terça-feira, novembro 19, 2013

Evento comemora Dia da Consciência Negra em Goiás

A presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, recebe o Troféu Pedro Cassiano às 8 horas desta quarta-feira, dia 20, durante solenidade no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. Outras dez pessoas e instituições serão homenageadas no evento, que comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.
A iniciativa é da Secretaria de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira) e homenageia anualmente pessoas físicas e jurídicas que se destacaram em ações contra a discriminação e que contribuíram com o fortalecimento da igualdade racial no Estado. O Troféu Pedro Cassiano é um dos 11 que compõem a Comenda Zumbi dos Palmares e foi destinado à OVG por apoiar o trabalho da Semira contra o preconceito racial e pela valorização e desenvolvimento da cultura afro-brasileira.
A OVG apoia a Semira, disponibilizando assistentes sociais e psicólogos para o trabalho de amparo e proteção a mulheres do campo em situação de violência. Entre as beneficiadas com a ação, estão mulheres quilombolas.
Zumbi dos Palmares foi um líder escravo alagoano que se tornou símbolo da resistência negra contra a escravidão e foi o último chefe do Quilombo dos Palmares. O nome transformou-se em um símbolo de coragem, resistência, dignidade e luta por justiça social. A Comenda Zumbi dos Palmares foi criada no Estado em abril de 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário