quinta-feira, outubro 31, 2013

Governador inaugura Vila Cultural Cora Coralina

O governador Marconi Perillo inaugurou, na manhã desta quinta-feira, dia 31,  a Vila Cultural Cora Coralina  e, também, a exposição Goiânia 80 anos, uma mostra audiovisual dos eventos marcantes da história da capital, destacando a coletânea de livros, jornais e revistas antigos que a documentam. A Vila Cultural Cora Coralina, foi construída pelo governo estadual por meio da Goiás Turismo, no centro de Goiânia, num quarteirão triangular formado pelas Ruas 23 e 3 e pela Avenida Tocantins.

No local já estava construído o Teatro Goiânia. Atualmente o teatro integra a Vila constituída por um auditório, um pavilhão para exposições e um amplo espaço remodelável para atender às mais diversas atividades artísticas e culturais, elaborado a partir do conceito de multiutilidade. Esta sala recebeu o nome  de João Bennio, homenagem ao grande cineasta goiano.

“No momento em que comemoramos os 80 anos de Goiânia, quis expressar nesta obra – a Vila Cultural Cora Coralina – nosso reconhecimento ao legado da antiga capital Vila Boa, batizando o espaço com o nome da poeta que nos fez globais. Nossa gratidão aos muitos que trabalharam para erguer  a capital e nossa homenagem aos artistas e intelectuais que multiplicaram o brilho de uma herança pródiga”, escreveu o governador em sua apresentação ao catálogo da exposição.

Após desatar o laço da fita inaugural, sob as bênçãos do padre missionário redentorista Wellington Silva, o governador percorreu todas as dependências da Vila, assistiu a um documentário sobre Cora Coralina, visitou a exposição “Goiânia 80 anos” e, por fim, fez um pronunciamento aos presentes.

Antes disso, o governador ouviu discursos de agradecimentos. O escritor Geraldo Coelho Vaz, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Goiás, falou em nome da intelectualidade goiana. Ele lembrou que, anos atrás, junto com o então deputado federal Barbosa Neto, recebeu do governador Marconi Perillo o compromisso de construir a Vila, uma obra que, à parte formar um belo conjunto arquitetônico com o Teatro Goiânia, contribui para a revitalização do Centro da cidade.

O professor Nion Albernaz discursou em nome da família de Cora Coralina. Ele é sobrinho-neto da poeta e foi como parente dela que  discursou para agradecer a homenagem. “Ela não via os berços e os muros de Goiás, ela os sentia; e, ao sentir, traduzia este sentimento em palavras, que formaram os poemas que encantam a todos nós”, completou Nion, sintetizando a poesia de Cora.

Em seu discurso, o governador declarou que “No dicionário de Cora Coralina o substantivo Carinho ocupava um espaço muito especial”.  Segundo Marconi, “ela punha carinho no cultivo de suas avencas, com todo carinho cuidava de seus doces, carinhosamente ia catar suas metáforas, e com muito carinho escrevia seus poemas”. Assim, emendou o governador, “nesta obra da Vila Cultural Cora Coralina o Governo do Estado colocou empenho, atenção e, principalmente, muito carinho”.

Logo depois Marconi Perillo assinou ofício de encaminhamento à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás de projeto de lei dispondo sobre homenagens a vultos da cultura goiana. Já o secretário de Cultura, Gilvane Felipe, anunciou que a gestão do espaço será transferida para uma Organização Social de Interesse Público com atuação na área cultural. A exposição Goiânia 80 anos estará aberta ao público a partir de amanhã.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/governador-inaugura-vila-cultural-cora-coralina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário