segunda-feira, setembro 02, 2013

Abertas inscrições de cursos do Bolsa Futuro

Estão abertas em todo o Estado as inscrições para as novas turmas dos cursos de qualificação profissional do Bolsa Futuro, desenvolvido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec). Estão sendo ofertadas 150 mil vagas na modalidade, com incentivo financeiro de R$ 75 por mês.

As solicitações de matrículas podem ser feitas nas unidades do programa instaladas nos municípios onde serão ministrados os cursos do programa. Para se matricular no programa, os candidatos precisam ter no mínimo 16 anos de idade, ter concluído a 5ª série do ensino fundamental e pertencer a família de baixa renda cadastrada nos programas Renda Cidadã ou Bolsa Família e com ganho mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

Para solicitar a matrícula, o candidato a um curso de qualificação tem que comparecer ao polo do programa no seu município e apresentar cópia dos documentos pessoais e de comprovação de renda. Beneficiários do Renda Cidadã ou do Bolsa Família devem apresentar o número de cadastro no programa.

Diferentemente do procedimento adotado no ano passado, desta vez as solicitações de matrículas não têm prazo definido para a inscrição.  A  Sectec vai ofertar os cursos de acordo com demanda por qualificação. As 150 mil vagas serão ofertadas no decorrer deste ano e em 2014.  As aulas das primeiras 50 mil vagas preenchidas começam no dia 4 de novembro.

A Sectec já recebeu cerca de 30 mil pedidos de matrícula. As pré-inscrições foram feitas durante as edições do Governo Junto de Você, diretamente no estande de atendimento da Secretaria. O número de municípios atendidos pelo programa também foi ampliado  dos atuais 53 para 75 . Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, a expansão “tem como objetivo atender à crescente demanda por qualificação e à excelente aceitação do programa nas regiões atendidas”.

As aulas da primeira turma do Bolsa Futuro terminaram em julho e os certificados já começaram a ser entregues para os goianos qualificados. Ao todo, 43 mil dos 50 mil alunos matriculados concluíram um ou mais cursos de qualificação do programa nos 53 municípios atendidos. Nesta terça-feira, dia 3, o governador Marconi Perillo e o secretário Mauro Faiad entregam os certificados para os alunos de Goianésia (8h30), Ceres (11h), Uruaçu (14h), Niquelândia (16h) e Porangatu (20h). Os eventos de entrega de certificados se estenderão por todo este mês de setembro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário