segunda-feira, maio 27, 2013

Projeto Andorinhas ganha adesão do Banco do Brasil

Está confirmada a participação do Banco do Brasil no projeto Andorinhas, destinado aos emigrantes goianos que vivem no exterior e às suas famílias, que ainda estão em Goiás. O projeto está sendo viabilizado por meio de parceria entre o governo estadual, o Sebrae, a ONU e Ministério das Relações Exteriores. O objetivo é auxiliar os mais de 300 mil goianos que vivem em outros países, principalmente aqueles que pretendem abrir e gerir um negócio próprio quando retornarem ao estado.
Segundo o secretário de Assuntos Internacionais, Elie Chidiac, juntos, os goianos que vivem no exterior chegam a mandar R$ 900 milhões todo ano, valor que chegou a R$ 2 bilhões antes da crise econômica mundial. Um novo cenário econômico provocou a volta de muitos. “Precisávamos estruturar uma ação para atendê-los”, explicou o secretário ao falar sobre os cursos, palestras e linhas de crédito que serão oferecidos para quem estiver voltando e aplicando aqui os recursos obtidos lá fora.  A participação do Banco do Brasil no projeto ainda será detalhada.
A ideia do Andorinhas é visitar as colônias goianas no exterior. A maior delas está nos Estados Unidos, dividida entre Atlanta, São Francisco e Flórida. Quase 200 mil goianos vivem nos estados norte-americanos. O restante, na Europa. “A volta não costuma ser fácil, muitos têm dificuldade de reinserção no mercado de trabalho, não têm alternativa ou precisam começar tudo de novo”, diz Chidiac ao defender o projeto. “Além disto, é preciso conscientizar o goiano no exterior sobre seu papel na construção da imagem do País”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário