quarta-feira, novembro 21, 2012

Saúde discute ações para reduzir violência no trânsito

O número de acidentes de trânsito no Brasil é considerado epidemia nacional, de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS). São 117 vidas perdidas diariamente e 381 internações. Em Goiás, foram 1.828 mortes em 2010. Com o objetivo de reduzir a violência no trânsito, a Secretaria Estadual de Saúde (SES) em parceria com o Ministério da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Agência Municipal de Trânsito,  (AMT) realiza de hoje até sexta-feira, no Augustus Hotel, no Centro da capital, o Workshop Vida no Trânsito. O encontro foi aberto às 8 horas.

Durante o evento, serão oferecidos subsídios aos representantes das secretarias Estadual e Municipal de Saúde e órgãos executivos municipais de Trânsito e Detran e outros parceiros dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo e Paraná para o planejamento do Plano de Ação do Projeto Vida no Trânsito, do Ministério

MortalidadeO projeto é uma ação interministerial para reduzir lesões e mortes no trânsito em municípios brasileiros em que a situação é mais crítica. Em Goiás, além da capital, outras 21 cidades já compõem o Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas implantado pela SES em parceria com a Secretaria das Cidades com o propósito de atender o Plano de Ação do MS e criar a rede estadual de informações para a redução da mortalidade por acidente de trânsito no Estado de Goiás.

Através do Observatório, será criado um mapa de risco destes municípios a partir do cruzamento dos bancos de dados como Boletim de Ocorrência da PM, Detran, Samu, Corpo de Bombeiros, IML e outros. Esses dados permitirão identificar os fatores de risco e população vulnerável, além da análise da acidentalidade. O objetivo é evidenciar a causa do acidente inadequado do condutor - associação álcool e direção, excesso de velocidade, sono e fadiga, aaalém de realizar campanhas e ações de prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário