sexta-feira, janeiro 27, 2012

Comitê de Combate ao Crack elabora Plano Estadual

O Comitê Gestor Interinstitucional de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas entrou na fase final de elaboração do Plano Estadual de Combate à Droga.  A meta é finalizar os trabalhos e entregar o documento para o governador Marconi Perillo até o final de fevereiro.
O comitê foi criado em 2010 e é composto por integrantes de várias secretarias de Estado, como Segurança Pública, Saúde, Educação, Cidadania e Trabalho, Casa da Juventude e universidades entre outras organizações. No ano passado, o comitê elaborou as diretrizes e promoveu a capacitação dos agentes envolvidos na discussão e formulação de políticas públicas. As próximas semanas serão dedicadas ao fechamento das propostas de ação.
Comandante da Polícia Militar, o coronel Edson Costa Araújo acredita que o Plano Estadual de Combate ao Crack, que segue as diretrizes do Plano Nacional de Combate ao Crack, pode se transformar em uma ferramenta para busca de recursos federais para reforço na atuação das polícias nos Estados. A União prevê investimentos de R$ 4 bilhões até 2014.
O superintendente de Políticas de Segurança da SSPJGO, Rogério Santana Ferreira, sugere que sejam integrados os esforços das três instâncias que articulam as políticas públicas de combate às drogas no Estado: o Comitê, o Fórum e o Conselho. “Somos todos parceiros”, reforçou. “Há uma ansiedade no cidadão por uma resposta ao crack, pois a droga atinge todas as classes sociais”, disse. 
Reunião 
Há exatamente uma semana, no dia 19, na SSP, o Comitê se reuniu para começar a apresentar as propostas para o Plano. Representante da Casa da Juventude, Eduardo Mota, participou da reunião e, na ocasião,  explicou que o comitê estadual tem um papel consultivo nas políticas públicas de combate ao crack. Ele lembrou que, além dos recursos federais, deve haver contrapartida do governo estadual. 
Também participaram da reunião, no gabinete do secretário de segurança pública, o titular da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), Odair José Soares, a superintendente de Políticas de Atenção à Saúde, Mabel Del Socorro Cala de Rodriguez, o subcomandante da PM, coronel Sérgio Carmo Silva, e o gerente de Integração da Polícia-Comunidade, Cláudio da Costa Leão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário