Mostrando postagens com marcador governo de Goiás. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador governo de Goiás. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, novembro 06, 2013

Aldeia do Papai Noel terá o dobro do tamanho do ano passado

A Aldeia do Papai Noel da Campanha Show de Natal, realizada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Governo do Estado, será maior que as edições anteriores. A tenda, um dos pontos de referência do projeto, terá este ano 4,2 mil m², o dobro do tamanho da cobertura utilizada no ano passado. O visitante terá a oportunidade de apreciar cenários temáticos, como a Casa do Papai Noel, presépios com bonecos ilustrando o nascimento de Jesus Cristo, a praça de alimentação e outras atrações preparadas especialmente para as crianças.

O projeto natalino da OVG se estenderá por toda a Praça Cívica, com iluminação em led imitando neve nas árvores da praça. Milhares de micro lâmpadas espalhadas nos prédios públicos vão compor um cenário festivo e alegre no local, que será palco de apresentações teatrais, musicais e de dança. A iluminação será inaugurada no dia 6 de dezembro e a programação se estenderá até o dia 25. Todas as atrações serão gratuitas.

Histórico
Desde 1999, no mês de dezembro, a Praça Cívica, no Centro de Goiânia, recebe uma decoração natalina especial e a Aldeia do Papai Noel se torna uma atração para as famílias goianas. Todos os detalhes são preparados com muito carinho para emocionar e manter viva a magia do Natal. Ao longo do mês também são distribuídos brinquedos para crianças de todos os municípios goianos.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/aldeia-do-papai-noel-na-praca-civica-sera-ampliada/

terça-feira, outubro 22, 2013

Marconi: Reforma Administrativa irá reduzir despesas e abrir espaço para novos concursos

O governador Marconi Perillo está vistoriando obras em todo o Estado. Marconi visitou a duplicação da GO-403, que liga Goiânia a Senador Canedo. Nos 13 quilômetros da rodovia, o Estado investe R$ 37,39 milhões na nova pista e na construção de um viaduto no trevo de acesso à GO-537, ligação entre a capital e Silvânia.

Acompanhado de comitiva, o governador ouviu dos técnicos responsáveis pela obra que a meta é entregar o viaduto até o final do ano. A pavimentação está dentro do cronograma estabelecido entre a empresa construtora e a Agetop.  Até janeiro, a duplicação  da GO-403 deve ser entregue completamente pronta.

No canteiro de obras da construtora, o governador concedeu entrevista coletiva à imprensa. Marconi falou sobre os investimentos que o Estado faz na Região Metropolitana, abordou a Reforma Administrativa que está sendo encaminhada à Assembleia Legislativa e disse ser favorável à criação de novos municípios em Goiás.

A Reforma Administrativa já está pronta?
Marconi Perillo – Eu assinei a mensagem que vai extinguir seis secretarias, muitos cargos de direção superior e mais de três mil cargos comissionados, além de incorporar alguns órgãos. Uma parte neste ano e outra parte no curso do ano que vem. O objetivo principal é reduzir despesas, racionalizar a administração e abrir espaços para novos concursos.

O senhor espera obter o apoio necessário da Assembleia Legislativa para implementar esta reforma?
Marconi Perillo – Os deputados têm sido sempre colaborativos. Ninguém vai querer trabalhar contra as demandas da sociedade, que quer administrações cada vez mais enxutas e que ofereçam sempre melhores resultados. Nós estamos fazendo obras de qualidade, prestando serviços de qualidade. Goiás se transformou num canteiro de obras. O Estado presta serviços cada vez melhores. É claro que ainda temos deficiências, temos burocracia, mas queremos demonstrar também que ao lado de muitas realizações há o lado da racionalidade e da diminuição de despesas. Apesar das necessidades que temos de cargos comissionados, apesar de sermos um dos estados que têm um dos menores índices de cargos comissionados na relação cargo/efetivo, nós estamos mostrando ao Brasil que há um compromisso deste governo com a racionalização e a diminuição dos gastos. Nós não estamos apenas encaminhando este projeto de lei reduzindo despesas, estamos também reduzindo cargos. E olha que é um esforço muito grande. Nós vamos reduzir quase 40% dos cargos comissionados. Além disso, também vamos editar um decreto de contenção de gastos nas outras áreas.

Já existe um esboço deste decreto?
Marconi Perillo - Já existe, tanto em relação ao Projeto de Lei da reforma quanto em relação ao decreto. A Casa Civil tem todas as informações de forma transparente sobre os dois assuntos.

Qual a importância da duplicação da GO-403 para as pessoas que trafegam diariamente por esta rodovia?
Marconi Perillo – Ela é muito importante. Nós estamos procurando, dentro das grandes demandas por melhoria na mobilidade urbana, melhorar todas as rodovias importantes do Estado, especialmente as de acesso a Goiânia e as rodovias do Entorno de Brasília. Na Região Metropolitana de Goiânia nós estamos duplicando praticamente todas as rodovias, construindo ciclovias, em alguns casos pistas para pedestres, como foi o caso da rodovia para Trindade e fazendo iluminação noturna, não só nas rodovias estaduais. Nós acabamos de fazer um convênio com o Dnit e vamos iluminar a pista que liga Aparecida de Goiânia até a saída para Brasília. É uma obra federal que o Estado assume e vai pagar. Também já solicitei à Agetop a realização do projeto executivo para a iluminação do trecho entre Goiânia e Anápolis na BR-153.

Há um grande trabalho de divulgação das obras do governo em Goiânia. Esta é uma tentativa de se criar uma agenda positiva para a capital?
Marconi Perillo – Isso faz parte da rotina da administração. Na própria constituição está estabelecido que os governos têm que informar a população, prestar conta dos serviços e das obras que são executadas. Nós estamos dando publicidade ao que fazemos. Este é um princípio da administração pública. Não há como dar publicidade de obras e benefícios apenas através do Diário Oficial. O princípio da publicidade existe para que a gente possa comunicar às pessoas o que está sendo feito. É impossível para uma pessoa que viva na Região Noroeste tomar conhecimento de uma obra que esteja sendo realizada na Região Leste. O que nós estamos fazendo, portanto, é dar publicidade, obedecendo esse princípio da administração pública. Porque senão as pessoas não vão perceber que o governo está resgatando o seu projeto, está cumprindo os seus compromissos de campanha, está cumprindo com a sua palavra. Para que os cidadãos sejam informados, nós estamos andando, mostrando através da mídia espontânea e ao mesmo tempo celebrando os 80 anos de Goiânia, mostrando a todos o que estamos fazendo. E graças a Deus é muita coisa. Eu vi uma matéria que fala de investimentos do Estado na capital em torno de R$ 400 milhões. Mas aqui são só as obras rodoviárias e algumas obras da Educação. Se nós incluirmos os R$ 500 milhões aproximadamente de obras de saneamento e de água em Goiânia e Região Metropolitana, vamos chegar a quase R$ 1 bilhão. É o maior volume de obras realizadas por um governo na cidade de Goiânia. Se incluirmos a Região Metropolitana nós vamos chegar a um número ainda mais expressivo.

A Assembleia Legislativa vai começar a apreciar a emancipação de alguns municípios. Como o senhor vê a possibilidade de o Estado ganhar mais municípios?
Marconi Perillo – A melhor coisa que o parlamento brasileiro fez foi limitar a criação de novos municípios. Havia uma verdadeira farra de criação de novos municípios sem obedecer a critérios. Agora, o que vai acontecer é a realização de plebiscito para criação de alguns municípios obedecendo a rigorosos critérios. Em Goiás tem distrito que já é maior do que grande parte dos municípios existentes, como é o caso do Jardim de Ingá, pertencente a Luziânia, que é maior do que 80 cidades goianas. É um distrito que merece ser emancipado, assim como Girassol, em Cocalinho, o ABC na Cidade Ocidental, e Montes Altos, em Padre Bernardo. São todos distritos que justificam ser emancipados.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/marconi-vamos-reduzir-quase-40-dos-comissionados-com-a-reforma-administrativa/

quarta-feira, outubro 16, 2013

Investimentos do governo transformam a realidade da saúde em Goiás

O governador Marconi Perillo entregou um ônibus zero quilômetro ao Hemocentro para coleta externa de sangue e hemoderivados, no valor de R$ 632 mil. O ônibus, que vai rodar o Estado, foi adaptado para receber quatro doadores por vez e captar cerca de 100 bolsas de sangue por dia. Com isso, a expectativa da Secretaria da Saúde é a de um incremento de 900 bolsas de sangue por mês. Na mesma solenidade, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 16, no pátio do Hemocentro, em Goiânia, Marconi entregou também seis veículos refrigerados aos municípios de Catalão, Ceres, Goiânia, Formosa, Porangatu e Quirinópolis para o transporte de sangue e hemoderivados. Além desses, outros três já estão em circulação nas cidades de Iporá, Rio Verde e Jataí. Os nove veículos foram adquiridos ao custo de R$ 585 mil.

Durante o evento, Marconi destacou as ações que o governo está realizando para transformar a realidade da saúde pública em Goiás. “Os governos federal, estadual e os governos municipais são responsáveis pela Saúde. E o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde, tem feito a sua parte e tem feito uma grande diferença. Nós estamos atuando em todas as áreas de responsabilidade nossa, mudando pra valer a qualidade do atendimento da saúde em nossos hospitais. Ainda neste mês, vou visitar as obras de melhoria Hospital Materno Infantil. Também vamos fazer uma vista ao Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia, agora já numa nova fase. Está programada para o próximo dia 21, uma visita às obras do Hugo 2.”

Em relação à construção do Hugo 2, Marconi afirmou que o cronograma está sendo antecipado. “Nós vamos inaugurar o Hugo 2 com tudo pronto para funcionar. Antes do final do primeiro semestre do ano que vem, o hospital estará funcionando. Com a entrega do Hugo 2, Goiânia estará muito bem servida de hospitais nas áreas de urgência, emergência e clínica geral. Nós teremos o Hugo 2, o Hugo, o HGG com novo CTI, o Huapa, o Crer, o HDT e o HMI.” O governador afirmou ainda que a licitação para a construção do Hospital da Mulher deverá ser publicada em dezembro deste ano, com a previsão de início das obras para fevereiro de 2013. O hospital será construído ao lado do Hospital Materno Infantil.

Marconi antecipou que na tarde desta quarta-feira, dia 16, irá à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia para celebrar um convênio de quase R$ 20 milhões. Os recursos, de acordo com o governador, vão estruturar definitivamente o hospital e dar condições à Santa Casa para que ela receba mais convênios, especialmente do SUS, possibilitando a viabilização econômica da unidade de saúde. “O que o governo vai fazer é dar condições para que a Santa Casa possa sobreviver com as próprias pernas, a partir desse nosso apoio.”

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/investimentos-do-governo-transformam-a-realidade-da-saude-em-goias/

sexta-feira, setembro 20, 2013

Governo do Estado vai investir R$ 1,56 bilhão em infraestrutura

O Governo de Goiás terá R$ 1,56 bilhão para financiar despesas de investimentos de programas e projetos do Governo do Estado. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, dia 20, durante a solenidade de assinatura do contrato do governo com o Banco do Brasil (BB) para empréstimo de R$ 1,56 bilhão. Segundo o então secretário da Fazenda, Simão Cirineu (José Taveira assume a pasta a partir desta sexta), a operação de crédito é fruto do ajuste fiscal implementado pelo Executivo Estadual em 2011 e 2012. “Nós estamos pagando e buscando aquilo que temos direito para fazermos investimentos. Para isso foi preciso fazermos um esforço de ajuste em 2011 e 2012. Dessa forma, executando obras, o governo está gerando empregos na iniciativa privada”, enfatizou Simão. O governo terá carência de cinco anos e prazo de 20 anos para pagamento.

A primeira parte do empréstimo já foi liberada e está depositada na conta do Tesouro Estadual, no valor de R$ 514 milhões que, de acordo com o então secretário da Fazenda,  já rendeu R$ 163 mil em um dia. “Goiás é um Estado pujante, eficiente, importante, é o centro do País. É o lugar de onde vamos irradiar todo o desenvolvimento do País, que vai ser cruzado por rodovias, ferrovias e duplicação. Nós estamos fazendo a parte de Goiás para desenvolver mais, para reduzir preço, reduzir custo do agronegócio, para implantar as empresas aqui e gerar competitividade”, declarou Cirineu. O projeto do governo é investir R$ 1 bilhão em infraestrutura rodoviária e o restante em outras áreas. Do valor total do empréstimo, R$ 1 bilhão e 46 milhões devem ser liberados pelo BB no próximo ano. A taxa de juros é de 4% ao ano, com carência de cinco anos.

VLT
Com o empréstimo, o governo viabiliza recursos para projetos do VLT, centros esportivos, capitalização da GoiásFomento, para a infraestrutura de turismo, melhoria da gestão fazendária, implantação do sistema digital da TV Brasil Central e para projetos de arranjos produtivos a cargo da Secretaria de Ciência e Tecnologia. “Se estamos recebendo esses recursos, é porque temos crédito avalizado pelo Governo Federal e apresentamos bons projetos. Esse dinheiro chega para financiar obras que já estão em andamento e outras que vão ser lançadas. É um conjunto gigantesco de obras. São 1.410 quilômetros de rodovias novas incluindo duplicações”, ressaltou Marconi Perillo.

Obras da Agetop
A Agetop é o órgão público que vai receber a maior parcela de recursos do convênio firmado entre o Governo de Goiás e o Banco do Brasil. Do total de R$ 1,56 bilhão, será investido em infraestrutura R$ 1 bilhão. Segundo o diretor de Obras Rodoviárias da Agetop, Marcos Musse, essas obras serão executadas neste ano e também em 2014. “Uma grande parte das obras já está em execução”. Para o então secretário Simão Cirineu, “Dessa forma, executando obras, o governo está gerando empregos na iniciativa privada”. Entre as obras rodoviárias que vão contar com o recurso da Agetop estão a duplicação de Morrinhos a Caldas Novas, duplicação de Nerópolis até a BR 153 e de Bela Vista até Cristianópolis.

A obra de reforma, adequação e modernização, com investimento previsto de R$ 27,3 milhões, está entre as prioridades. A previsão é de que a obra (recuperação da pista, adequação do circuito, novas instalações e construção de lanchonete), seja concluída até março de 2014. Outra obra é o Centro de Excelência do Esporte, com a construção de um estádio para provas olímpicas, investimento de R$ 41.763.860,02, e previsão de término para maio de 2014.

O governador ressaltou que a operação de crédito é considerada uma conquista que melhora o perfil das dívidas do Executivo Estadual. “Nós temos uma trajetória de comprometimento de receita com o pagamento da dívida externa de 20%. Essa trajetória chega ao ano de 2019 nesse patamar, em 2020 cai para 15% e, quando chegar o ano de 2021, cai para 5%. A diferença deste governo é que no passado pagamos dívidas feitas por governo anteriores, nas décadas de 90 e 80. Tivemos pouquíssimas operações de crédito nos nossos dois primeiros governos. Agora, estamos pagando dívidas, mas estamos tendo recursos para investimentos. Nesse governo vamos pagar R$ 10 bilhões e vamos ter R$ 7 bilhões em operações de crédito. É preciso investir ou então o estado para”, declara.

Banco do Brasil
O diretor de Governo do Banco do Brasil, Jânio Carlos Endo Macedo, disse que a instituição criou o Portal do Governador, de utilização única do governador, com todas as informações estatísticas, econômicas e sociais do seu estado. Essas informações podem ser acessadas de qualquer lugar. Sobre a operação financeira, o superintendente estadual do Banco do Brasil, Edson Bündchen, salientou a rapidez na liberação do dinheiro. “Nós demonstramos para o País que não é porque é público que é lento. Nós provamos que é possível realizarmos uma operação desta magnitude, com um valor tão expressivo, num tempo recorde. Nós construímos esta operação em 120 dias”, pontuou. De todo o crédito alocado por bancos em Goiás, 42% são do Banco do Brasil. Com essa operação o percentual saltou para 47%.

O Banco do Brasil superou a marca dos R$ 10 bilhões aplicados no agronegócio em Goiás. “Em breve assinaremos um convênio, que batizamos de Mobiliza Goiás, para que o Banco do Brasil avance em áreas estratégicas definidas pelo Governo do Estado. Nós temos uma estimativa de colocar mais R$ 3 bilhões, nos próximos três anos, em Goiás. Nós vamos trabalhar muito forte na área do agronegócio, armazenagem, agricultura de baixo carbono, vamos duplicar nossa participação no Pronaf e vamos trabalhar muito forte também no microcrédito”, lembrou Edson Bündchen.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/governo-do-estado-vai-investir-r-156-bilhao-em-infraestrutura/

segunda-feira, setembro 16, 2013

Governador destaca avanços na área de saneamento em Goiás

O governador Marconi Perillo participou na manhã desta segunda-feira, dia 16,  do painel de abertura do 27º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Durante discurso destacou o progresso significativo na área de saneamento nos últimos  anos, em Goiás. Relembrou que em 1999, o Estado contava com cerca de cinco estações de efluentes e atualmente tem 61 estações de tratamento de efluentes em funcionamento, e há mais dez em construção. “Chegaremos a 71 estações até o ano que vem”.

Ele citou outras ações do Governo de Goiás e da Saneago por todo Estado. Um delas é o Complexo João Leite, que está em construção, e terá condições de abastecer a Região Metropolitana de Goiânia até 2041. Também falou sobre os projetos de Preservação de Mananciais e de Preservação do Cerrado, que  serão encaminhados em breve a Assembleia Legislativa. “Terão um impacto positivo em relação à questão ambiental”.

Ele falou também sobre a universalização do saneamento em várias cidades de grande porte, como Goiânia. “Até o final do próximo ano, com que está sendo investido em redes coletoras, em melhoria do tratamento, Goiânia deverá ter um tratamento superior a 90% de atendimento à população”. Em relação à cidades menores, disse que a solução é a melhoria do tratamento domiciliar.

Parceria

O governador ressaltou a experiência positiva que tem através das parcerias com os governos federal e municipal. Citou a construção do sistema produtor de Corumbá IV, que vai atender municípios como Luziânia, Cidade Ocidental, Novo Gama, Valparaíso e toda Região Sul de Brasília. O projeto é  uma parceria que conta com recursos dos governos de Goiás e Brasília, além do Governo Federal através do PAC. “Temos aqui iniciativas ousadas”. Marconi enfatizou que o avanço na área de saneamento já foi muito grande, mas ainda é necessário mais recursos.

Saneago

A Saneago participa do Congresso como parceira e patrocinadora. Segundo o diretor de Engenharia da empresa, Olegário Martins, é uma oportunidade para conhecer novas tecnologias e fazer relacionamento com outros profissionais de empresas de saneamento. “São novas ideias para viabilizar a universalização da água e esgoto. Ao final de 2014, vamos fazer a universalização de água no Estado de Goiás e, daqui cinco anos, a de esgoto”, afirma Olegário.

O evento reúne especialistas e representantes de entidades do setor de todo Brasil para um encontro propositivo que vai gerar a Carta de Goiânia – documento que será apresentado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) ao Governo Federal. A Abes  é a responsável por promover o evento, que segue até esta quinta-feira, dia 19, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia.

sexta-feira, setembro 13, 2013

Governo lança linha de crédito com juros de 0,25% ao mês

O governador Marconi Perillo lançou o Programa Cred PAI, nesta quinta-feira, 12,  no município de Santo Antônio do Descoberto (Entorno do Distrito Federal). Por meio da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), Banco do Povo e GoiásFomento, estão sendo oferecidas linhas de crédito (de R$ 500,00 a 10 mil) com juros subsidiados de 0,25% ao mês; e também empréstimos com valor acima de R$ 10.001,00 a R$ 25 mil, via Goiás Fomento. “Queremos fazer com que as pessoas que desejam empreender ou já tenham um empreendimento possam ter condições de ampliar ou criar a sua empresa com juros simples e capacitação por parte do Sebrae”, destaca o secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci.

Microempreendedores
O microempreendedor Ronaldo Gomes, de Santo Antônio do Descoberto, ficou sabendo da notícia de que os agentes de crédito do Banco do Povo já estão no município para atender a população e resolveu pleitear um empréstimo de R$ 9 mil. “Há dois anos eu deixei a empresa onde trabalhava e resolvi vender cachorro-quente, num carrinho, na rodoviária. Depois eu comprei mesa, chapa e aluguei um Pit Dog. Esse programa é um incentivo ao microempreendedor. Eu pretendo pegar R$ 9 mil para ampliar o meu comércio e abrir o segundo Pit Dog. Se eu tivesse que recorrer a um banco, seria muito mais difícil porque são muitas as exigências e o juro também é muito alto. Para quem é pequeno empreendedor, fica difícil. Bom mesmo é esse juro do Banco do Povo. Para mim é um juro de pai para filho”, explica. O secretário Giuseppe Vecci relata que “o representante do Banco do Povo é quem pode fazer as operações, e também levantar todos os projetos para o Banco do Povo ou a Agência de Fomento”, salienta.

Maria Rodrigues da Silva também é dona de uma história de sucesso. Como ela trabalha há 20 anos com alimentos, não foi difícil deixar de ser empregada para se tornar patroa. “Eu comecei com um reboque, trabalhando no período da noite, vendendo lanches. Depois eu fiz um trailer de zinco e só agora concluí o meu quiosque. Nele eu vendo todos os tipos de salgados, sucos, cremes, cachorro-quente, refrigerantes e outras coisas. Felizmente eu consegui padronizar o meu negócio. E estou pensando em fazer um empréstimo para modernizar e inovar o meu quiosque e também contratar mais funcionários.  Estou feliz, mas quero crescer ainda mais”, pontua. Segundo o secretário Giuseppe Vecci, o Governo do Estado disponibilizou R$ 40 milhões para atender os microempreendedores com o Cred PAI.

Setores atendidos pelo Cred PAI
Os setores a serem atendidos pelo Cred PAI são: prestadores de serviços (eletricistas, chaveiros, encanadores, técnicos de manutenção de residências, entre outros); Credivestuário (micro e pequenas confecções, Arranjos Produtivos Locais (APLs); feirantes (feiras livres, especiais e feiras de artesanato); Credipitdog (proprietários de pit dogs); piscicultura/aquicultura (produtores de pescado, pequenos pescadores, associações e cooperativas); microempresários (produtores de bijuterias e pequenos artesãos de gemas e joias); distribuidoras de gás de cozinha; microempreendedores individuais; e Credibeleza (cabeleireiros e pequenos salões de beleza).


terça-feira, setembro 10, 2013

Goiás realiza Conferência Estadual das Cidades

A Secretaria de Estado das Cidades promove nos dias 20 e 21 de setembro, no Centro de Convenções de Goiânia, a V Conferência Estadual das Cidades. A expectativa é que participem do evento representantes de mais de 120 municípios goianos. Serão discutidos problemas e propostas de cada município referente às políticas urbanas e de desenvolvimento social com a sociedade.

Ainda estão na pauta questionamentos como déficit de moradia, necessidade de saneamento básico, trânsito desordenado e a necessidade de uma reforma urbana que culminará em um desenvolvimento urbano sustentável. “Agora é a hora de unirmos todos esses documentos, discutirmos essas demandas e formularmos uma proposta para o Estado”, afirma o secretário das Cidades de Goiás, João Balestra.

Durante a etapa estadual serão eleitos os delegados que representarão Goiás na Conferência Nacional. “E em cima da Conferência Estadual e munidos da prioridade de cada município, levaremos essas demandas até o Governo Federal, durante a etapa nacional, que acontecerá de 25 a 28 de novembro em Brasília,” explica o secretário.


segunda-feira, setembro 09, 2013

Delegacia reforça repressão ao crime organizado

As investigações relacionadas ao crime organizado ganham reforço nesta segunda-feira, dia 9, com a inauguração da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco). A unidade passa a funcionar em prédio que antes abrigava o 5º Distrito Policial, na Praça Joaquim Lúcio, Campinas, em Goiânia. Trata-se de uma melhor infraestrutura para o até então Grupo de Repressão ao Crime Organizado. A solenidade foi às 14 horas.

“Esse é um anseio nosso de muito tempo. O objetivo da delegacia é tratar alguns crimes com maior atenção. Hoje nós temos estruturas boas na Deic, na Denarc e em outras delegacias, só que nós precisamos às vezes parar uma estrutura para analisar esses casos de alta complexidade. A delegacia está preparada para isso. Os policiais vão trabalhar com casos de alta complexidade que demandam muito tempo para investigação”, destacou o diretor-geral da Polícia Civil, João Carlos Gorski.

O titular da Draco, Alexandre Pinto Lourenço, explica que a formalização da delegacia havia ocorrido no início de julho e agora ganha sede própria. “Representa na verdade um processo de crescente aprimoramento na repressão ao crime organizado”, afirmou. Ele complementa que a unidade tem como objetivo investigar crimes de complexidade maior, que necessitam de envolvimento maior e ferramentas diferenciadas.


quinta-feira, setembro 05, 2013

Reconstrução da GO-070 em fase de conclusão

De acordo com a Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop), a reconstrução da GO-070, trecho entre Goiás e Itapirapuã, já está em fase final. São 58,7 quilômetros reconstruídos que já receberam um novo revestimento asfáltico. Para a finalização restam apenas os serviços de recuperação da drenagem superficial e a implantação de nova sinalização vertical e horizontal, com tachas refletivas.

Foram investidos no trecho R$ 25,4 milhões oriundos do Fundo de Transportes. Os serviços fazem parte do programa Rodovida Reconstrução Grupo II, que pretende entregar até o final do ano 2.178 quilômetros de rodovias goianas. Esta é mais uma importante rodovia para o Estado de Goiás, pois permite o escoamento de toda a produção de grãos do Estado do Mato Grosso e estados vizinhos.



quarta-feira, setembro 04, 2013

Agetop mantém cronograma de viadutos na GO-060 e GO-070

Os viadutos que estão sendo construídos em Goiânia, pela Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop), nas saídas da GO-060, para Trindade, e da GO-070, para Inhumas, seguem o cronograma estipulado em projeto. No primeiro viaduto, de saída para Trindade, a etapa de encravar os perfis metálicos já foi concluída e a escavação da trincheira já atingiu 80% dos serviços. A obra, um viaduto trincheira, deverá estar concluída dezembro, com custo estimado em R$ 12,8 milhões. Os recursos são exclusivos do Tesouro Estadual.

Na GO-070, onde está em construção um viaduto com passagem inferior, a Agetop já concluiu a escavação do corte com talude, estando no momento fazendo a armação para concretar uma pista do viaduto e escorar outra. O Estado irá destinar 9,5 milhões do Tesouro Estadual até a conclusão da obra, prevista para dezembro.


segunda-feira, setembro 02, 2013

Abertas inscrições de cursos do Bolsa Futuro

Estão abertas em todo o Estado as inscrições para as novas turmas dos cursos de qualificação profissional do Bolsa Futuro, desenvolvido pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sectec). Estão sendo ofertadas 150 mil vagas na modalidade, com incentivo financeiro de R$ 75 por mês.

As solicitações de matrículas podem ser feitas nas unidades do programa instaladas nos municípios onde serão ministrados os cursos do programa. Para se matricular no programa, os candidatos precisam ter no mínimo 16 anos de idade, ter concluído a 5ª série do ensino fundamental e pertencer a família de baixa renda cadastrada nos programas Renda Cidadã ou Bolsa Família e com ganho mensal de até meio salário mínimo por pessoa.

Para solicitar a matrícula, o candidato a um curso de qualificação tem que comparecer ao polo do programa no seu município e apresentar cópia dos documentos pessoais e de comprovação de renda. Beneficiários do Renda Cidadã ou do Bolsa Família devem apresentar o número de cadastro no programa.

Diferentemente do procedimento adotado no ano passado, desta vez as solicitações de matrículas não têm prazo definido para a inscrição.  A  Sectec vai ofertar os cursos de acordo com demanda por qualificação. As 150 mil vagas serão ofertadas no decorrer deste ano e em 2014.  As aulas das primeiras 50 mil vagas preenchidas começam no dia 4 de novembro.

A Sectec já recebeu cerca de 30 mil pedidos de matrícula. As pré-inscrições foram feitas durante as edições do Governo Junto de Você, diretamente no estande de atendimento da Secretaria. O número de municípios atendidos pelo programa também foi ampliado  dos atuais 53 para 75 . Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Faiad, a expansão “tem como objetivo atender à crescente demanda por qualificação e à excelente aceitação do programa nas regiões atendidas”.

As aulas da primeira turma do Bolsa Futuro terminaram em julho e os certificados já começaram a ser entregues para os goianos qualificados. Ao todo, 43 mil dos 50 mil alunos matriculados concluíram um ou mais cursos de qualificação do programa nos 53 municípios atendidos. Nesta terça-feira, dia 3, o governador Marconi Perillo e o secretário Mauro Faiad entregam os certificados para os alunos de Goianésia (8h30), Ceres (11h), Uruaçu (14h), Niquelândia (16h) e Porangatu (20h). Os eventos de entrega de certificados se estenderão por todo este mês de setembro.



terça-feira, julho 09, 2013

Segurança Pública apresenta primeiros índices das Áreas Integradas

O Governo de Goiás inovou ao implantar as Áreas Integradas de Segurança na capital, Goiânia. A medida visa aglutinar as forças policiais compostas pelas polícias Militar e Civil, trabalhando conjuntamente para combater a criminalidade em regiões pré-definidas.

A capital foi dividida em sete Áreas Integradas de Segurança, sendo as seguintes: Central, Noroeste, Norte, Sudoeste, Oeste, Sul e Leste. Desde maio de 2013, a Segurança Pública goiana tem trabalhado, em um primeiro momento, no mapeamento do perfil criminal de cada região. Com base no levantamento, as forças policiais têm traçado metas a serem atingidas tendo em vista a redução de tais índices de criminalidade.

Na tarde desta terça-feira, dia 9, o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, coordenou uma reunião geral com os oficiais e comandantes de áreas integradas para traçar as novas metas a serem perseguidas no próximo trimestre.

Durante a reunião, foram apresentados os primeiros índices alcançados neste primeiro trimestre de 2013. “As metas a serem perseguidas são relativas prioritariamente à redução de homicídio e roubo de veículos. Está sendo apresentado hoje um plano de ação integrada que nos permitirá alcançar tais metas. Para isso, estamos traçando ações específicas para combater a criminalidade em cada uma das áreas definidas”, declarou o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita.

A Região Noroeste, considerada uma das maiores em índices de homicídio, conseguiu reduzir em 20% a ocorrência do crime nos primeiros três meses do ano. Conforme explica o comandante do 13º Batalhão da PM, tenente coronel Luiz Antônio Raiza, fazem parte da Região Noroeste da capital 178 bairros. No bimestre maio e junho foram reduzidos 12% o furto de veículos e 44% o tráfico de drogas. As polícias envolvidas no trabalho conjunto das áreas integradas realizaram 1.489 abordagens; 1.785 visitas comunitárias, recuperou 92 veículos e recapturou 38 foragidos da Justiça. “A meta deste primeiro trimestre era reduzir o crime de homicídio. Houve mês em que superamos a meta, mas no cômputo geral, atingimos os 20% de redução previstos”, afirmou o comandante.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/seguranca-publica-apresenta-primeiros-indices-das-areas-integradas/

segunda-feira, junho 10, 2013

Governador pretende levar vapt vupt para mais 40 municípios

O Governo de Goiás tem como meta levar o Vapt Vupt a mais 40 municípios goianos. A afirmação é do secretário de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci, que participou nesta segunda-feira, dia 10, no Vapt Vupt Central do Empresário, instalado na sede da Acieg, em Goiânia, na abertura das festividades juninas nessas unidades. Ele informou ainda que em breve será possível acessar os serviços do programa por meio do telefone celular, além do trabalho que já é realizado por meio do Governo Eletrônico. Giuseppe Vecci vai a Formosa e Cristalina nesta terça-feira, dia 11, tratar da abertura de novas unidades de prestação de serviços ao cidadão.

Segundo a presidente da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg), Helenir Queiroz, em agosto deste ano o Vapt Vupt Central do Empresário vai completar um ano de funcionamento, adiantando que a unidade tem sido um laboratório para a melhoria dos processos do Estado. “Graças à unidade, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) vai se beneficiar com a simplificação de seus processos. Aqui não trabalhamos com volume, mas prestamos consultoria aos empresários que nos procuram em busca de solução para seus problemas”, afirmou.

O Vapt Vupt Central do Empresário conta com guichês de atendimento da Juceg, Agência de Fomento, prefeitura de Goiânia, Câmara de Conciliação da Acieg, Procon, Corpo de Bombeiros, Sefaz e Certificado Digital (Acieg). A unidade é voltada para o atendimento aos empresários e tem registrado uma média de 97 a 100 atendimentos diários.


terça-feira, maio 21, 2013

Governo premia escolas públicas estaduais


O plano de reforma educacional implantado pelo Governo de Goiás, conhecido como Pacto pela Educação, tem como finalidade elevar a qualidade do ensino na rede pública estadual por meio de um sistema de reconhecimento, premiação e remuneração por mérito. Entre as ferramentas de incentivo aos gestores escolares, professores e alunos está o Prêmio Escola. O superintendente de Programas Especiais da Secretaria da Educação, José Frederico Lira Neto, salienta que o objetivo é detectar o nível de cada escola e traçar os planos para que os alvos sejam alcançados. “A premiação entra no Pacto pela Educação, que é o nosso programa de reforma. Esta é uma medida muito importante porque reforça o nosso salto no ranking do Ideb. Em 2011 pulamos da 16ª para a 5ª posição no Ensino Médio”, salienta José Frederico.

Segundo José Frederico Lira Neto, o objetivo do Prêmio Escola “é criar um ambiente de incentivo para o bom desempenho. Nós acreditamos que ao premiarmos as unidades escolares que mais se esforçam, que criam alternativas criativas para que os professores se empenhem  mais e os alunos aprendam mais, é porque estamos alcançando o objetivo da educação em Goiás. O Prêmio Escola faz parte das 25 iniciativas do Pacto pela Educação, das quais, 23 estão em andamento ou finalizadas, ele faz parte do pilar do sistema de reconhecimento e remuneração por mérito”.

Índices de avaliação

Com base no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de Goiás (Idego), foram definidos critérios e metas ousadas, que levaram em conta a realidade e o potencial de cada escola, gerando um incentivo justo e desafiador. “O Ideb e o Idego têm meta por escola, de acordo a realidade de cada escola, com o contexto específico, com metas até 2021”, explica Lira Neto. O prêmio reconhece o trabalho de excelência desenvolvido nas escolas e dá visibilidade às experiências exitosas que têm ocorrido na rede pública estadual. As escolas recebem prêmios em dinheiro que deverão ser aplicados na própria unidade.

Formação continuada

A Secretaria da Educação, além de ter criado o Prêmio Escola, ainda estruturou um programa de formação continuada, um sistema de avaliação e a completa reformulação das matrizes curriculares e das práticas pedagógicas aos gestores das escolas e aos professores. “Eu acho acertado o caminho escolhido pelo Governo de Goiás de entregar o dinheiro para a administração de cada escola. Eu acredito que por alcançarem o prêmio, elas merecem um voto de confiança. O corpo da escola, diretor, professores e até alunos podem definir como o dinheiro será aplicado”, destaca José Frederico.

Escolas premiadas


Escola Pública Estadual (Foto: Ângela Scalon)

No mês passado o Governo de Goiás premiou 217 escolas públicas estaduais com recursos de R$ 20 mil e R$ 40 mil. Os valores foram depositados na conta de cada escola vencedora. Receberam R$ 20 mil todas as unidades que oferecem Ensino Fundamental que alcançaram as metas estabelecidas pela Secretaria da Educação (Seduc) no Ideb de 2011 e que foram calculadas com base no índice divulgado em 2009. O mesmo valor foi concedido a 30% das escolas de Ensino Médio de cada Subsecretaria Regional de Educação que tiveram os maiores resultados na avaliação aplicada aos estudantes da 3ª série e que serviu para embasar o Idego. No caso das unidades que atendem estudantes das duas etapas e que atingiram as respectivas metas, o prêmio chegou a R$ 40 mil.

quarta-feira, maio 15, 2013

Goianos dizem não à unificação do ICMS em Brasília


O vice-governador José Eliton declarou nesta quarta-feira, dia 15, em Brasília, durante marcha contra a proposta que tramita no Congresso Nacional proposta pelo governador Marconi Perillo que Goiás não pode aceitar a aprovação do projeto de lei que unifica a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 7% para 4%, o que acabaria com a possibilidade de ofertar incentivos fiscais para atrair novas empresas e indústrias para Goiás.

Em seu discurso, José Eliton se mostrou preocupado com a aprovação do projeto, que pode “arrasar” a economia goiana. “Caso esse projeto que tramita no Congresso Nacional seja aprovado, nós teremos a criação de dois países. O Brasil rico e próspero no Sul e Sudeste, e o Brasil atrasado e subdesenvolvido no Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, afirmou o vice-governador.

Estudo apresentado pelo secretário estadual da Fazenda, Simão Cirineu, apontou que Goiás perderia R$ 2,54 bilhões em sua receita por ano com a aprovação da unificação do ICMS e o fim dos incentivos fiscais. José Eliton disse que os goianos mostraram sua preocupação e acreditam na sensibilidade do Congresso e da presidente Dilma Rousseff para evitar a unificação do ICMS.
“Por isso viemos aqui. É Goiás mostrando sua força, sua voz, fazendo com que o Brasil nos escute a dizer que nós não queremos nada mais do que aquilo que achamos justo, que é o direito de crescer”, enfatizou José Eliton. A comitiva goiana foi recebida no Senado pelo presidente da Casa, Renan Calheiros e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves.

Proposta

O ICMS é o percentual aplicado no valor do imposto arrecadado pela circulação de mercadoria e prestação de serviços de transporte. Com a proposta, os goianos que foram nesta quarta-feira a Brasília alegam que os produtos fabricados em Goiás chegariam às outras regiões sem condições de ter um valor competitivo. Segundo a comitiva goiana, o mesmo aconteceria com o que é produzido no Nordeste e Norte do Brasil.

A nova alíquota do ICMS seria de 4% para todos os Estados, sem possibilidade de criação de incentivos fiscais para atrair novas empresas, como tem feito o Governo de Goiás. A proposta prevê a criação de um Fundo de Compensação do ICMS, do qual o Estado receberia R$ 1,375 bilhão, o que é considerado insuficiente pelo governador Marconi Perillo para compensar as perdas com a queda da arrecadação que aconteceria com a aprovação da proposta no Congresso.

Pelo atual projeto, Goiás, Pernambuco, São Paulo, Rondônia, Paraíba, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina e Espírito Santo teriam suas receitas reduzidas. Mas há uma variação no valor repassado pelo Fundo de Compensação a cada estado, o que pesaria mais na conta de Goiás, Espírito Santo e Santa Catarina. Os dados são do estudo apresentado pela Secretaria de Estado da Fazenda.

segunda-feira, abril 22, 2013

Governo Itinerante realiza 39 mil atendimentos

Quatro dias de serviços e mais de 39 mil atendimentos prestados na Praça da Feira do Setor Morada do Sol. Esse é o balanço da primeira edição da nova fase do Governo Itinerante, que movimentou a Região Noroeste de Goiânia de 18 a 21 de abril. A iniciativa, além de levar até os moradores serviços de todos os órgãos estaduais de maneira rápida e eficiente, também possibilita que o governo preste contas à população, entregue benefícios e anuncie obras e investimentos. Na tenda da Secretaria da Saúde, por exemplo, foram registrados oito mil atendimentos. O estande da Segplan registrou 7,6 mil atendimentos e o da Polícia Militar Ambiental, seis mil atendimentos. Os serviços prestados pelo Detran ultrapassaram 3,5 mil.

De acordo com o secretário de Articulação Institucional, Daniel Goulart, responsável pela coordenação do Governo Itinerante, o programa é uma forma de aproximar os serviços públicos essenciais e obrigatórios prestados pelo Estado do cidadão. “É uma ação que aproxima o Governo da comunidade e promove a transformação, a inclusão social e a mais qualidade de vida. Desde que foi criado, em 2001, o Governo Itinerante é o contato mais eficiente entre o governo e a população. Em todas as 51 cidades pelas quais passou, o programa foi sucesso comprovado pelos números de procedimentos realizados e pela satisfação que proporcionou aos beneficiados. E na Região Noroeste não foi diferente”, disse. Daniel Goulart afirma ainda que, nas edições deste ano, o governo vai deixar um serviço fixo em cada região visitada pelo programa. Na Região Noroeste da capital está sendo finalizada a unidade do Vapt Vupt do Shopping Mangalô, no Setor Morada do Sol.

Além dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado, a edição contou com a participação de órgãos parceiros. Foram levados à localidade serviços básicos e essenciais para a população, como emissão de documentos, emissão de boletos do Detran, cadastramento eleitoral e transferência de título de eleitor, mudança de regime de casamento, consultas oftalmológicas, vacinação, cadastro para o Passe Livre Estudantil e estágio, reconhecimento de paternidade, formalização para empreendedores individuais, dentre outros. A comunidade também participou de palestras, apresentações culturais, cursos e orientações sobre diversos temas.

A próxima edição do Governo Itinerante será em Aparecida de Goiânia no dia 8 de maio. Em seguida, o programa chega a Águas Lindas, de 16 a 19 de maio. A partir daí, as edições serão semanais, levando para a população de todo o Estado serviços e benefícios. 

quarta-feira, janeiro 23, 2013

Governo e OVG realizam a inclusão de novos bolsistas

A OVG realiza amanhã a cerimônia de inclusão de novos beneficiários ao Programa Bolsa Universitária.  No total, 7.952 estudantes passarão a receber o benefício. Destes, mil receberão a bolsa integral e 6.952, a parcial. Os números incluem universitários de todo o Estado. A solenidade para assinatura dos contratos será  no Centro de Convenções de Goiânia, às 9 horas. 

quinta-feira, dezembro 27, 2012

Redução da criminalidade é meta do governo para 2013

Os investimentos na valorização do policial, infraestrutura e ações na área de Inteligência foram definidos pelo governador Marconi Perillo como os principais projetos para a área de Segurança Pública em 2013. Em entrevista coletiva, concedida na manhã desta quinta-feira (27) no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, ele também falou do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Estado nessa área.
 
Marconi pontuou que investigações relativas ao assassinato de moradores de rua e do cronista esportivo Valério Luiz estão avançadas e somente serão apresentadas quando os delegados responsáveis tiverem plena convicção da autoria. Em relação a esses inquéritos, Perillo informou que tem cobrado do secretário de Segurança Pública e Justiça e delegados da área para agilizar as investigações, mas sem comprometer a qualidade do trabalho. Segundo ele, o inquérito não pode ser concluído sem que o delegado tenha absoluta convicção, pois caso contrário ao chegar ao Poder Judiciário o processo será prejudicado.
 
O governador argumentou que a área de segurança pública é extremamente sensível e que se deve investir principalmente em ações voltadas ao setor de Inteligência. Entre as medidas implementadas pelo Governo do Estado está a instalação de bloqueadores de celulares que impedem o controle do tráfico e de assassinatos comandados de dentro dos presídios. A transferência de presos para presídios de segurança máxima de outros estados também está sendo realizada. Ele destacou que essas ações não podem ser anunciadas rotineiramente, pois essa publicidade pode prejudicar o trabalho.
 
Investimentos
Perillo lembrou ainda dos investimentos que o Estado está fazendo na valorização do profissional da Segurança Pública e na infraestrutura das unidades. Exemplo deste último é a troca de toda a frota da Polícia Militar por veículos mais modernos e mais velozes. São 1,9 mil viaturas que estão sendo trocadas por viaturas zero quilômetro.
 
Outro destaque é o pacote de projetos enviados para a Assembleia Legislativa e já aprovado. Os projetos instituem promoções, abertura de novas vagas, concurso e prêmio para os policiais que cumprirem metas estabelecidas em relação a homicídios, furtos, drogas e etc. "Nós teremos no ano que vem recursos que serão pagos diretamente aos policiais que tiverem o melhor desempenho no decorrer do ano, isso em relação a esses indicadores. É uma competição saudável pela redução da criminalidade no nosso Estado e para garantir inclusive a sensação de segurança da população", expôs o governador.
 
 

segunda-feira, dezembro 10, 2012

Salário de servidores públicos será liberado dia 20

O Governo do Estado anunciou que vai liberar o salário dos servidores públicos no próximo dia 20 de dezembro. A seguir, leia a nota do governador Marconi Perillo:
 
"Aos servidores do Estado de Goiás,
em reunião na manhã de hoje com o secretário da Fazenda,  dr. Simão Cirineu, determinamos que o pagamento do mês de dezembro ao funcionalismo público do Estado seja feito no próximo dia 20, quinta-feira, para que todos possam desfrutar das festas e celebrações de fim de ano já com seu salário na conta.
 
Este pagamento adiantado torna-se possível graças a um grande esforço do Governo do Estado e representa, para nós, atendimento atencioso ao comércio e uma justa homenagem que prestamos a todos os nossos estimados servidores.
 
Com os votos de Feliz Natal, Boas Festas e um 2013 de grandes realizações,
 
Governador Marconi Perillo."
 
 

quinta-feira, dezembro 06, 2012

Governo de Goiás anuncia repasse de R$ 1 milhão à Santa Casa

Na manhã desta quinta-feira (6), ao participar da abertura da Feira da Solidariedade, o governador Marconi Perillo e a presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Valéria Perillo, anunciaram o repasse de R$ 1 milhão à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia.
 
Este ano, o governador decidiu canalizar os recursos comumente empregados para o apoio estrutural e financeiro do evento, para a unidade hospitalar. Medida validada pelo arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom Washington Cruz e pelos organizadores da feira.
 
Durante a solenidade, Marconi Perillo anunciou que vai estudar formas de contribuir sistematicamente com a unidade, a partir do ano que vem. "A Santa Casa de Misericórdia precisa de apoio, pois as demandas são muito grandes e é preciso melhorar sua estrutura operacional. No próximo ano, vamos estudar o que será possível fazer para que a unidade alcance sua autossuficiência e produtividade, a fim de comprar equipamentos e atender a um número maior de pessoas", declarou. O governador adiantou que no próximo ano estão previstos investimentos na ordem de R$ 1,3 bilhão na área de Saúde.
 
A Feira da Solidariedade, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, disponibiliza até o próximo domingo (9) produtos para a venda na área alimentícia, de confecção e artesanato.