terça-feira, outubro 22, 2013

Estado cria Rede de Hospitais de Urgências de Goiás

A Secretaria da Saúde está criando uma Rede de Hospitais de Urgências de Goiás, a Rede Hugo, com as nove unidades de saúde de urgência espalhadas por todo o Estado. A intenção é atender às necessidades dos municípios e trazer para o Estado a administração desses hospitais.
A Rede Hugo será composta pelo Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo 1), da Região Noroeste (Hugo 2), de Anápolis (Huana), de Aparecida de Goiânia (Huapa), de Trindade (Hutrin), de Santa Helena, Uruaçu, Santo Antônio do Descoberto e de Águas Lindas. A previsão de entrega do Hugo 2 é para o primeiro semestre de 2014. O de Trindade deve atender a população já em dezembro deste ano. Para as unidades de Uruaçu, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas, a previsão é para o segundo semestre de 2014.
Nova política
De acordo com o secretário da Saúde, Antônio Faleiros, as nove unidades passarão a fazer parte de uma nova política de regulação na área da saúde. “Com essa filosofia política que estamos implantando, a de o Estado assumir as responsabilidades pelos hospitais regionais, desafogamos as funções do município. Eles sozinhos não dão conta de administrar as unidades, porque precisam atender a demanda não só da cidade sede, mas de municípios vizinhos”, detalha.
Faleiros também lembra da importância de os municípios se consorciarem. “É preciso que os municípios participem de consórcios intermunicipais de saúde para que eles possam democratizar o acesso a todos os serviços de saúde daqueles municípios que compõem aquela regional, e também participarem solidariamente do funcionamento de outras unidades. Estamos fazendo isso com os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME), que vão funcionar onde existem os consórcios”, esclareceu o secretário. Com a regulação pelo Estado, todos os hospitais serão administrados por Organizações Sociais (OS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário