quarta-feira, julho 31, 2013

Chapada dos Veadeiros ganha guia online

Uma das regiões mais belas de Goiás, a Chapada dos Veadeiros ganhou um guia turístico específico para suas atrações e paisagens. O material foi lançado recentemente por João Bittencourt Lima e Mara Moreira, que percorreram 11 municípios da Região Nordeste de Goiás para produzir o material. Ao todo, foram lançados um guia, um mapa, uma revista e o site www.guiachapadadosveadeiros.com.

Um aplicativo para smartphones será lançado em setembro. “Com o aplicativo, o usuário poderá saber, por exemplo, onde há uma farmácia, uma pousada ou uma cachoeira mais perto de onde ele estiver”, explica o criador do projeto, João Lima. Ele cita ainda postos de combustível, hotéis, pousadas, restaurantes, serviços públicos e outros itens de interesse dos turistas. “Tudo georreferenciado no site”, complementa.

Há ainda quatro roteiros para percorrer de bicicleta. O Roteiro Itiquira é o mais curto, com 83 quilômetros de extensão. Já os roteiros Terra Ronca, Kalunga e a Volta ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros possuem mais de 200 quilômetros cada. A disposição dos roteiros conta com dados de altimetria e outras informações úteis a quem se aventurar por esses caminhos.

A superintendente-executiva da Semarh, Jacqueline Vieira, recebeu todo o material, que conta com apoio do Governo de Goiás, para o desenvolvimento do projeto em outras regiões. Jacqueline destacou a importância da Reserva da Biosfera Goyaz para o equilíbrio ambiental do Estado. “A riqueza natural da Chapada e de toda a Biosfera Goyaz é imensa. Temos que ser cuidadosos com o tipo de atividade que queremos desenvolver na região”, afirma.

Ao todo, quatro unidades de conservação compõem a região. A maior delas é o Sítio Histórico do Patrimônio Cultural Kalunga, seguido pelo Parque Estadual de Terra Ronca, pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e pela Reserva Indígena Avá-Canoeiro. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) está presente na Reserva da Biosfera Goyaz com ações de educação ambiental e fiscalização, entre outras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário