terça-feira, novembro 13, 2012

Campanha coleta medicamentos inservíveis em municípios goianos

Em entrevista coletiva, a farmacêutica da Superintendência de Vigilância em Saúde, Ângela Cardoso, reforçou a realização da Campanha de Coleta de Resíduos Domiciliares de Medicamentos, que segue até o dia 31 de dezembro, em seis municípios goianos: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Ceres, Rialma e Rubiataba.

O intuito é conter os riscos da automedicação, da intoxicação por meio de medicação vencida e os danos ambientais causados pelo descarte indevido de medicamentos. A campanha  é realizada em parceria com as vigilâncias sanitárias municipais e o Conselho Regional de Farmácia. Moradores dos seis municípios goianos têm à disposição 100 farmácias que viraram pontos de coleta de medicação vencida ou inservível. Conforme explica Ângela Cardoso, são coletados todos os tipos de medicamentos, sejam eles em pasta, pomadas, comprimidos e líquidos.

A  medicação coletada será destinada a uma fábrica em Aparecida de Goiânia para ser co-processada. Os resíduos serão encaminhados a uma cerâmica, localizada em Cesarina. A campanha segue até o dia 31 de dezembro, quando será feito um estudo de viabilidade para outros municípios. "No próximo ano, vamos assinar o acordo setorial junto ao Ministério da Saúde para definir a área de abrangência da próxima campanha", declarou a farmacêutica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário