sexta-feira, dezembro 07, 2012

Comitiva goiana conhece agropecuária da Nova Zelândia

A missão goiana, comandada pelo vice-governador José Eliton, se reuniu nesta sexta-feira (7) em Wellington, na Nova Zelândia, com um grupo de técnicos do Ministério das Indústrias Primárias. Na ocasião, a comitiva conheceu a agropecuária daquele País que, mesmo com pouco mais de quatro milhões de habitantes e um clima instável, é o maior produtor mundial de leite e carne ovina.
 
Os técnicos apresentaram à missão um material com dados sobre a agricultura, pesca e silvicultura na Nova Zelândia, áreas que representam 12,7% do PIB do País e 11,8% dos empregos gerados. Na criação de animais, a Nova Zelândia é conhecida pelas ovelhas. São mais de 30 milhões. Um total de 6% da produção mundial de carne ovina é neozelandesa e 50% do produtos exportados vão para seis regiões: Reino Unido, Europa, Austrália, Estados Unidos, Canadá e China. Na relação comercial com o Brasil, a Nova Zelândia importa açúcar, suco, óleo de soja e café e importa maquinário agrícola e elétrico.
 
José Eliton expôs o interesse de Goiás no aprendizado sobre a transferência de embriões na ovinocultura. Atualmente, três instituições neozelandesas fazem pesquisa nesse sentido. Foi garantido ao vice-governador total assistência diante de uma futura troca de conhecimento entre os dois países.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário