segunda-feira, julho 29, 2013

Saúde investe em construção de hospitais

O secretário da Saúde, Antônio Faleiros, vai nesta terça-feira, dia 30, a Uruaçu. O objetivo é vistoriar as obras do hospital regional que está em construção, com previsão de ser concluído em dois anos.   Serão erguidos 23 mil m² de área, em um terreno de aproximadamente 50 mil m² ao custo estimado de R$ 41.590 milhões.  O projeto inicial contempla 180 leitos de enfermaria, com a previsão de expansão para 360 leitos. Haverá ainda 22 de observação e 40 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo dividida entre adulto, neonatal e pediátrica. A unidade contará ainda com ambulatórios, centros cirúrgicos e exames de diagnósticos.

Segundo Faleiros, a Secretaria está com obras em andamento em vários outros municípios de Goiás, entre elas a do  hospital de Santo Antônio do Descoberto. O Governo de Goiás propôs ao Ministério da Saúde (MS) ser interveniente executor da obra, assumindo o compromisso de terminar a construção e equipar a unidade. Faleiros explica que este hospital foi iniciado entre o Ministério da Saúde e a prefeitura de Santo Antônio de Goiás há 14 anos.

“Assumimos a responsabilidade de terminar a obra, fazendo um termo de sub-rogação com o MS onde o estado é proprietário e gestor para colocar o hospital em funcionamento. Agora temos condições de fazer licitação para o término da obra. Devem faltar uns 10 a 15% para a obra ser concluída. Acredito que em um ano faremos esta obra. Depois disso, vamos equipar o hospital e colocaremos em funcionamento através de uma Organização Social”, afirma.

AMEs

O secretário Antônio Faleiros enfatiza também na construção de Ambulatórios Médico de Especialidades (AMEs). “Estamos fazendo um grande programa de descentralização de atendimento de exames de média e alta complexidade. A nossa proposta é construir um [AME] em cada regional”. A cidade de Goiás foi um dos cinco primeiros municípios do Estado a construir o AME. A inauguração aconteceu na última sexta-feira, 26.

Os AMEs são centros de diagnóstico e orientação terapêutica que reúnem cerca de 20 especialidades médicas para atendimento aos pacientes encaminhados pela rede básica de saúde. O AME amplia a oferta de serviços ambulatoriais, facilitando o atendimento à população na cidade e região onde será implantado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário