sexta-feira, fevereiro 15, 2013

Hemocentro precisa de doadores de sangue

http://rbcamfm.blogspot.com.br/
O estoque de sangue do Hemocentro sofre uma baixa nesta época do ano por causa das férias e também do Carnaval, período em que boa parte da população sai de viagem para outras cidades.  De acordo com a coordenadora da coleta no Hemocentro, Katiuscia Cristiane Freitas, foram contabilizadas nesta manhã 140 bolsas de sangue na geladeira da unidade.

Como o Hemocentro é responsável por atender a demanda de grandes hospitais públicos como o Hugo, HGG, Materno-Infantil, por exemplo, além de maternidades como e a Nossa Senhora de Lourdes e Dona Íris, o ideal seria contar com uma média de 200 doações diárias. Hoje, este número chega a 80. A maior demanda de receptores, destaca, é pelo O positivo. Das 140 bolsas, apenas 19 são deste tipo. “Em janeiro e fevereiro, a média de doações caiu para 80 por dia. Nós precisamos chegar a 200 para conseguirmos liberar 150 bolsas por dia para as unidades de saúde e atingir 300 bolsas no estoque no fim da semana, por exemplo”,  explica.
Devido à baixa no estoque do banco de sangue, a unidade consegue atender apenas os pacientes de Goiânia.  E seria necessário reforçá-lo para atender as demais unidades de saúde do estado. Katiuscia faz um apelo à população: “Compareça ao Hemocentro. O ato de doar sangue é nobre e é um exercício de cidadania”, incentiva.
Doar sangue é simples. Basta ir até a sede do Hemocentro, localizada  na Avenida Anhanguera, nº. 5,195, no Setor Coimbra, em Goiânia. Os doadores precisam portar documento oficial com foto, pesar mais de 50 quilos, ter entre 16 e 67 anos de idade. Adolescentes entre 16 e 17 anos podem ser acompanhados dos responsáveis. Idosos com mais de 65 anos só podem colaborar se já tiverem doado anteriormente.
Os interessados devem estar saudáveis e recomenda-se que não façam ingestão de bebida alcoólica 12 horas antes e não fumem por duas horas antes da doação, além de terem uma boa noite de repouso. Não é preciso levar exame de sangue. Após fazer o cadastro, os voluntários são encaminhados a uma sala para avaliação de peso, altura, pressão arterial, pulso e exame de sangue. Em seguida, eles são submetidos a uma entrevista confidencial.
Após a coleta, a bolsa de sangue é analisada para verificar a existência de possíveis doenças transmissíveis como Chagas, hepatite, Aids. O procedimento de praxe é realizado para que a bolsa de sangue seja liberada com segurança para o receptor.
Solidariedade - Nos próximos dias o estoque deverá ser reforçado graças à participação de universidades e outras instituições. Nos dias 22 e 23 está programada uma coleta na Unip e no dia 2 de março na FacLions. Katiuscia lembra que a equipe do Hemocentro está disponível para realizar coletas de sangue, no caso de instituições que se sensibilizem com a doação  de sangue. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário