sexta-feira, dezembro 23, 2011

Bombeiros lançam Operação Presença

O Corpo de Bombeiros lança hoje às 12 horas, na Praça Cívica, a Operação Presença, que vai ser realizada até o dia 2 de janeiro de 2012. A corporação vai aumentar o efetivo e viaturas, em especial na Região Metropolitana de Goiânia. Estarão disponíveis para a população mais cinco unidades de resgate, além do poder operacional normal dos bombeiros.
Baseado num estudo estatístico que mostrou as principais ocorrências, horários e locais de demanda, os bombeiros vão montar esquema de pontos fixos fora dos quartéis. Em determinados horários do dia, viaturas de resgate, incêndio e salvamento estarão em pontos estratégicos de Goiânia para o atendimento de emergência. O objetivo é diminuir ainda mais o tempo-resposta entre o acionamento pelo telefone de emergência 193 e a chegada dos bombeiros no local da ocorrência.
Todo o efetivo está empenhado durante os festejos de ano para garantir a tranquilidade do cidadão goiano. A maior preocupação dos bombeiros continua sendo com os acidentes de trânsito, principalmente devido à combinação álcool, velocidade e imprudência. Os serviços de busca e salvamento e combate à incêndio também receberão reforço no efetivo.
Acidentes
O Corpo de Bombeiros alerta ainda a população para os riscos de acidentes nesta época do ano. O principal é o de choque elétrico e incêndio causados por curto-circuito das luzes da decoração de Natal. O ideal é adquirir apenas enfeites aprovados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A instalação deve ser feita por profissional qualificado, com o circuito desligado, seguindo as mesmas regras para manutenção de instalações elétricas prediais. Emenda de fio mal feita pode causar aquecimento e aumento do consumo de energia e o mau isolamento pode permitir a passagem da corrente elétrica e causar curtos-circuitos ou acidentes com terceiros.
No Réveillon, o risco está relacionado aos fogos de artifício e às queimaduras. É preciso tomar muito cuidado e evitar a compra de material clandestino. Nas lojas credenciadas, os vendedores são treinados para orientar os usuários sobre as medidas de segurança. Em casos de emergência, o cidadão pode acionar os serviços dos bombeiros pelo telefone de emergência 193.

Nenhum comentário:

Postar um comentário