quinta-feira, agosto 01, 2013

Contemplados com o Bolsa Universitária vão chegar a 150 mil até 2014

Mais cinco mil estudantes contemplados pelo Programa Bolsa Universitária, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). O anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira, no teatro do Centro de Cultura e Convenções, que ficou lotado de jovens com o sonho de conquistar o diploma do curso superior. O governador Marconi Perillo, durante discurso, anunciou que o objetivo é chegar ao final de 2014 com 150 mil alunos beneficiados por meio deste programa. “Oportunidade que o governo está garantindo de os jovens terem ascensão social, de crescerem com seus próprios esforços, garantindo a eles e a família deles uma situação melhor de vida”.

Com o anúncio dessas cinco mil bolsas, já são 132 mil  contemplados em Goiás desde 1999, quando o programa foi criado. O governador anunciou ainda que de 1º a 10 de setembro deste ano será aberto o período de inscrições para a oferta de mais 10 mil bolsas, atingindo até o final deste ano 142 mil . “Vocês estão aqui agarrando esta oportunidade para garantir um futuro melhor. Investir na juventude é propiciar um ambiente de muito mais prosperidade para o nosso Estado e para as próximas gerações. Inovar, como estamos inovando desde 1999, garante hoje e amanhã um estado muito melhor”.

O Bolsa Universitária começou há 14 anos com 4,5 mil  bolsistas. O programa  serve de exemplo para 16 estados. A primeira-dama e presidente da OVG, Valéria Perillo, presente na solenidade, destacou que todos os meses são investidos R$ 6,5 milhões  neste programa. “Um programa que tem credibilidade e que foi copiado por muitos estados brasileiros; a semente foi plantada aqui. Investimos em vocês porque acreditamos que os jovens vão contribuir para o desenvolvimento do nosso estado. Desejo sucesso a vocês e aproveitem esta oportunidade”.

O governador ainda comentou durante discurso que Goiás teve um crescimento na economia e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) melhorou, passou do 10º para o 8º lugar no País. Citou também sobre outras ações do governo como o programa Bolsa Futuro, que vai qualificar 500 mil profissionais; as reformas das escolas estaduais; mudanças e construções de hospitais; construções de casa e rodovias reconstruídas. Mas ressalta “o valor mais importante do governo é o que se investe no ser humano para que elas possam progredir e desenvolver o seu conhecimento”, concluiu.

Solenidade

Na manhã desta quinta-feira, os cinco mil alunos selecionados no primeiro semestre de 2013 estiveram no Centro de Convenções para assinatura do Termo de Compromisso e também para serem informados sobre o que deve ser feito para ter a permanência do benefício. Segundo o coordenador geral da OVG, Afrêni Gonçalves, das cinco mil bolsas oferecidas pela OVG, mil são integrais e quatro mil parciais. A bolsa integral beneficia universitários com renda bruta familiar de até três salários mínimos. A bolsa parcial contempla estudantes com renda bruta familiar de até seis salários mínimos. O valor do benefício é definido de acordo com o desempenho acadêmico do aluno.

A superintendente do Bolsa Universitária, Kelen Belucci, explica que o bolsista deve prestar serviço em instituições governamentais ou não governamentais cadastradas no programa, com carga horária compatível com os estudos e com o trabalho, ou em ações humanitárias, como a doação de sangue. O estudante pode escolher uma das oito mil instituições parceiras para fazer a contrapartida e a cada semestre deve renovar o benefício. “Ele vai cumprir durante todo o semestre. Deve comprovar esse cumprimento de horas mês a mês”, afirma Kelen.



Nenhum comentário:

Postar um comentário