quinta-feira, maio 02, 2013

Governador conhece sistema de monitoramento de segurança

O secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Sílvio Benedito, apresentaram ao governador Marconi Perillo o Sistema de Controle Operacional. O sistema permite que governador e o alto comando da Segurança Pública acompanhem, em tempo real, informações sobre incidência de crimes, número de policiais em operação, viaturas em descolamento, ações preventivas e ostensivas das polícias.
 
Como base nos dados iniciais, o secretário Joaquim Mesquita mostrou ao governador um plano estratégico para redução dos índices de criminalidade, que deve começar pelos dez bairros de Goiânia onde se concentram 30% dos casos de violência, entre homicídios, roubo a comércio e furto de veículos. As primeiras informações revelam que a maioria das ocorrências em Goiânia, além de se concentrar em dez bairros, ocorre às sextas-feiras e aos sábados, nas três primeiras horas da madrugada.
 
O Sistema de Controle Operacional, inédito no País, consegue extrair informações disponíveis nos bancos de dados dos comandos regionais da PM, organizá-los, e disponibilizá-los em tempo real. "A gente sabe onde está aplicando a vacina e se está dando resultados", disse o major Tayrone, idealizador do sistema. De acordo com o secretário Joaquim Mesquita, o sistema permite a "pactuação de resultados" na Segurança Pública. A ideia é premiar com bônus os comandos que se destacarem no cumprimento das metas de redução de criminalidade.
 
Na reunião com o governador, o coronel Sílvio Benedito informou que há dez dias não ocorrem explosões de caixas eletrônicos em Goiás e a cidade de Aparecida de Goiânia contabilizou cinco dias consecutivos sem registro de homicídios. "Podemos afirmar, com toda segurança, que há uma curva descendente da criminalidade em Goiás", comemorou o secretário Joaquim Mesquita, ao ressaltar que o novo sistema possibilita ao governador se inteirar dos números em tempo real e determinar as ações estratégicas.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário