quarta-feira, setembro 12, 2012

Para não esquecermos: Césio-137 nunca mais


Amanhã (13) completam-se 25 de uma tragédia que se abateu sobre Goiânia e chocou o país com o maior acidente radiológico do mundo. Para que este triste episódio nunca mais se repita, entidades governamentais e da sociedade se mobilizam para lembrar a data, homenagear as vítimas e disseminar informações sobre o acidente e energia nuclear.

O Centro de Assistência aos Radioacidentados (CARA) e a Associação das Vítimas do Césio-137 (AVCésio) promovem nesta quinta-feira (13) um culto ecumênico em memória das vítimas do acidente, às 8 horas, na praça Leide das Neves Ferreira, Rua 16-A, nº 792-Setor Aeroporto. 

Foi neste local, há 25 anos, que foi aberta, por dois jovens catadores de recicláveis, a cápsula que continha o material radioativo de um equipamento de radioterapia, encontrado num prédio público abandonado. A menina Leide das Noves, de 6 anos, filha do dono de um ferro-velho para quem o equipamento fora vendido, foi a primeira vítima e se tornou símbolo da tragédia, que ceifou a vida de centenas e deixou sequelas em várias outras pessoas.

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás iniciará, no próximo dia 28 em Goiânia, uma série de atividades educativas nas escolas sobre o tema Césio-137. O lançamento dessas atividades será com um evento no Centro Cultural Oscar Niemayer, às 8 horas, com assinatura de Termos de Cooperação entre as Secretarias da Saúde, da Educação e Cidades a fim de levar essas atividades aos municípios goianos. 

Na sequência haverá mesa redonda com depoimentos de radioacidentados e de autoridades que trabalharam na descontaminação e na assistência às vítimas. O evento rende homenagens às vítimas e compartilha conhecimentos com o intuito de evitar novas tragédias.

A Secretaria de Saúde também elaborou, em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), uma programação em Caldas Novas e Ceres, para relembrar a história do acidente radioativo de Goiânia. Em Caldas Novas, no sábado (15), a partir das 8 horas, no Centro de Convenções da Rodoviária, haverá uma palestra onde serão abordados os temas "História do Acidente Césio-137", "Benefícios da Energia Nuclear" e "25 Anos do Acidente".

Os palestrantes serão o diretor técnico do CARA, o médico José Ferreira, a assessora técnica do CARA, Martha de Almeida, e o físico da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), César Ney. Em Ceres, a palestra com mesmo tema será no mesmo dia, na UEG, às 19 horas.

E Televisão Brasil Central (TBC) também fará sua homenagem às vitimas do acidente nesta terça-feira, com a exibição de cenas das coberturas jornalísticas feitas à época pela TBC. O "TBC Memória" escolheu para divulgar amanhã  registros do traslado de contaminados para tratamento em um hospital no Rio de Janeiro; a despedida dos familiares, depoimentos de contaminados; morte de alguns e o retorno de outros.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário