quinta-feira, janeiro 10, 2013

Dica para as férias escolares, a Gibiteca Jorge Braga oferece nove mil títulos

Com nove mil títulos, sendo cinco mil obras literárias dirigidas aos públicos infantil e infantojuvenil e quatro mil gibis a Gibiteca Jorge Braga – unidade da Secult Goiás – guarda boa parte da história dos super-heróis e de personagens que povoaram o imaginário de gerações e continuam a encantar crianças e adultos. Super-Homem, Homem-Aranha, Batman. Branca de Neve, Cinderela, Chapeuzinho Vermelho, Pato Donald e Mafalda são alguns desses, presentes e disponíveis a quem visitar a Gibiteca de segunda a sexta-feira, das 8 as 17 horas. A Gibiteca Jorge Braga fica no Centro Cultural Marieta Teles, na Praça Cívica nº 3.

Para além das prateleiras repletas de gibis e livros, um espaço lúdico coloca à disposição da imaginação das crianças desenhos para colorir, papel em branco, pincéis, canetinhas, giz cera e outros. A bibliotecária Helenir Machado toma conta do lugar batizado de Biblioteca Jorge Braga em 2009 – o espaço foi fundado em 1994 - em homenagem ao cartunista goiano que doou nessa época três mil volumes de tirinhas e gibis de seu acervo particular.

O exemplo de Jorge Braga permanece: 80% dos volumes que chegam à Gibiteca são por meio de doações, contabiliza Helenir Machado. A maioria vem pelas mãos de frequentadores e usuários. A bibliotecária observa que apesar de o acervo ser dirigido principalmente para o público infantil e infantojuvenil é grande o número de jovens e adultos que frequentam o local. “A preferência desses é para edições antigas dos gibis dos super-heróis”, conta Helenir.

Durante o período das férias escolares a frequência cai bastante. A explicação é que boa parte da frequência é de escolas que levam os alunos para conhecer o espaço. Nesse período, de março a novembro, o livro de assinaturas registra uma média de 80 a cem visitas mensais. “O número ainda é pequeno, mas esperamos que cada vez mais pessoas descubram o valor da leitura em nossas vidas”, sonha Helenir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário