sexta-feira, janeiro 04, 2013

Procon autua loja de venda online por publicidade enganosa

Com o crescimento de consumidores que fazem suas compras pela internet, e com o surgimento de promoções relâmpago feitas através da rede, o Procon de Goiás têm ficado ainda mais atento. Ontem, o órgão autuou a empresa Americanas.com por publicidade enganosa. A infração é prevista nos artigos 31, 36 e 37 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

No caso da Americanas.com, segundo o órgão de defesa do consumidor, a loja anunciou dois produtos com frete era grátis. Porém na fase de pagamento o valor da entrega era incluído no total. Segundo o Procon, o anúncio induzia o consumidor ao erro.

A empresa foi autuada e deve receber a notificação nos próximos dias. A partir da data de recebimento a Americanas.com terá dez dias úteis para apresentar defesa, só então e caso necessário, a multa será calculada e aplicada.

Vale ficar de olho no Código de Defesa do Consumidor:
Art. 31. A oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

Art. 36 – A publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil e imediatamente, a identifique como tal.

Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.


Para se precaver, o consumidor precisa estar atento e não abrir mão da pesquisa antes de efetivar a compra. Saber se o desconto é real, se lojas físicas não vendem o mesmo produto mais barato e verificar o que está sendo cobrado são medidas valiosas para quem compra de perto ou a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário