sábado, outubro 26, 2013

Goiás presente na Conferência Nacional do Meio Ambiente

Goiás participa da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Discussões e deliberações acerca das principais questões ambientais brasileiras ligadas à temática dos resíduos sólidos estão em evidência até domingo, dia 27, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.
A Conferência Nacional tem o objetivo de encontrar soluções para os impactos ambientais causados pela produção e descarte de resíduos sólidos. A partir disso, as discussões giram em torno de quatro eixos temáticos: Produção e Consumo Sustentáveis, Redução dos Impactos Ambientais, Geração de Trabalho, Emprego e Renda, e Educação Ambiental.
Este evento é o resultado dos trabalhos desenvolvidos desde a esfera municipal, passando pelas etapas regional e estadual. Conforme dados do Ministério do Meio Ambiente, essas etapas envolveram mais de 200 mil pessoas, com 643 conferências municipais, 179 conferências regionais, que envolveram 3652 municípios, ou seja, 65,61% dos municípios brasileiros. Além disso, foram realizadas 224 conferências livres, com 24771 participantes, uma conferência virtual com 3881 acessos e 26 conferências estaduais e uma distrital.
Em Goiás, foram realizadas 64 conferências municipais e onze regionais, além de cinco conferências livres. Juntas, elas apresentaram 1393 propostas que foram discutidas na 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada em Goiânia nos dias 13 e 14 de setembro deste ano. Da etapa estadual saíram 15 propostas de cada eixo temático, que compõem o conjunto de proposições a serem discutidas na Conferência Nacional. Também foram eleitos os delegados goianos que vão apresentar e defender as propostas escolhidas em Goiás.
 Abertura
A abertura do evento contou com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, mas as atenções se voltaram para a representante do Movimento Nacional Dos Catadores Recicláveis, Claudete Costa. “Queremos que o governo local e as empresas escutem os catadores. Nós não só cuidamos do meio ambiente, mas também do ser humano. Somos uma cadeia de valor nesse mercado”, afirma. A Conferência Nacional do Meio Ambiente começou na última quinta-feira, dia 24, e termina no domingo, dia 27

Nenhum comentário:

Postar um comentário