quinta-feira, setembro 20, 2012

Procon Goiás orienta consumidor sobre greve nos Correios



Em virtude da greve dos funcionários dos Correios, iniciada ontem (19), o Procon Goiás orienta os consumidores como agir mediante o atraso no envio de faturas. É válido ratificar que mesmo com a paralisação, as empresas não são obrigadas a descontar juros e multas por atraso, por isso o consumidor deve procurar alternativas para efetuar os pagamentos.

Orientações:

- É dever das empresas oferecer outras formas de pagamento, que sejam viáveis a cada perfil de consumidor como internet, fax, sede da empresa, depósito bancário  outras. E o mais importante é que haja ampla divulgação dessas alternativas.

- No caso de boleto bancário, como a fatura do cartão de crédito, o consumidor deve entrar em contato com a central de relacionamento da empresa e solicitar o código de barras para que possa efetuar o pagamento.

- No caso do consumidor que contratou serviços dos Correios, como Sedex, entrega de encomendas, documentos, dentre outros, este tem direito ao ressarcimento ou abatimento do valor pago.

- O consumidor que adquiriu produtos de empresas que fazem a entrega pelos Correios pode exigir delas outra forma para que os produtos sejam entregues no prazo contratado.

- Consumidores que não receberam boletos bancários, por conta da greve, devem entrar em contato com a empresa credora, antes do vencimento, e solicitar outra opção de pagamento, a fim de evitar a cobrança de eventuais encargos ou ter cancelamentos de serviços.

Vale lembrar que as alternativas devem ser solicitadas antes do vencimento da fatura, evitando a cobrança de multas e juros, pois “o consumidor tem obrigação de pagar, as empresas tem obrigação de disponibilizar meios para o pagamento”.

Em caso de dúvidas ou problemas, o consumidor pode buscar orientação na sede do Procon Goiás, em uma das unidades de atendimento Vapt Vupt, por meio do atendimento eletrônico (via site Procon Goiás) ou pelo telefone 151.



Fonte: http://www.procon.go.gov.br/noticias/procon-goias-orienta-consumidores-sobre-greve-dos-correios.html

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