quinta-feira, janeiro 10, 2013

Saneago garante abastecimento mesmo com chuvas abaixo da média

O diretor de Produção da Saneago, Eduardo do Carmo Afiúne, garante que o baixo índice pluviométrico, registrado por chuvas abaixo da média, no último mês de dezembro e agora em janeiro, não vai comprometer abastecimento de água em Goiânia e no interior do Estado. Segundo Afiúne, tanto em Goiânia quanto no interior os reservatórios operam atualmente com 95% de sua capacidade total. Somente em Goiânia 125 reservatórios operam ininterruptamente, totalizando uma capacidade de 219 mil metros cúbicos de fornecimento de água.
 
Segundo ele, o que poderá ocorrer, dentro do esperado, são problemas operacionais do sistema de abastecimento, como panes, quebras de equipamento ou cortes de energia elétrica, ocasionando apenas a suspensão temporária do abastecimento, de forma pontual e apenas em algumas localidades do Estado.
 
"A Saneago fez investimentos em todos os sistemas de abastecimento do Estado nos últimos dois anos, principalmente em Goiânia e Aparecida, com a entrada em operação do Sistema Vila Adélia.  E tem feito ainda um trabalho intensivo para a diminuição de perdas físicas por meio da instalação de válvulas, automatização de reservatórios, trocas de redes antigas e ramais, e o combate a irregularidades na área comercial  e assim  conseguimos obter neste período uma diminuição de perdas de 36% para 29%", afirma Afiúne.
 
Metas para 2013
Para este ano a meta da Saneago é finalizar as obras em andamento financiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Estão sendo executadas 28 obras com recursos do PAC 1, sendo que 17 delas ainda estão em andamento. Outra prioridade é a execução de projetos que aumentem os índices de coleta e tratamento de esgoto e da distribuição de água tratada no Estado, reduzindo o impacto dos cortes de fornecimento de água, comuns durante o período da seca.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário