sexta-feira, junho 14, 2013

Temporada Araguaia 2013 terá teatro sobre educação ambiental

Foto: Semarh
Ações de educação ambiental fazem parte da programação da Temporada Araguaia 2013, que é realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Servidores do órgão e atores vão trabalhar juntos, em julho, levando informações à população ribeirinha e turistas de como preservar o Rio Araguaia, principalmente nesta época em que a região recebe muitos visitantes.
Segundo o gerente de Educação Ambiental da Semarh, Hugo Leonardo Godinho, em fevereiro aconteceu a primeira fase da Temporada, com um trabalho de educação ambiental nas escolas de Aruanã, São Miguel do Araguaia, Bandeirantes, Aragarças, Baliza, Lagos dos Tigres e da Serra da Mesa, além de Britânica, Uruaçu e Minaçu. Servidores da Semarh visitaram as escolas para  mobilizar os alunos para as boas práticas educativas, além da preservação dos ecossistemas e da qualidade da água.
Hugo explica que a segunda etapa acontece em julho e será dividida em duas ações. Em uma, servidores da Semarh e atores visitarão os acampamentos com uma abordagem inicialmente teatral. Em outra, haverá apresentações teatrais em praças e praias. “Nos anos anteriores iam só servidores da Semarh. Chegavam lá e iam falar das normas do Araguaia para uma pessoa que está lá para se divertir. A última coisa que ele quer saber é de norma. Então esse ano será com atores, cantando e recitando. Em pouco tempo está o acampamento inteiro para assistir aquilo. E depois, os atores vão até às mesas para falar sobre as diretrizes”.
Assuntos como separação de lixo, montagem de acampamento e sobre o novo limite de pesca serão abordados. “Será tudo de forma mais lúdica”. Ele acrescenta que o trabalho de fiscalização pela Semarh também será realizado paralelamente. Mas ressalta que os servidores que vão aos acampamentos com o trabalho de educação ambiental não são fiscais. “É uma das premissas de não colocar os fiscais para fazer esse trabalho. Se você chega com cara de repressão, você não consegue a sensibilização. A pessoa até vai fazer na sua frente com medo de punição, mas a sensibilização que vai fazer até quando você tiver longe, você só consegue, se convencê-la”, conclui o gerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário