quarta-feira, janeiro 11, 2012

Motorista deve redobrar atenção nas estradas

O Comando de Policiamento Rodoviário da Polícia Militar está alertando os motoristas que trafegam pelas estradas goianas sobre os cuidados que devem ser tomados durante o período chuvoso. A principal orientação é a de reduzir a velocidade e, em caso de chuva intensa, sem condições de visibilidade, dar uma pausa na viagem. Esta parada deve ser feita em local seguro, preferencialmente fora da rodovia. Paradas no acostamento devem ser evitadas mas, caso sejam imprescindíveis, o motorista deve ligar os faróis e o pisca alerta.
A mistura de água, óleo, poeira e fuligem diminui a aderência dos pneus e facilita as derrapagens, ao mesmo tempo que dificulta a freagem. Com pista molhada, a distância entre os veículos deve ser de, no mínimo, 8 metros. Se o carro aquaplanar, o motorista não deve pisar no freio nem na embreagem. Ele deve soltar o acelerador e deixar o atrito com água reduzir a velocidade, até sentir as rodas adquirirem contato com o piso.
As estradas de terra também sofrem neste período e obrigam os motoristas a reduzir a velocidade. O zigue zague para desviar de buracos exige atenção redobrada para evitar batidas. Os motoristas também devem evitar falar ao celular, trocar CDs.
A PM ressalta que os cuidados com a viagem devem começar antes mesmo do motorista chegar à estrada e incluem: revisão no carro na semana de viagem; limpeza do pára-brisas, alinhamento, balanceamento e calibragem dos pneus, que não podem estar carecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário