quarta-feira, outubro 09, 2013

Potencial goiano impressiona empresários espanhóis

Empresários e representantes de investidores europeus compareceram ao seminário sobre oportunidades de investimentos em Goiás, liderado pelo governador Marconi Perillo em Madri, nesta quarta-feira, dia 9, último dia da missão goiana à Espanha. Acostumados com números negativos da crise europeia, muitos deles se manifestaram impressionados com os dados sobre a produção e o crescimento do Estado de Goiás – sempre acima da média brasileira.

Com a participação de membros da Embaixada brasileira em Madri, da Câmara de Comércio Brasil-Espanha e do Instituto Europeu de Comércio Externo, o seminário mostrou detalhes sobre os setores de maior potencial de investimentos em Goiás, como a produção de etanol, transformação de alimentos, mineração e obras de infraestrutura.

Elogiado pelo embaixador brasileiro na Espanha, Paulo Cézar de Oliveira, o governador de Goiás foi apresentado como comandante de uma transformação que lidera o Centro-Oeste e contribui para os índices nacionais de crescimento de forma consistente. Goiás já teve um superávit de mais de 2 bilhões de dólares na Balança Comercial até setembro deste ano. “É um dos mais arrojados gestores públicos que o Brasil dispõe”, disse o embaixador.

O evento despertou o interesse do jornal Expansion, especializado em temas da economia europeia, que anunciou a publicação de um caderno especial sobre Goiás, o que gerou interesse imediato da Endesa – empresa espanhola com largos investimentos em energia elétrica na América Latina, inclusive em Goiás.

A participação do governador Marconi, do secretário da Indústria e Comércio, Alexandre Baldi, e do presidente-executivo do Sifaeg/Sifaçucar, André Rocha, no seminário gerou muito interesse quanto à opção por produção de energia limpa e renovável. Marconi afirmou que esta será uma marca de Goiás: “Com o início das plantas de energia solar junto à cogeração das usinas de álcool, a abundância de energia hidráulica e a produção de biodiesel, Goiás será referência inquestionável em crescimento sustentável baseado em energia limpa.”

O diretor do IE Business School, Antônio Montes, destacou que os europeus “direcionam claramente seus investimentos para projetos que tenham sustentabilidade e qualidade ambiental”. O atrativo goiano também foi elogiado pelo presidente da Câmara de Comércio Brasil-Espanha – José Gasset. Para ele, os números de Goiás impressionam e, certamente, farão diferença na escolha do mercado europeu por novas opções de investimentos”.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/potencial-goiano-impressiona-empresarios-espanhois/

Nenhum comentário:

Postar um comentário