sexta-feira, setembro 14, 2012

Frente subtropical traz chuvas esparsas a Goiás


Provavelmente, somente após o próximo dia 25 de setembro os goianienses presenciem a ocorrência de chuvas significativas na capital. Até lá, espera-se apenas chuvas esparsas, em consequência de variações climáticas provocadas pela chegada de frentes subtropicais. A informação é da superintendente de Políticas e Programas da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec), Rosidalva Lopes Feitosa.

De acordo com ela, o estacionamento de uma frente subtropical, vinda do Oceano Atlântico, favorece a possibilidade de chuvas esparsas nas regiões Oeste e Noroeste do estado a partir de hoje, mas nada que modifique o cenário de calor vivenciado nas últimas semanas. “Vai haver, a partir de hoje, uma tendência de melhora da umidade relativa do ar. Sairemos do estado de emergência (0 a 12%) para os estados de alerta (12 a 20%) e atenção (20 a 30%). As temperaturas mínimas caem um pouco de madrugada, mas as máximas não terão alterações significativas”, informa.

Segundo a Sectec, uma nova frente subtropical deve estacionar no estado entre os dias 20 e 22 de setembro, ocasionando chuvas esparsas principalmente no Sul de Goiás. Os ventos, no entanto, continuam quentes, em virtude de serem originários das regiões tropicais, e não do Sul, conforme explica Rosidalva. “Com nossa posição geográfica, no centro do país, sofremos as influências de frente frias que vêm do Sul, de instabilidades que vêm da região Amazônica e das brisas marítimas que vem do Nordeste. Temos entre cinco e seis meses de seca e o restante de chuva. Sentimos bem a diferença de cada estação e os efeitos que elas provocam no clima da nossa região”, explica.

Nesta última semana, cidades como Porangatu – na região Norte de Goiás – chegaram a registrar temperaturas acima dos 40ºC e umidade relativa do ar em torno dos 9%, ou seja, um cenário bastante preocupante para a população. “Fatores como o aumento da população, da poluição e da quantidade de prédios, com a decorrente diminuição de áreas arborizadas favorecem ainda mais a formação de bolsões de calor, potencializando os efeitos climáticos característicos desta época do ano”, finaliza.

Fonte: http://www.noticias.goias.gov.br/index.php?idMateria=144548&tp=positivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário