sexta-feira, setembro 13, 2013

Governo lança linha de crédito com juros de 0,25% ao mês

O governador Marconi Perillo lançou o Programa Cred PAI, nesta quinta-feira, 12,  no município de Santo Antônio do Descoberto (Entorno do Distrito Federal). Por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Banco do Povo e GoiásFomento, estão sendo oferecidas linhas de crédito (de R$ 500,00 a 10 mil) com juros subsidiados de 0,25% ao mês; e também empréstimos com valor acima de R$ 10.001,00 a R$ 25 mil, via Goiás Fomento. “Queremos fazer com que as pessoas que desejam empreender ou já tenham um empreendimento possam ter condições de ampliar ou criar a sua empresa com juros simples e capacitação por parte do Sebrae”, destaca o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci.

Microempreendedores
O microempreendedor Ronaldo Gomes, de Santo Antônio do Descoberto, ficou sabendo da notícia de que os agentes de crédito do Banco do Povo já estão no município para atender a população e resolveu pleitear um empréstimo de R$ 9 mil. “Há dois anos eu deixei a empresa onde trabalhava e resolvi vender cachorro-quente, num carrinho, na rodoviária. Depois eu comprei mesa, chapa e aluguei um Pit Dog. Esse programa é um incentivo ao microempreendedor. Eu pretendo pegar R$ 9 mil para ampliar o meu comércio e abrir o segundo Pit Dog. Se eu tivesse que recorrer a um banco, seria muito mais difícil porque são muitas as exigências e o juro também é muito alto. Para quem é pequeno empreendedor, fica difícil. Bom mesmo é esse juro do Banco do Povo. Para mim é um juro de pai para filho”, explica. O secretário Giuseppe Vecci relata que “o representante do Banco do Povo é quem pode fazer as operações, e também levantar todos os projetos para o Banco do Povo ou a Agência de Fomento”, salienta.

Maria Rodrigues da Silva também é dona de uma história de sucesso. Como ela trabalha há 20 anos com alimentos, não foi difícil deixar de ser empregada para se tornar patroa. “Eu comecei com um reboque, trabalhando no período da noite, vendendo lanches. Depois eu fiz um trailer de zinco e só agora concluí o meu quiosque. Nele eu vendo todos os tipos de salgados, sucos, cremes, cachorro-quente, refrigerantes e outras coisas. Felizmente eu consegui padronizar o meu negócio. E estou pensando em fazer um empréstimo para modernizar e inovar o meu quiosque e também contratar mais funcionários.  Estou feliz, mas quero crescer ainda mais”, pontua. Segundo o secretário Giuseppe Vecci, o Governo do Estado disponibilizou R$ 40 milhões para atender os microempreendedores com o Cred PAI.

Setores atendidos pelo Cred PAI
Os setores a serem atendidos pelo Cred PAI são: prestadores de serviços (eletricistas, chaveiros, encanadores, técnicos de manutenção de residências, entre outros); Credivestuário (micro e pequenas confecções, Arranjos Produtivos Locais (APLs); feirantes (feiras livres, especiais e feiras de artesanato); Credipitdog (proprietários de pit dogs); piscicultura/aquicultura (produtores de pescado, pequenos pescadores, associações e cooperativas); microempresários (produtores de bijuterias e pequenos artesãos de gemas e joias); distribuidoras de gás de cozinha; microempreendedores individuais; e Credibeleza (cabeleireiros e pequenos salões de beleza).


Nenhum comentário:

Postar um comentário