sexta-feira, junho 14, 2013

Obras do aeroporto de Goiânia serão retomadas nos próximos dias

Os últimos acertos para a  retomada das obras do novo aeroporto de Goiânia foram discutidos nesta quinta-feira, dia 13, em Brasília, durante encontro entre o governador Marconi Perillo e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale. O otimismo do governador deve-se à garantia dada pelo presidente da Infraero de que “há uma absoluta certeza de que a construção seja enfim autorizada nos próximos dias”. Dessa forma, fica mantida a previsão da Infraero de inaugurar a primeira etapa em dezembro de 2014.
Em 2007, as obras de ampliação do aeroporto Santa Genoveva foram paralisadas pelo Tribunal de Contas da União em razão da constatação de que havia sobrepreço. Na próxima terça-feira, dia 18,  haverá uma reunião decisiva entre a Infraero, o TCU e o Consórcio Odebrecht/Via Engenharia, responsável pela execução do projeto. Segundo Marconi, no encontro serão aparadas as últimas arestas dos projetos executivo e orçamentário preparados, respectivamente, pela Infraero e pelo consórcio. “Dirimidas quaisquer dúvidas, a Infraero enfim poderá autorizar o Consórcio a reiniciar as obras”, declarou.
O presidente da Infraero disse que o aeroporto de Goiânia é uma obra prioritária da estatal e que o aeroporto atual está bem aquém do potencial econômico de Goiânia e de todo o Estado. Reiterando opinião do governador Marconi Perillo, o dirigente da Infraero disse também que “Goiânia hoje é o nosso aeroporto na região Centro-Oeste do País”.
Mantendo-se a previsão da retomada das obras nos próximas dias, o cronograma estabelecido para a entrega da primeira etapa – segundo garantiu o presidente Gustavo Vale – ficará mantido. “Não haverá prorrogação na data de inauguração. Em dezembro de 2014 estaremos inaugurando esta primeira etapa”, reafirmou.
De acordo com o projeto, o consórcio deverá retomar, provavelmente a partir de julho próximo, a construção dos quatro terminais de passageiros, o que compreende quase 70% de todo o terminal. Enquanto isso, o consórcio e a Infraero trabalharão na conclusão do projeto para o pátio e a pista secundária, que posteriormente será enviado ao Tribunal de Contas da União para aprovação.
“Estou extremamente satisfeito com esta reunião que tivemos hoje na Infraero. Eu imagino que se não fosse a junção de esforços do Governo Federal, através da Infraero, do Tribunal de Contas da União, do Exército, do Consórcio e do Governo do Estado, nós não teríamos tão cedo a solução desse imbróglio”, declarou o governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário