segunda-feira, maio 27, 2013

HGG inicia nesta segunda mutirão de cirurgias plásticas

Mutirão de cirurgias plásticas começa hoje no HGG.
O Hospital Alberto Rassi (HGG), administrado pela Organização Social Idtech, promove de hoje, dia 27, até a próxima quarta-feira, dia 29, um mutirão de cirurgias de pálpebras. Até a última semana de novembro, com exceção de julho, o hospital vai aumentar em 75% o volume de cirurgias plásticas realizadas. A iniciativa faz parte da ação Sua Vez, lançada no dia 25 de março, pelo HGG em parceria com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde e o Ministério da Saúde para reduzir a fila de pacientes que estão à espera de cirurgias eletivas. Atualmente, somente para a cirurgia plástica, são 724 pessoas.
Para aumentar a produtividade, serão realizados mutirões mensais por subespecialidade, sempre na última semana de cada mês. O primeiro mutirão começa nesta segunda para atender pacientes com idade superior a 60 anos que estão com a visão prejudicada por causa do excedente de pele nas pálpebras. O objetivo é operar 30 dos 40 pacientes existentes na fila.
Durante os três dias, todas as demais atividades dos cirurgiões plásticos estarão suspensas. Isso inclui o atendimento às consultas. Os pacientes que estão agendados para estas datas serão remanejados. O coordenador da especialidade, Wander Mendes, destaca que a ação vem facilitar o acesso aos procedimentos, que são bastante concorridos na rede pública.
A proposta é não só oferecer o tratamento reparador, como também garantir resultados estéticos. “É uma campanha que promove a igualdade social. O usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) não tem a mesma facilidade de quem pode pagar para corrigir em sua aparência o que é para ele motivo de insatisfação”, explica Wander Mendes. Estão previstos seis mutirões, incluindo o de pálpebras.
No mês de junho, será a vez do mutirão das orelhas proeminentes, que beneficiará pacientes de 7 a 30 anos, muitos deles vítimas de bullying. Em agosto, o mutirão terá como alvo os ex-obesos, especialmente os submetidos a cirurgias bariátricas, que precisam remover excesso de pele e resgatar o contorno corporal. Em setembro está previsto o mutirão de vítimas de queimaduras, para a redução de cicatrizes. Em outubro, o foco serão as cirurgias de redução de mamas gigantes, superiores a 1,5 quilo. E, no mês de novembro, serão realizadas cirurgias de reconstrução de mama, para pacientes amputadas por câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário