terça-feira, março 19, 2013

Moradores de rua são foco de órgãos estaduais e municipais

Uma série de medidas foi apresentada nesta terça-feira (19), para buscar soluções para os problemas que envolvem os moradores de rua de Goiânia. Representantes de entidades e diversos órgãos estaduais e municipais revelaram as ações que serão realizadas imediatamente. Entre elas está a disponibilização de um telefone gratuito e com funcionamento 24 horas, para que a população acione o poder público, caso tenha transtornos com moradores de rua. O número 0800-621177 deve ser usado quando a situação não envolver crime. A reunião foi realizada no 1º Batalhão da Polícia Militar.
 
Participaram do evento representantes da PM, Polícia Civil, Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Defesa Social, Direitos Humanos da OAB, Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, Grupo de Enfrentamento às Drogas do Estado de Goiás (Gede) e Prefeitura de Goiânia.
 
O último levantamento realizado no início deste ano pela Pastoral da Terra, da Igreja Católica, aponta que há 750 adultos e 150 crianças/adolescentes vivendo nas ruas da capital. O comandante do 1º Batalhão da PM, major Eldecírio da Silva, estima que a maioria desses indivíduos está nas ruas devido ao uso de drogas e são de outros Estados.
 
"O maior desafio hoje é o local para levar essas pessoas: são os centros de recuperação. Eu acredito que dessas 750, pelo menos 600 a 700 sejam usuários de drogas. E o segundo maior desafio é como convencer essas pessoas a aceitarem sair do mundo das drogas, porque o crack aprisiona as pessoas. Não é tão fácil sair do vício, como se possa imaginar", avaliou o comandante.
 
A seguir, confira as ações executadas:
 
Polícia Militar: Mapeou os locais de concentração de moradores de rua em Goiânia. Somente no Centro, Setor Aeroporto, Sul e Oeste existem mais de 50 pontos. Também mapeou locais que necessitam de ações municipais, onde há terrenos baldios, falta de iluminação pública, por exemplo. O policiamento nas regiões onde há moradores de rua foi reforçado com serviço extra-remunerado.
 
MPE: Verificará as medidas jurídicas cabíveis para inclusive, se necessário, para a demolição de imóveis abandonados que são utilizados por indivíduos para tráfico de drogas e prática de outros crimes.
 
Polícia Civil: Estão sendo intensificadas as investigações sobre homicídios e outros crimes envolvendo moradores de rua.
 
Gede: Cadastrará e regularizará as casas de recuperação existentes na capital e Região Metropolitana para que possam receber os usuários de drogas que vivem nas ruas e têm interesse em tratamento. Inclusive, está previsto repasse de recursos para essas entidades.
 
Semas: Disponibilizará o telefone 0800-621177 com equipes 24 horas para atender a população em situações referentes a moradores de rua, que não envolvam crimes. Por meio do programa De Volta à Minha Casa, irá proporcionar meios para que esses indivíduos possam retornar às suas famílias, mesmo que em outros Estados.
 
Assembleia Legislativa e OAB: Farão levantamento e catalogação dos moradores de rua para identificar sua origem.
 
Prefeitura de Goiânia: Vai realizar poda de árvores, reforço na iluminação pública e limpeza de terrenos baldios. O objetivo é facilitar a visualização desses moradores.
 
Essas medidas começam a ser implementadas imediatamente. No dia 23 de abril, às 8h30, será realizada reunião para avaliar os resultados dessas ações e se são necessárias mudanças no enfrentamento ao problema. O encontro será novamente no 1º Batalhão da Polícia Militar, no Setor Marista.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário