quarta-feira, junho 05, 2013

Vacinação contra a paralisia infantil começa dia 8 de junho

Este sábado, 8 de junho, é o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite. Crianças de seis meses a menores de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias) devem ser vacinadas contra a pólio, a paralisia infantil. A vacinação segue até o dia 21 de junho. A meta em Goiás é vacinar 95% desse público-alvo.

Segundo a gerente de Imunizações e Rede de Frio da Secretaria da Saúde, Clécia Vecci, serão disponibilizados 854 postos fixos de vacinação, além de 2.450 postos volantes. Clécia ressalta que além de imunizar contra a pólio, nos postos fixos será possível também atualizar o Cartão de Vacinas e aplicar a 2ª dose da vacina contra a influenza, nas crianças de seis meses a menores de dois anos, que ainda não tiverem completado o esquema de vacinação.

Em 2013, o Brasil realizará a 34ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Pólio. Há 24 anos não é registrado nenhum caso da doença no País. Todos os anos, Goiás alcança a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), que é a de vacinar, no mínimo, 95% das crianças em idade de receber a vacina.

Poliomielite

A poliomielite (paralisia infantil)  é uma doença infectocontagiosa aguda, causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos. O período de incubação da doença varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a 12 dias.

A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum e estes são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe – febre e dor de garganta – ou infecções gastrintestinais como náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarreia. Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário