézia de Lima e Jeany Marques Régis juntaram os alunos de duas turmas de 1º ano em processo de alfabetização para o momento de leitura. “Primeiro desenvolvo um processo de contação de história coletiva em sala, com debate, e só então venho com eles para a Tenda, para que escolham um ou mais livros e possam ler de forma prazerosa”, diz Quézia. Dos seus 18 alunos, apenas quatro ainda não leem com facilidade.  Segundo ela, nessa idade de 6 a 7 anos, as crianças fantasiam muito e gostam da leitura de imagens. “A leitura aguça a curiosidade deles e eles ficam mais participativos nas aulas e expõem com mais desenvoltura o querem dizer”, explica.
Com o livro Meu amigo leitão à mão, a pequena Tábita Isabela, de 7 anos, já passava da primeira página da história, alegre por ter aprendido a ler. Na mesma mesa, Luana Gabriela, de 6, disse com orgulho que em casa já havia conseguido ler algumas palavras. Eduarda Lopes, também de 6 anos, contou ter lido um livro de uma princesa e outro do Cebolinha. Maria Eduarda, de 6 anos, estava animada com o livro que havia escolhido naquele dia.
A Tenda do Saber no CAIC Darcy Ribeiro é coordenada pela vice-diretora Cleunice Alves Batista. Segundo afirmou, quando as turmas chegam, os livros específicos para aquela idade são retirados da caixa e expostos no balcão para que os estudantes escolham o que vão ler durante o tempo na Tenda. Em caso de pesquisa ou de leitura mais demorada, a escola utiliza um sistema de controle para que os alunos usem o livro em casa e devolvam quando terminarem.
Segundo o diretor Arildo dos Santos Nascimento, a escola tem 545 alunos de 1 º ao 5º ano e uma turma do programa Acelera. “A Tenda do Saber veio ajudar muito a despertar nossos estudantes para a leitura”, garante o gestor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário