terça-feira, agosto 28, 2012

Detran anuncia mudanças para obtenção da CNH

A obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Estado de Goiás ficará menos onerosa para o aspirante a condutor de veículos e ainda mais segura contra fraudes, a partir de janeiro de 2013. A mudança foi anunciada na tarde de hoje pelo diretor do Detran-GO, coronel Sebastião Vaz, em coletiva à imprensa, na sede do órgão. Uma das principais ações, segundo ele, será a implantação da biometria em todas as etapas do processo de habilitação.

Atualmente a abertura dos processos é feita no Centro de Formação do Condutor (CFC). Com a adoção do novo sistema, ela passa a ser realizada no Detran-GO, nos postos do Vapt-Vupt e em todos os Cinetrans, do interior. “Com a aplicação da biometria, vamos fazer a coleta das imagens da impressão digital, da foto e da assinatura, no momento do requerimento (renache)”, anunciou o diretor. Segundo ele, o Detran-GO também vai fazer o acompanhamento e a fiscalização de todas as outras etapas: exame médico, psicotécnico, cursos teóricos técnicos e as aulas práticas e teóricas.

Outra novidade para os pretendentes a motoristas é a inclusão de duas câmeras dentro do veículo onde estará sendo realizada a prova, uma focando o comportamento do examinador e a outra no candidato. Uma terceira ficará acoplada na parte externa, para gravar o balizamento. O coronel prevê ainda que o tempo para a entrega das CNHs será reduzido. “Hoje 30% dos processos que chegam à Gerência de Habilitação apresentam erros de instrução processual, como fotocópia de documentos ilegíveis, fotografia trocada e outros, que acabam retardando a entrega da habilitação”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário