O Governo de Goiás inovou ao implantar as Áreas Integradas de Segurança na capital, Goiânia. A medida visa aglutinar as forças policiais compostas pelas polícias Militar e Civil, trabalhando conjuntamente para combater a criminalidade em regiões pré-definidas.
A capital foi dividida em sete Áreas Integradas de Segurança, sendo as seguintes: Central, Noroeste, Norte, Sudoeste, Oeste, Sul e Leste. Desde maio de 2013, a Segurança Pública goiana tem trabalhado, em um primeiro momento, no mapeamento do perfil criminal de cada região. Com base no levantamento, as forças policiais têm traçado metas a serem atingidas tendo em vista a redução de tais índices de criminalidade.
Na tarde desta terça-feira, dia 9, o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita, coordenou uma reunião geral com os oficiais e comandantes de áreas integradas para traçar as novas metas a serem perseguidas no próximo trimestre.
Durante a reunião, foram apresentados os primeiros índices alcançados neste primeiro trimestre de 2013. “As metas a serem perseguidas são relativas prioritariamente à redução de homicídio e roubo de veículos. Está sendo apresentado hoje um plano de ação integrada que nos permitirá alcançar tais metas. Para isso, estamos traçando ações específicas para combater a criminalidade em cada uma das áreas definidas”, declarou o secretário de Segurança Pública, Joaquim Mesquita.
A Região Noroeste, considerada uma das maiores em índices de homicídio, conseguiu reduzir em 20% a ocorrência do crime nos primeiros três meses do ano. Conforme explica o comandante do 13º Batalhão da PM, tenente coronel Luiz Antônio Raiza, fazem parte da Região Noroeste da capital 178 bairros. No bimestre maio e junho foram reduzidos 12% o furto de veículos e 44% o tráfico de drogas. As polícias envolvidas no trabalho conjunto das áreas integradas realizaram 1.489 abordagens; 1.785 visitas comunitárias, recuperou 92 veículos e recapturou 38 foragidos da Justiça. “A meta deste primeiro trimestre era reduzir o crime de homicídio. Houve mês em que superamos a meta, mas no cômputo geral, atingimos os 20% de redução previstos”, afirmou o comandante.
FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/seguranca-publica-apresenta-primeiros-indices-das-areas-integradas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário