segunda-feira, dezembro 17, 2012

Pirenópolis ganha novo Salão Paroquial e recebe anúncio de novas obras

A população de Pirenópolis recebeu hoje (17) o novo Salão Paroquial, primeira etapa da obra de revitalização do Largo da Matriz. A inauguração contou com a presença do governador Marconi Perillo, do prefeito da cidade, Nivaldo Antônio de Melo, da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Salma Saddi, e do bispo diocesano de Anápolis, Dom João Wilk.
 
O projeto arquitetônico do novo salão de 1 mil m² foi elaborado pelo Iphan. As obras, que começaram em julho de 2011 com a demolição do antigo salão paroquial, são resultado uma batalha judicial de 16 anos. Orçado em R$ 1,6 milhão, o espaço contou com recursos do Governo de Goiás, Prefeitura de Pirenópolis, Iphan e Diocese de Anápolis. O local com traços da arquitetura colonial é um grande salão de eventos que vem valorizar o centro histórico e a Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, tombada como patrimônio nacional desde 1941.
 
A segunda etapa do projeto de revitalização do Largo da Matriz é a obra de requalificação da Casa Paroquial. Já em andamento, esta etapa deve ser concluída em março de 2013. A terceira etapa, prevista para ser desenvolvida durante o próximo ano, inclui a reurbanização do Largo da Matriz e a requalificação da praça e das áreas públicas de convívio social.
 
Na solenidade desta segunda-feira, o governador lembrou que participou pessoalmente do acordo entre Estado, Prefeitura, Diocese, Iphan, Ministério Público Estadual e Federal para viabilizar a obra. "Em 2004, resolvi chamar para mim a responsabilidade para buscar um entendimento. Convidei todas as partes envolvidas e começamos uma longa discussão que resultou em TACs e aditivos que tornaram esta obra possível".
 
Marconi aproveitou o encontro com a os moradores de Pirenópolis para anunciar mais benfeitorias para a cidade. "Vamos fazer parceria com a Prefeitura para o recapeamento das ruas de Pirenópolis. Vamos construir um novo bairro aqui, vamos fazer a ligação asfáltica entre Pirenópolis e Goianésia e já compramos a área para a construção de um distrito industrial próximo ao aeroporto para a atração de indústrias e geração de empregos. Estamos acertando a construção da nova cadeia pública e, nos próximos dias, haverá autorização para a reconstrução dos altares."
 
O bispo diocesano de Anápolis, Dom João Wilk, ressaltou que o novo Salão Paroquial é uma obra de consenso. "Esta obra só foi possível graças ao consenso de todas as partes envolvidas na batalha judicial, mas ela é também consenso no sentido de conciliar a história, a cultura e as necessidades do tempo atual", afirmou.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário