segunda-feira, agosto 13, 2012

Goiás terá Centro de Monitoramento de Desastres Naturais

O Serviço de Meteorologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia inaugura às 8 horas de quinta-feira, dia 16, o Centro Estadual de Monitoramento de Riscos e Desastres Naturais. O Núcleo, denominado Sala de Situação, será responsável por gerenciar informações emitidas por radares, pluviômetros e previsões climáticas e disponibilizá-las à Defesa Civil e à sociedade de um modo geral. Ele foi criado por meio de parceria entre o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Agência Nacional das Águas (ANA) e a Sectec.
Segundo a superintendente de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento da Sectec, Rosidalva Lopes da Paz, esse monitoramento vai servir a segmentos como pesquisa científica, pecuária, agricultura, energia, esporte e lazer além da sociedade que irá dispor de informações ainda mais precisas sobre clima e temperatura. “São, principalmente, informações que podem evitar catástrofes em decorrência de acidentes como enchentes, secas e, principalmente, queimadas, que é o caso do nosso Estado”,  diz.
No Brasil, já existem Salas de Situação em Alagoas, Pernambuco e São Paulo. Na região Centro-Oeste, o primeiro Estado a ser contemplado será Goiás. Rosidalva destaca que o Estado de Goiás também sai na frente pelo fato de já ter sua própria Central, graças a convênio com a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) dos EUA.  Pelo contrato o Estado tem acesso às informações emitidas pelo satélite Geostationary Operational Environmental (GOES) a primeira antena de alta velocidade no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário