quarta-feira, setembro 19, 2012

Procon orienta consumidor sobre a greve bancária

O Procon Goiás está orientando consumidor sobre as medidas a serem tomadas enquanto durar a greve dos bancários, iniciada ontem em todo o País. Ao necessitar dos serviços prestados pelas instituições bancárias, o consumidor deve tomar algumas providências para evitar prejuízos financeiros, pois o consumidor tem obrigações e não deve deixar de efetuar o pagamento das dívidas por conta da paralisação.

Segundo o órgão, é importante que o consumidor  previna-se de cobranças de  juros  e multas por atraso, buscando canais alternativos para a quitação de contas junto as empresas credoras. Ele pode fazer seus pagamentos através de opções como caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes bancários, dentre outros.

 Mensalidades de escolas, operadoras de planos de saúde e boletos diversos podem ser pagos diretamente no estabelecimento do emitente, ou ainda por débito em conta. Caso não consiga efetuar o pagamento, o consumidor deve procurar a sede do Procon ou um dos 10 postos de  atendimento Vapt Vupt para registrar a reclamação, pois é muito importante documentar o fato para apurar responsabilidades.

É válido que, ao entrar em contato com a empresa, solicitando alternativa para pagamento, o consumidor anote o dia e hora desse contato, além de pedir o número de protocolo do atendimento e demais documentos pertinentes. - O consumidor não deve adquirir, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve.

O consumidor não poderá ter o nome incluído nos cadastros de proteção ao crédito por conta da paralisação das atividades bancárias e falta de canal de pagamento da dívida disponível. Caso isso ocorra, deverá registrar a reclamação no Procon, com opção de ingresso de ação judicial nos   Juizados Especiais Cíveis. Em caso de dúvidas ou problemas, o interessado pode buscar orientação no Procon Goiás ou por meio do telefone 151.

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