Mostrando postagens com marcador Notícia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Notícia. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, novembro 06, 2013

Aldeia do Papai Noel terá o dobro do tamanho do ano passado

A Aldeia do Papai Noel da Campanha Show de Natal, realizada pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e o Governo do Estado, será maior que as edições anteriores. A tenda, um dos pontos de referência do projeto, terá este ano 4,2 mil m², o dobro do tamanho da cobertura utilizada no ano passado. O visitante terá a oportunidade de apreciar cenários temáticos, como a Casa do Papai Noel, presépios com bonecos ilustrando o nascimento de Jesus Cristo, a praça de alimentação e outras atrações preparadas especialmente para as crianças.

O projeto natalino da OVG se estenderá por toda a Praça Cívica, com iluminação em led imitando neve nas árvores da praça. Milhares de micro lâmpadas espalhadas nos prédios públicos vão compor um cenário festivo e alegre no local, que será palco de apresentações teatrais, musicais e de dança. A iluminação será inaugurada no dia 6 de dezembro e a programação se estenderá até o dia 25. Todas as atrações serão gratuitas.

Histórico
Desde 1999, no mês de dezembro, a Praça Cívica, no Centro de Goiânia, recebe uma decoração natalina especial e a Aldeia do Papai Noel se torna uma atração para as famílias goianas. Todos os detalhes são preparados com muito carinho para emocionar e manter viva a magia do Natal. Ao longo do mês também são distribuídos brinquedos para crianças de todos os municípios goianos.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/aldeia-do-papai-noel-na-praca-civica-sera-ampliada/

quinta-feira, outubro 31, 2013

Governador inaugura Vila Cultural Cora Coralina

O governador Marconi Perillo inaugurou, na manhã desta quinta-feira, dia 31,  a Vila Cultural Cora Coralina  e, também, a exposição Goiânia 80 anos, uma mostra audiovisual dos eventos marcantes da história da capital, destacando a coletânea de livros, jornais e revistas antigos que a documentam. A Vila Cultural Cora Coralina, foi construída pelo governo estadual por meio da Goiás Turismo, no centro de Goiânia, num quarteirão triangular formado pelas Ruas 23 e 3 e pela Avenida Tocantins.

No local já estava construído o Teatro Goiânia. Atualmente o teatro integra a Vila constituída por um auditório, um pavilhão para exposições e um amplo espaço remodelável para atender às mais diversas atividades artísticas e culturais, elaborado a partir do conceito de multiutilidade. Esta sala recebeu o nome  de João Bennio, homenagem ao grande cineasta goiano.

“No momento em que comemoramos os 80 anos de Goiânia, quis expressar nesta obra – a Vila Cultural Cora Coralina – nosso reconhecimento ao legado da antiga capital Vila Boa, batizando o espaço com o nome da poeta que nos fez globais. Nossa gratidão aos muitos que trabalharam para erguer  a capital e nossa homenagem aos artistas e intelectuais que multiplicaram o brilho de uma herança pródiga”, escreveu o governador em sua apresentação ao catálogo da exposição.

Após desatar o laço da fita inaugural, sob as bênçãos do padre missionário redentorista Wellington Silva, o governador percorreu todas as dependências da Vila, assistiu a um documentário sobre Cora Coralina, visitou a exposição “Goiânia 80 anos” e, por fim, fez um pronunciamento aos presentes.

Antes disso, o governador ouviu discursos de agradecimentos. O escritor Geraldo Coelho Vaz, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Goiás, falou em nome da intelectualidade goiana. Ele lembrou que, anos atrás, junto com o então deputado federal Barbosa Neto, recebeu do governador Marconi Perillo o compromisso de construir a Vila, uma obra que, à parte formar um belo conjunto arquitetônico com o Teatro Goiânia, contribui para a revitalização do Centro da cidade.

O professor Nion Albernaz discursou em nome da família de Cora Coralina. Ele é sobrinho-neto da poeta e foi como parente dela que  discursou para agradecer a homenagem. “Ela não via os berços e os muros de Goiás, ela os sentia; e, ao sentir, traduzia este sentimento em palavras, que formaram os poemas que encantam a todos nós”, completou Nion, sintetizando a poesia de Cora.

Em seu discurso, o governador declarou que “No dicionário de Cora Coralina o substantivo Carinho ocupava um espaço muito especial”.  Segundo Marconi, “ela punha carinho no cultivo de suas avencas, com todo carinho cuidava de seus doces, carinhosamente ia catar suas metáforas, e com muito carinho escrevia seus poemas”. Assim, emendou o governador, “nesta obra da Vila Cultural Cora Coralina o Governo do Estado colocou empenho, atenção e, principalmente, muito carinho”.

Logo depois Marconi Perillo assinou ofício de encaminhamento à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás de projeto de lei dispondo sobre homenagens a vultos da cultura goiana. Já o secretário de Cultura, Gilvane Felipe, anunciou que a gestão do espaço será transferida para uma Organização Social de Interesse Público com atuação na área cultural. A exposição Goiânia 80 anos estará aberta ao público a partir de amanhã.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/governador-inaugura-vila-cultural-cora-coralina/

quarta-feira, outubro 30, 2013

Variação de preços de produtos para Dia de Finados chega a 110%

Com a proximidade do Dia de Finados no próximo sábado, dia 2, a tradicional procura por produtos como velas, flores e coroas levou o Procon a visitar 13 estabelecimentos comerciais em Goiânia, sendo oito supermercados e cinco floriculturas próximas aos cemitérios para fazer pesquisa de preços com o objetivo de orientar os consumidores. Foram consultados 19 itens.

Noventa e cinco por cento deles, à exceção das velas,  tiveram aumento bastante expressivo, se comparado o preço médio praticado em novembro de 2012 com o atual. A diferença pode chegar a 50%.

É o caso da coroa de flores pequena que no ano passado custava R$ 100 e, hoje, o preço médio é de R$ 150. O vaso de crisântemos, que era comercializado ao preço médio de R$ 9,60 em novembro do ano passado, é vendido hoje, em média, a R$ 13,80, aumento de 43,75%. Oscilando 30,77%, o botão de rosa passou de R$ 2,60, para R$ 3,40. A vela nº 8 com oito unidades da marca São Tarcísio registrou alta de 16,11%, passando de R$ 5,36 em outubro de 2012, para R$ 6,22 atualmente.

Variações
A vela sete dias da marca São Tarcísio foi o produto que teve a maior variação entre menor e maior preço, chegando a 109,87%, sendo encontrado de R$ 3,95 a R$ 8,29. O vaso da azaleia foi encontrado de R$ 15 em 2012 e R$ 30 neste ano, aumento de 100%.

O botão de rosa foi encontrado ao menor preço de R$ 3, enquanto o maior preço chegou a R$ 5, variação de 66,67%. Já o reajuste do vaso de violeta chegou a 40%, com preços variando de R$ 5 a R$ 7. Na coroa grande, a diferença foi de 25%, com o menor preço de R$ 200, e o maior de R$ 250.

Como a intenção da pesquisa é proporcionar economia, a recomendação do gerente de Pesquisa e Cálculo, Gleidson Tomaz, é comprar antecipadamente pois a demanda ocasionada no Dia de Finados poderá encarecer os preços dos produtos. “O ideal seria que o consumidor adquirisse esses produtos antecipadamente. Em relação às velas, por exemplo, evitar comprar dos vendedores ambulantes que geralmente cobram até cinco vezes mais do que os supermercados. Em relação às flores, também é possível comprar um dia antes, inclusive na pesquisa do Procon há dicas de como conservá-las para que seja utilizado no Dia dos Finados. Outra dica é evitar comprar no feriado porque, com certeza, a demanda será muito grande e os preços tendem a subir ainda mais, prejudicando o bolso dos consumidores”, diz. Acesse a planilha de preços e o relatório dos estabelecimentos visitados que contém dicas de conservação de flores.

Assistência funerária
Em relação às ofertas de planos de assistência funerária, o Procon alerta que os consumidores evitem fazer contratação nesse momento. Se há interesse nesse tipo de serviço, a orientação é procurar posteriormente um estabelecimento adequado, analisando cuidadosamente cada cláusula do contrato, principalmente aquelas que estabeleçam multas em caso de desistência.

O órgão de defesa do consumidor ainda informa que os atendentes estão aptos a esclarecer qualquer dúvida contratual. O documento pode ser levado para casa antes de ser assinado. Pode-se ainda consultar se o nome da empresa consta no cadastro de reclamações junto ao Procon.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/esperando-link-da-pesquisa-variacao-de-precos-de-produtos-para-dia-dos-finados-chega-a-110/

terça-feira, outubro 29, 2013

Governador vistoria obras de saneamento na Região Noroeste

O governador Marconi Perillo esteve, na manhã desta terça-feira, dia 29, vistoriando várias frentes de obras na Região Noroeste de Goiânia e, num pavilhão armado ao lado de uma delas, assinou ordens de serviço. O governador foi ver de perto as obras de construção de redes de esgoto sanitário que, quando concluídas, em 2014, vão beneficiar uma população de 194,5 mil habitantes  distribuídos em mais de 60 mil residências nos 22 bairros que compõem aquela que é uma das mais populosas regiões da capital.

Marconi vistoriou obras no Parque Tremendão, Jardim das Hortências e Jardim Nova Esperança. O governador foi ver de perto o início da abertura de valetas por onde passaram os canos da coleta de esgoto. Cumprimentou operários e transeuntes e posou para fotos com populares.

O governador também assinou ordem de serviço à Saneago para que inicie a implantação do Interceptor Caveirinha, no Jardim Nova Esperança. Trata-se de um emissário que vai transportar o esgoto coletado de 22 bairros até a Estação de Tratamento de Esgoto Hélio Seixo de Brito. O interceptor terá 3.750 metros e vai custar R$ 6,8 milhões, financiados pela Caixa Econômica Federal com recursos do FGTS.

Atualmente, 80% da população de Goiânia é atendida com coleta, transporte e tratamento de esgoto. São seis estações distribuídas por várias regiões, sendo a maior delas a ETE Hélio Seixo de Brito, às margens do Rio Meia Ponte no bairro Goiânia II. Com as obras em andamento e em fase de contratação, principalmente as que vão contemplar a Região Noroeste da capital, o índice de atendimento chegará a 93%. As obras do Noroeste representam um incremento de 15%. Com isso, o governo estadual supera largamente a meta do Governo Federal, que prevê atingir em 2030 o percentual de 78%.

A rede coletora a ser implantada até 2014 na Região Noroeste  terá quase 603 quilômetros de comprimento, o equivalente a uma tubulação que saísse de Itumbiara até Porangatu, unindo os dois extremos do Estado de Goiás. As várias obras de construção e ampliação dos sistemas de água e de coleta e tratamento de esgotos somam custos em mais de R$ 1 bilhão, com recursos provenientes do Tesouro Estadual, dos próprios cofres da Saneago e do Governo Federal, via PAC ( 1 e 2), FGTS, BNDES e Orçamento Geral da União.

A um passo da universalização

Fazendo-se acompanhar do presidente da Saneago, José Gomes Rocha e de toda a diretoria daquela Companhia, o governador também recebeu a visita da superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Marise Fernandes Araújo, que, na ocasião, discursou em nome do Governo Federal. Marise serviu-se da oportunidade para anunciar que     a CEF voltará a financiar a Saneago. Há mais de 15 anos a CEF não liberava recursos para a estatal goiana. O governador assinou ainda termo de compromisso com a CEF para financiamento de obras de saneamento em municípios com mais de 50 mil habitantes e ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Goiânia. Para essas obras, a Caixa deverá alocar recursos da ordem de R$ 98 milhões.

Após os discursos de agradecimentos dos vários presidentes das associações de moradores da Região Noroeste, o governador fez uso da palavra. Discursando de improviso, Marconi lembrou que, antes da sua gestão, não existia sequer estação de tratamento de esgoto em Goiânia. A primeira rede de coleta foi construída durante a gestão de Henrique Santillo, mas o material coletado era despejado nos rios e córregos.

“Saltamos de nove para 70 estações de tratamento de esgoto em Goiás e estamos universalizando o tratamento e a coleta de esgoto na cidade de Goiânia. São obras que representam investimentos na saúde preventiva”, afirmou o governador”. Após discorrer sobre o resgate de todos os compromissos firmados com a população da Região Noroeste, o governador encerrou o seu discurso: “Estamos muito felizes porque o ritmo do governo continua muito forte”.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/governador-vistoria-obras-de-saneamento-na-regiao-noroeste/

terça-feira, outubro 22, 2013

Marconi: Reforma Administrativa irá reduzir despesas e abrir espaço para novos concursos

O governador Marconi Perillo está vistoriando obras em todo o Estado. Marconi visitou a duplicação da GO-403, que liga Goiânia a Senador Canedo. Nos 13 quilômetros da rodovia, o Estado investe R$ 37,39 milhões na nova pista e na construção de um viaduto no trevo de acesso à GO-537, ligação entre a capital e Silvânia.

Acompanhado de comitiva, o governador ouviu dos técnicos responsáveis pela obra que a meta é entregar o viaduto até o final do ano. A pavimentação está dentro do cronograma estabelecido entre a empresa construtora e a Agetop.  Até janeiro, a duplicação  da GO-403 deve ser entregue completamente pronta.

No canteiro de obras da construtora, o governador concedeu entrevista coletiva à imprensa. Marconi falou sobre os investimentos que o Estado faz na Região Metropolitana, abordou a Reforma Administrativa que está sendo encaminhada à Assembleia Legislativa e disse ser favorável à criação de novos municípios em Goiás.

A Reforma Administrativa já está pronta?
Marconi Perillo – Eu assinei a mensagem que vai extinguir seis secretarias, muitos cargos de direção superior e mais de três mil cargos comissionados, além de incorporar alguns órgãos. Uma parte neste ano e outra parte no curso do ano que vem. O objetivo principal é reduzir despesas, racionalizar a administração e abrir espaços para novos concursos.

O senhor espera obter o apoio necessário da Assembleia Legislativa para implementar esta reforma?
Marconi Perillo – Os deputados têm sido sempre colaborativos. Ninguém vai querer trabalhar contra as demandas da sociedade, que quer administrações cada vez mais enxutas e que ofereçam sempre melhores resultados. Nós estamos fazendo obras de qualidade, prestando serviços de qualidade. Goiás se transformou num canteiro de obras. O Estado presta serviços cada vez melhores. É claro que ainda temos deficiências, temos burocracia, mas queremos demonstrar também que ao lado de muitas realizações há o lado da racionalidade e da diminuição de despesas. Apesar das necessidades que temos de cargos comissionados, apesar de sermos um dos estados que têm um dos menores índices de cargos comissionados na relação cargo/efetivo, nós estamos mostrando ao Brasil que há um compromisso deste governo com a racionalização e a diminuição dos gastos. Nós não estamos apenas encaminhando este projeto de lei reduzindo despesas, estamos também reduzindo cargos. E olha que é um esforço muito grande. Nós vamos reduzir quase 40% dos cargos comissionados. Além disso, também vamos editar um decreto de contenção de gastos nas outras áreas.

Já existe um esboço deste decreto?
Marconi Perillo - Já existe, tanto em relação ao Projeto de Lei da reforma quanto em relação ao decreto. A Casa Civil tem todas as informações de forma transparente sobre os dois assuntos.

Qual a importância da duplicação da GO-403 para as pessoas que trafegam diariamente por esta rodovia?
Marconi Perillo – Ela é muito importante. Nós estamos procurando, dentro das grandes demandas por melhoria na mobilidade urbana, melhorar todas as rodovias importantes do Estado, especialmente as de acesso a Goiânia e as rodovias do Entorno de Brasília. Na Região Metropolitana de Goiânia nós estamos duplicando praticamente todas as rodovias, construindo ciclovias, em alguns casos pistas para pedestres, como foi o caso da rodovia para Trindade e fazendo iluminação noturna, não só nas rodovias estaduais. Nós acabamos de fazer um convênio com o Dnit e vamos iluminar a pista que liga Aparecida de Goiânia até a saída para Brasília. É uma obra federal que o Estado assume e vai pagar. Também já solicitei à Agetop a realização do projeto executivo para a iluminação do trecho entre Goiânia e Anápolis na BR-153.

Há um grande trabalho de divulgação das obras do governo em Goiânia. Esta é uma tentativa de se criar uma agenda positiva para a capital?
Marconi Perillo – Isso faz parte da rotina da administração. Na própria constituição está estabelecido que os governos têm que informar a população, prestar conta dos serviços e das obras que são executadas. Nós estamos dando publicidade ao que fazemos. Este é um princípio da administração pública. Não há como dar publicidade de obras e benefícios apenas através do Diário Oficial. O princípio da publicidade existe para que a gente possa comunicar às pessoas o que está sendo feito. É impossível para uma pessoa que viva na Região Noroeste tomar conhecimento de uma obra que esteja sendo realizada na Região Leste. O que nós estamos fazendo, portanto, é dar publicidade, obedecendo esse princípio da administração pública. Porque senão as pessoas não vão perceber que o governo está resgatando o seu projeto, está cumprindo os seus compromissos de campanha, está cumprindo com a sua palavra. Para que os cidadãos sejam informados, nós estamos andando, mostrando através da mídia espontânea e ao mesmo tempo celebrando os 80 anos de Goiânia, mostrando a todos o que estamos fazendo. E graças a Deus é muita coisa. Eu vi uma matéria que fala de investimentos do Estado na capital em torno de R$ 400 milhões. Mas aqui são só as obras rodoviárias e algumas obras da Educação. Se nós incluirmos os R$ 500 milhões aproximadamente de obras de saneamento e de água em Goiânia e Região Metropolitana, vamos chegar a quase R$ 1 bilhão. É o maior volume de obras realizadas por um governo na cidade de Goiânia. Se incluirmos a Região Metropolitana nós vamos chegar a um número ainda mais expressivo.

A Assembleia Legislativa vai começar a apreciar a emancipação de alguns municípios. Como o senhor vê a possibilidade de o Estado ganhar mais municípios?
Marconi Perillo – A melhor coisa que o parlamento brasileiro fez foi limitar a criação de novos municípios. Havia uma verdadeira farra de criação de novos municípios sem obedecer a critérios. Agora, o que vai acontecer é a realização de plebiscito para criação de alguns municípios obedecendo a rigorosos critérios. Em Goiás tem distrito que já é maior do que grande parte dos municípios existentes, como é o caso do Jardim de Ingá, pertencente a Luziânia, que é maior do que 80 cidades goianas. É um distrito que merece ser emancipado, assim como Girassol, em Cocalinho, o ABC na Cidade Ocidental, e Montes Altos, em Padre Bernardo. São todos distritos que justificam ser emancipados.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/marconi-vamos-reduzir-quase-40-dos-comissionados-com-a-reforma-administrativa/

segunda-feira, outubro 21, 2013

Marconi vistoria obras do Estado em Goiânia

O governador Marconi Perillo passou o dia de hoje vistoriando obras do Governo do Estado de Goiás em execução no município de Goiânia. O governador esteve em 10 canteiros de obras inspecionando de perto o andamento dos trabalhos e indagando a engenheiros e empreiteiros sobre detalhes técnicos. Marconi esteve o tempo todo acompanhado do vice-governador José Eliton Jr., do presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras Públicas e de vários secretários de estado. Um grande número de deputados e de vereadores goianienses acompanhou o governador em suas visitas.

O périplo teve início às 9 horas e terminou por volta das 16 horas. Começou pelo Hospital de Urgências da Região Noroeste – o HUGO 2 – na saída para Inhumas. Dali o governador e sua comitiva partiram para o trevo da GO – 070, prosseguindo, na sequência, até o novo trevo da GO – 060. Depois o governador percorreu o trecho duplicado da GO 040, saída para Aragoiânia e vistoriou os viadutos sobre a rodovia que dão acesso ao Madre Germana. Em seguida, visitou as obras da Escola Padrão Século XXI do Setor Pontal Sul e, na sequência, a Avenida da Paz, em Aparecida de Goiânia. Após vistoriar as obras do Centro de Referência e Excelência em Dependência Química – o Cedreq de Aparecida de Goiânia, o governador retornou à capital, para vistoria da duplicação da GO-020, saída para Bela Vista, passando depois pelo Autódromo Internacional de Goiânia, cujas obras de reconstrução tiveram início na semana passada. Por derradeiro. O governador visitou as obras de duplicação da GO 403, saída para Senador Canedo.

Segundo o presidente da Agetop, Jaime Rincón, “O governador Marconi Perillo realiza, hoje, o maior volume de obras da capital em toda a sua história”.

HUGO 2

O governador demorou-se na visita ao HUGO 2, cujas obras estão avançando freneticamente. Junto com o secretário da Saúde, Antônio Faleiros, Marconi percorreu todas as dependências dos edifícios que vão compor o complexo hospitalar. O prédio principal, de cinco andares, já está na última lage. As obras estão entrando na fase denominada de “acabamento”, ou colocação de revestimento e conclusão do sistema de drenagem pluvial. A pavimentação asfáltica das vias de circulação do pátio de estacionamento está em andamento.

A visita de Marconi foi marcada pela informalidade. O governador confraternizou com os operários, tomando o café da manhã com eles, tendo sido muito cumprimentado. Do alto do último piso, o governador pode contemplar todo o canteiro de obra. Uma obra que vai custar aos cofres estaduais R$57,5 milhões. Vai ser entregue em maio de 2014, devendo entrar em operação em no máximo, 60 dias após.

Sessenta  dias é o tempo estimado pelo secretário Antônio Faleiros para aparelhar totalmente o hospital. Segundo o secretário, o Estado vai, no próximo dia 31,  abrir licitação às Organizações Sociais que tenham interesse em operar o hospital por meio de contrato de gestão. “Tive o privilégio de construir o Hospital de Urgências de Goiânia durante minha primeira gestão como secretário de Saúde, no Governo de Henrique Santillo”, lembra Faleiros. “O Hugo é, hoje, uma referência em urgência e emergência para toda a região. Não tenho dúvida de que o Hugo 2, com 360 leitos, sendo 40 de UTI, vai contribuir, e muito, para a saúde dos goianos”, enfatiza. Segundo Faleiros, o novo hospital terá dez centros de cirurgia e uma ala de 13 leitos para tratamento de queimaduras, serviço ainda não oferecido pelo SUS em Goiás. O Hugo 2 terá capacidade para atender até mil pacientes por dia.

Falando à imprensa no local, o governador declarou que as obras são “um presente para o povo de Goiânia no seu aniversário de 80 anos”, sendo o conjunto dessas obras “o resgate de todos os compromissos assumidos no programa de governo”. A importância do Hugo 2 não está em ser um hospital a mais, porém pelo que representa no contexto geral da saúde pública em toda a Região Metropolitana de Goiânia. “O Hugo 2 significará a organização da prestação de serviço do governo estadual na área de saúde, será uma espécie de moderador, pois com esta obra vamos dar mais tranqüilidade ao trabalho que se realiza no Hugo 1, no Hospital de Urgência de Aparecida de Goiânia, no Hospital de Urgência de Trindade, no Hospital Materno Infantil, no HDT, no HGG e no CRER”, explicou o governador. “Todos esses hospitais”, prosseguiu, “estão passando por mudanças significativas, mas, com a construção do Hugo 2 e a operação dele a partir de maio do ano que vem, vamos ter mais leitos, mais médicos e mais UTIs disponibilizados”.

Obras rodoviárias

A construção de quatro viadutos, dois na saída para Trindade e dois na saída para Inhumas, compondo dois trevos distantes menos de 500 metros um do outro, visa desafogar o trânsito naquela região de Goiânia e eliminar zonas perigosas, onde acidentes vinham ocorrendo com assustadora freqüência.

O governador Marconi Perillo viu de perto o que já foi feito. Na GO-070, ele constatou que os dois viadutos já estão prontos. Os operários agora trabalham na passagem inferior, guarnecida com talude gramado. Até dezembro estarão concluídas as obras de acesso, retorno e rotatória superior. Está prevista a instalação de pórticos e a iluminação de todo o complexo. As vias terão sinalização horizontal e vertical, devendo ainda ser construída uma passarela de acesso ao Portal Shopping center.

No marco zero da GO-060, onde confluem as avenidas Anhanguera e Castello Branco, também já foram concluídos os viadutos, que passarão por cima de trincheiras guarnecidas por cortinas de concreto armado. A trincheira tem 320 metros de comprimento, estando já praticamente concluídas das cortinas que as guarnecem. O passo seguinte será o asfaltamento do piso da trincheira.

Já a duplicação da GO-040 até o Madre Germana já está concluída. Os viadutos de acesso ao Madre Germana I e II também já foram concluídos, faltando agora arrematar as obras e urbanização e jardinagem. O governador percorreu a pé os mais de 200 metros da pista rebaixada e examinou cuidadosamente os viadutos. Mostrou-se satisfeito com o que viu. As obras de duplicação da GO 040, com 7,5 quilômetros de extensão, custaram  R$11,5 milhões aos cofres públicos.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/marconi-vistoria-obras-do-estado-em-goiania/

quarta-feira, outubro 16, 2013

Investimentos do governo transformam a realidade da saúde em Goiás

O governador Marconi Perillo entregou um ônibus zero quilômetro ao Hemocentro para coleta externa de sangue e hemoderivados, no valor de R$ 632 mil. O ônibus, que vai rodar o Estado, foi adaptado para receber quatro doadores por vez e captar cerca de 100 bolsas de sangue por dia. Com isso, a expectativa da Secretaria da Saúde é a de um incremento de 900 bolsas de sangue por mês. Na mesma solenidade, realizada na manhã desta quarta-feira, dia 16, no pátio do Hemocentro, em Goiânia, Marconi entregou também seis veículos refrigerados aos municípios de Catalão, Ceres, Goiânia, Formosa, Porangatu e Quirinópolis para o transporte de sangue e hemoderivados. Além desses, outros três já estão em circulação nas cidades de Iporá, Rio Verde e Jataí. Os nove veículos foram adquiridos ao custo de R$ 585 mil.

Durante o evento, Marconi destacou as ações que o governo está realizando para transformar a realidade da saúde pública em Goiás. “Os governos federal, estadual e os governos municipais são responsáveis pela Saúde. E o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde, tem feito a sua parte e tem feito uma grande diferença. Nós estamos atuando em todas as áreas de responsabilidade nossa, mudando pra valer a qualidade do atendimento da saúde em nossos hospitais. Ainda neste mês, vou visitar as obras de melhoria Hospital Materno Infantil. Também vamos fazer uma vista ao Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia, agora já numa nova fase. Está programada para o próximo dia 21, uma visita às obras do Hugo 2.”

Em relação à construção do Hugo 2, Marconi afirmou que o cronograma está sendo antecipado. “Nós vamos inaugurar o Hugo 2 com tudo pronto para funcionar. Antes do final do primeiro semestre do ano que vem, o hospital estará funcionando. Com a entrega do Hugo 2, Goiânia estará muito bem servida de hospitais nas áreas de urgência, emergência e clínica geral. Nós teremos o Hugo 2, o Hugo, o HGG com novo CTI, o Huapa, o Crer, o HDT e o HMI.” O governador afirmou ainda que a licitação para a construção do Hospital da Mulher deverá ser publicada em dezembro deste ano, com a previsão de início das obras para fevereiro de 2013. O hospital será construído ao lado do Hospital Materno Infantil.

Marconi antecipou que na tarde desta quarta-feira, dia 16, irá à Santa Casa de Misericórdia de Goiânia para celebrar um convênio de quase R$ 20 milhões. Os recursos, de acordo com o governador, vão estruturar definitivamente o hospital e dar condições à Santa Casa para que ela receba mais convênios, especialmente do SUS, possibilitando a viabilização econômica da unidade de saúde. “O que o governo vai fazer é dar condições para que a Santa Casa possa sobreviver com as próprias pernas, a partir desse nosso apoio.”

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/investimentos-do-governo-transformam-a-realidade-da-saude-em-goias/

terça-feira, outubro 15, 2013

Empresas francesas poderão investir em Goiás

O governador Marconi Perillo voltou da Europa entusiasmado com a receptividade que teve.  E também com as boas perspectivas de atrair investimentos para Goiás. Durante duas semanas, a missão goiana se reuniu com empresários na Espanha, França e Portugal.  Foi, sobretudo, na França, em Paris, que o governador encontrou empresários dispostos a atrair em nosso Estado.

“E impressionante  quanto as pessoas lá fora apreciam o que está acontecendo em Goiás”, disse Marconi. “E impressionante  quanto é forte o interesse dessas pessoas pelo nosso Estado”, completou. O governador contou que, por onde passou, encontrou pessoas que investem ou vão investir em Goiás. “Todas ficam espantadas com a velocidade do nosso desenvolvimento”, reparou Marconi. “Encontrei pessoas que estiveram aqui, em Goiás, há 15 anos atrás e que ficam pasmas quando percebem o que está acontecendo”.

Segundo Marconi, um dado que impressionou fortemente os estrangeiros é a pujança do agronegócio no Centro-Oeste, sobretudo em Goiás. O agronegócio vai exportar mais 96 bilhões de dólares este ano. Segundo estimativas atuais, o Brasil terá, este ano, pouco mais de 2 bilhões de dólares no saldo da sua balança comercial, enquanto Goiás terá um superávit de 2,5 bilhões de dólares em sua balança comercial. “Nós estamos carregando o superávit do Brasil nas costas”, festeja o governador.

A missão do governador Marconi Perillo à Europa ensejou vários entendimentos com governantes e empresários europeus, mas teve como resultado mais consistente a adoção de uma nova meta externa para o Governo de Goiás, que deverá se concretizar em parceria com o setor privado. Nas palavras do próprio governador, “Goiás vai se transformar em referência brasileira e exemplo mundial de produção, consumo e exportação de energia limpa e renovável”.

Já está programado para 18 de março de 2014 um encontro de grandes negócios dos dois grupos empresariais, voltados para formação de parcerias, novos investimentos e contratos bilaterais de comércio exterior. O grande desafio é a promoção de uma rodada de negócios cujos parceiros já se conheçam.

Foi na Espanha que o governador confessou ter formado convicção de que a vocação para a produção de energia limpa e renovável será a grande contribuição goiana para um mundo sustentável. “Tenho afirmado em toda parte que Goiás tem um céu mais limpo e isto gera indagações sobre sustentabilidade nas pessoas. Se ainda estamos estruturando nossa matriz energética limpa e já sentimos a diferença, imaginem quando desenvolvermos mais este diferencial com a implantação de novas tecnologias”, diz o governador.

Marconi visitou grandes centros produtores de energia com tecnologia de armazenamento de calor solar e se disse convencido de que este é o melhor modelo para Goiás. O novo sistema será implantado junto às usinas de etanol para a produção e exportação de energia elétrica.

Oportunidades

São inúmeras as oportunidades de negócios para o investidor europeu. Na área energética, Goiás terá como meta a produção de 10 mil Megawatts de energia renovável. O Governo do Estado quer incentivar a operação das quatro plantas de produção de biodiesel já implantadas, além de incrementar com energia solar a cogeração em 21 usinas de etanol. Será uma mudança na matriz energética, utilizando tecnologia de armazenamento de calor para tornar perene o funcionamento das turbinas do etanol – que já são movimentadas quando há safra e produção de resíduo (bagaço) da cana.

Na próxima semana o governador Marconi Perillo assinará decreto criando grupo de trabalho para promover estudos e apresentar propostas de atração de investimentos do setor de energia solar para o Estado de Goiás, envolvendo sete secretarias e duas agências governamentais. O grupo incentivará entendimentos entre do setor de etanol com empresas europeias detentoras de tecnologia para produção de energia solar.

Um novo marco regulatório do setor ambiental obrigará todas as prefeituras do País a adotar, a partir de 2014, sistemas de tratamento de resíduos sólidos. O cumprimento da nova lei é considerado um bom negócio através de parcerias entre investidores, empresas especializadas e o setor público.

O governo estadual vai transferir o serviço de coleta e tratamento de esgoto para o setor privado. A concessão do serviço nas dez maiores cidades de Goiás já teve licitação concluída, mas com tendência de grande ampliação nos próximos anos.

Goiás e Distrito Federal formaram um consórcio para realizar o planejamento, financiamento e implantação de sistemas de abastecimento de água e de coleta, tratamento e transformação de resíduos sólidos nas dez maiores cidades do Entorno do Distrito Federal, entre elas cinco em território goiano. Águas Lindas, Valparaízo, Novo Gama, Luziânia e Cidade Ocidental formam, com as cidades satélites do DF, uma população estimada em 5 milhões de pessoas.

O Governo de Goiás está buscando operadores de crédito e financeiras internacionais para contratação de financiamento de 250 milhões de dólares para investimento no setor de saneamento e transporte público. O valor faz parte do limite de endividamento do Estado aprovado pelo Tesouro Nacional, com aval da União para as garantias do financiamento. Em números globais, o Estado de Goiás está contratando cerca de R$8 bilhões em crédito para investimentos nos projetos de infraestrutura.

Negociação com franceses

Uma parceria entre o Governo de Goiás e a Confederação Comercial e Industrial francesa resultou no agendamento de duas rodadas de negociação entre empresários goianos e franceses. O objetivo é fechar negócios bilaterais para importação, exportação, formação de parcerias e concretização de novos investimentos no Estado de Goiás.

O primeiro encontro será em Paris, envolvendo empresários goianos dos setores de bioenergia, agroindústria, farmoquímica, genética animal, gastronomia e as indústrias do turismo, da moda e da produção cultural. Parceiros europeus dos mesmos setores já agendaram visitas a Goiás para sondagem visando colaboração bilateral. A segunda rodada será programada em seguida para acontecer em Goiás.

Obras para o Entorno do DF

A Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT – e a Sudeco desenvolveram estudos de viabilidade e já concluíram, em cooperação com a empresa francesa Esgis Rail, o projeto executivo de uma linha de trem veloz entre Goiânia e Brasília, por onde trafegariam passageiros durante o dia e cargas no período noturno. O sistema será baseado em tecnologia de média velocidade (equipamentos que trafegam em velocidade média de 180 km) como forma de ser viabilizado economicamente. A decisão da obra foi tomada depois de estudos do IBGE projetarem, para o eixo Brasília – Goiânia, a evolução no sentido de se tornar o segundo maior mercado de consumo do País, com 20 milhões de pessoas. O projeto será submetido agora à Presidência da República.

O Governo de Goiás tenta parceria para implantação de transporte ferroviário de massa entre o município goiano de Luziânia e o centro da capital federal. O projeto, já em estudo pela ANTT, estima atender cerca de 250 mil pessoas que trafegam diariamente entre Luziânia e Brasília. O governador Marconi Perillo já realizou diversos encontros com o  ministro dos Transportes para viabilizar o projeto. Goiás e Distrito Federal têm igual interesse em sua concretização.

Uma obra de 1,5 bilhão de reais está prevista para estender o BRT de Brasília a Santa Maria até a cidade de Luziânia. A obra, na parte do Distrito Federal, já está em andamento e já houve liberação de recursos federais para a execução da parte goiana. A Secretaria de Transportes do DF e a Secretaria de Cidades de Goiás já iniciaram estudos técnicos para a concretização do projeto previsto para ser finalizado em cinco anos. Está concluído o projeto para extensão do metrô de superfície Norte/Sul de Brasília, que vai até Ceilândia, no Distrito Federal, até a cidade goiana de Águas Lindas. A parte da obra no Distrito Federal já está em andamento.

Empresas interessadas

ENDESA – Trata-se de um grupo empresarial de investimento, construção e operação de sistemas de transmissão de energia com forte presença nos países da América Latina, inclusive no Brasil e em Goiás. A Endesa criou uma nova subsidiária dedicada à produção e distribuição de energia renovável, coincidindo com a decisão do governo goiano de ampliar e incentivar os investimentos no setor. O grupo poderá migrar da Argentina para o Brasil a fim de escapar ao intervencionismo do governo argentino.

VEOLIA – Empresa francesa com atividade multinacional, operadora de sistemas de tratamento de água, esgotos e resíduos sólidos nos grandes centros de consumo em várias partes do mundo. No Brasil, atende a Petrobrás no tratamento de resíduos.

ABENGOA – Grupo espanhol com forte atuação no mercado latino-americano e asiático, especializado em produção e transmissão de energia, com avançada tecnologia em geração de energia elétrica com base no armazenamento do calor solar.  O grupo já está em negociação com as usinas de produção de etanol em Goiás, onde pretende instalar o primeiro projeto de geradores solares.

HIDROPLUZ – Subsidiária do grupo Vinci, formado pela união de franceses e suecos, especializada em saneamento público e construção de obras de saneamento. Foi programado um encontro da empresa com a Saneago e com a Secretaria de Agricultura de Goiás, com o propósito de ampliar projetos nos setores de abastecimento das cidades e irrigação de áreas áridas.

BBVA – Grupo financeiro com 150 anos de mercado, presente em 35 países, com 50 milhões de clientes, 120 mil empregados e receita de 50 bilhões de euros. O BBVA é sócio em 5% do Bradesco e tem investido no setor elétrico brasileiro, inclusive em Goiás. A organização opera em um mercado deprimido na Europa e, por isto, enxerga na América Latina o melhor ambiente do momento para novos negócios.

RATP – A RATP começou sua atuação com a implantação da linha 1 do metrô de Paris e hoje atende a 12 milhões de passageiros por dia. É o quinto operador mundial de sistemas de mobilidade. No Brasil opera a linha 4 de São Paulo e o projeto de Porto Maravilha, com linhas de VLT. Foi responsável pela implantação do primeiro metrô automático (sem operadores) na cidade de São Paulo.

IBERDROLA – Empresa especializada em produção de energia eólica e solar, com grandes investimentos no Brasil no setor de transmissão de energia elétrica.  A empresa está interessada em investir nos sistemas de transmissão de energia em Goiás, já que trabalha com 5% de queda na demanda por energia elétrica na Europa, ao mesmo tempo em que, em Goiás, apresenta um crescimento inverso (5% de aumento) na demanda por energia industrial.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/empresas-francesas-poderao-investir-em-goias/

quarta-feira, outubro 09, 2013

Potencial goiano impressiona empresários espanhóis

Empresários e representantes de investidores europeus compareceram ao seminário sobre oportunidades de investimentos em Goiás, liderado pelo governador Marconi Perillo em Madri, nesta quarta-feira, dia 9, último dia da missão goiana à Espanha. Acostumados com números negativos da crise europeia, muitos deles se manifestaram impressionados com os dados sobre a produção e o crescimento do Estado de Goiás – sempre acima da média brasileira.

Com a participação de membros da Embaixada brasileira em Madri, da Câmara de Comércio Brasil-Espanha e do Instituto Europeu de Comércio Externo, o seminário mostrou detalhes sobre os setores de maior potencial de investimentos em Goiás, como a produção de etanol, transformação de alimentos, mineração e obras de infraestrutura.

Elogiado pelo embaixador brasileiro na Espanha, Paulo Cézar de Oliveira, o governador de Goiás foi apresentado como comandante de uma transformação que lidera o Centro-Oeste e contribui para os índices nacionais de crescimento de forma consistente. Goiás já teve um superávit de mais de 2 bilhões de dólares na Balança Comercial até setembro deste ano. “É um dos mais arrojados gestores públicos que o Brasil dispõe”, disse o embaixador.

O evento despertou o interesse do jornal Expansion, especializado em temas da economia europeia, que anunciou a publicação de um caderno especial sobre Goiás, o que gerou interesse imediato da Endesa – empresa espanhola com largos investimentos em energia elétrica na América Latina, inclusive em Goiás.

A participação do governador Marconi, do secretário da Indústria e Comércio, Alexandre Baldi, e do presidente-executivo do Sifaeg/Sifaçucar, André Rocha, no seminário gerou muito interesse quanto à opção por produção de energia limpa e renovável. Marconi afirmou que esta será uma marca de Goiás: “Com o início das plantas de energia solar junto à cogeração das usinas de álcool, a abundância de energia hidráulica e a produção de biodiesel, Goiás será referência inquestionável em crescimento sustentável baseado em energia limpa.”

O diretor do IE Business School, Antônio Montes, destacou que os europeus “direcionam claramente seus investimentos para projetos que tenham sustentabilidade e qualidade ambiental”. O atrativo goiano também foi elogiado pelo presidente da Câmara de Comércio Brasil-Espanha – José Gasset. Para ele, os números de Goiás impressionam e, certamente, farão diferença na escolha do mercado europeu por novas opções de investimentos”.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/potencial-goiano-impressiona-empresarios-espanhois/

terça-feira, outubro 08, 2013

Marconi busca em Madri financiamentos para projetos em infraestrutura

Em busca de novos investimentos, a missão do Governo de Goiás na Europa visitou nesta terça-feira, dia 8, o Banco BBVA – empresa com 150 anos, presente em 35 países, com 120 mil empregados, carteira de 50 milhões de clientes e receita de 50 bilhões de euros. Marconi Perillo conversou, em especial, sobre dois temas: a possibilidade de financiamento de projetos de investimento em infraestrutura, de R$ 500 milhões, e de alongamento das dívidas externas do Estado de Goiás, com volume de R$ 1,8 bilhão. O governador conta com aval prévio e garantia da Secretaria do Tesouro Nacional do Brasil, o que abre caminho anteriormente restrito para financiamentos externos.

O BBVA é sócio de 5% do Bradesco e tem investido no setor elétrico brasileiro, inclusive em Goiás. O Banco aposta na globalização, e tem aumentado as parcerias na América Latina. O BBVA enfatiza o que considera seu grande trunfo: esteve longe dos escândalos que atingiram as instituições financeiras europeias no início da recente crise mundial. Segundo o diretor de Relacionamento do banco, Alejandro Moreno Alonso, o BBVA foi o único grande agente financeiro no continente que não se envolveu em escândalos.

De acordo com Moreno Alonso, na Europa a organização trabalha com um mercado em crise, mas enxerga na América Latina um melhor ambiente para novos negócios, especialmente nas áreas de exportação, saneamento básico, construção de hospitais e pontes.

Hoje, o Estado de Goiás soma cerca de R$ 8 bilhões em operações de crédito, incluindo um lastro ainda em aberto para contratação de 250 milhões de dólares. Quanto ao alongamento das dívidas, Goiás espera ampliar os prazos e estabelecer carência para a retomada dos investimentos externos para R$ 1,8 bilhão.

O governador explica que a opção do Governo de Goiás de buscar novas fontes de financiamento externo deu-se em função de que o Estado elevou seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB). Desse modo, Goiás deixou de atender as condições para financiamentos de instituições como Banco Mundial e Banco Interamericano, que priorizam investimentos em países e regiões com perfis de menor estágio de desenvolvimento.

O encontro serviu para a definição de uma agenda de trabalho entre representantes do Estado de Goiás e técnicos do BBVA, responsáveis por financiamentos para a América Latina. Os técnicos do banco se interessaram pelos números apresentados pelo governador, como a produção de 10 mil MW de energia limpa em Goiás, e foram informados de futuras plantas de biodiesel em Goianésia – acertadas no início da semana com a empresa espanhola Abengoa, para a implantação de sistemas de produção de energia solar.

Perillo esteve ainda, no início da manhã, na sede da Iberdrola, empresa especializada em produção de energia eólica que já atua no Brasil no setor de transmissão de energia elétrica. O governador apresentou dados sobre investimentos públicos e privados em Goiás, como forma de abrir caminho para novos negócios do grupo no Estado.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/marconi-busca-em-madri-financiamentos-para-projetos-em-infraestrutura/

segunda-feira, outubro 07, 2013

Contribuintes já quitaram R$ 11 milhões pelo Recuperar

A Secretaria da Fazenda alerta os contribuintes com débitos de ICMS, IPVA e ITCD  que termina na próxima sexta-feira, dia 11, o prazo para adesão ao Programa Recuperar com os maiores descontos: 100% dos juros e multas; 50% da correção monetária e 97% das multas formais. A partir dessa data a redução será menor, destaca o gerente de Recuperação de Créditos (Gerc) da Sefaz, José Ferreira de Sousa.

Cerca de 6,5 mil contribuintes já aderiram ao Recuperar  até a última sexta-feira, dia 4, e quitado quase R$ 11 milhões em dívidas, sendo R$ 8 milhões de ICMS, R$ 2,5 milhões de IPVA e quase R$ 400 mil de ITCD  (imposto sobre bens ou herança, diferença de partilha ou doação). Quanto ao número de contribuintes que pagaram as dívidas mais de 4.800 são devedores do IPVA; 1.630, de ICMS e dez, de ITCD. Os dados foram divulgados pelo gerente José Ferreira, que prevê aumento das adesões até sexta-feira.

Adesão
A adesão ao Recuperar teve início há uma semana e vai até 20 de dezembro. As dívidas podem ser pagas à vista ou parceladas em até 60 meses. A Sefaz estima que o programa beneficie cerca de 190 mil contribuintes, sendo 30 mil devedores de ICMS, 157 mil devedores de IPVA e 1,1 mil de ITCD. O fato gerador do tributo deve ter ocorrido até 31 de julho de 2013.

Para aderir, o contribuinte pode procurar uma das 12 Delegacias Regionais de Fiscalização, a Gerc, no complexo fazendário ou acessar o site da Secretaria da Fazenda, www.sefaz.go.gov.br. No banner do Recuperar, no site, o contribuinte confere a tabela com os descontos, imprime o DARE para pagamento à vista e parcela a dívida.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/contribuintes-ja-quitaram-r-11-milhoes-pelo-recuperar/

Marconi busca investimentos para transformar Goiás no maior gerador de energia limpa do País

Em missão por países da Europa, o governador Marconi Perillo visitou a usina de energia solar da empresa espanhola Abengoa, na cidade de Sevilha, na manhã desta segunda-feira, dia 7. Juntamente com a comitiva, Marconi se reuniu com executivos da companhia e conheceu as instalações da usina, que aplica soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável nos setores de energia, saneamento básico e meio ambiente, gerando eletricidade a partir do sol e produzindo biocombustíveis, além de reciclagem de resíduos industriais. O objetivo é transformar Goiás no maior gerador de energia limpa do País, junto com outras matrizes que já são desenvolvidas no Estado.

“Nós já temos uma produção muito grande de geração de energia através do bagaço da cana. Goiás já gera cerca de dois mil megas. Temos uma matriz de hidroeletricidade muito forte, com quase 10 mil megawatts gerados na hidroeletricidade. Já temos cinco plantas de biodiesel e estamos agora conhecendo aqui essas centrais de geração de energia solar. Com essas matrizes todas nós vamos gerar muita energia renovável e vamos dar uma contribuição inequívoca para o planeta a partir da redução da emissão do CO2 e a implantação de matrizes que certamente serão exportadas para outros estados “, adiantou Marconi.

A Abengoa Brasil está com projeto pronto pra ser desenvolvido em Goianésia (GO), com o grupo Jalles Machado, para a produção de placas solares e outros componentes. Marconi, durante o encontro, mostrou aos representantes da empresa as vantagens estratégicas de Goiás. “Vamos estabelecer uma política de incentivos para tornar Goiás líder na produção de energia limpa. A Abengoa Bioenergia vai criar novas oportunidades de desenvolvimento rural sustentável, contribuindo desta forma para manter níveis de trabalho e rendimento na área rural”, comemorou Marconi.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/marconi-busca-investimentos-para-transformar-goias-no-maior-gerador-de-energia-limpa-do-pais/

Outubro Rosa reforça importância da prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa é um movimento internacionalmente conhecido que simboliza a luta contra o câncer de mama. Um mês que reforça para as mulheres a importância da prevenção dessa doença, por meio do diagnóstico precoce. No Brasil há o registro de uma média de 52 mil novos casos por ano. Segundo o mastologista e presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Seção Goiás, Juarez Antônio de Sousa, em Goiás são 1300 novos casos por ano, e em Goiânia 360.

O Governo de Goiás já iniciou as ações referentes ao Outubro Rosa. Neste ano, a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (Semira), em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde, está realizando diversas atividades incentivando e informando a importância de realizar o exame de mamografia. Durante este mês, em datas  alternadas, serão promovidos mutirões de exame de mama em todas as regiões de Goiás.

O Hospital Alberto Rassi (HGG) já está com a fachada toda rosa.  A Goiás Turismo também abraçou a causa e no próximo dia 9, às 9 horas, o mastologista Juarez vai proferir palestra sobre a prevenção ao câncer de mama para as servidoras da Goiás Turismo.

Vencendo a batalha

Quem sabe bem da importância da prevenção do câncer de mama é a psicóloga Maria Irenilde Moraes, 43 anos. O dia 28 de abril de 2012 ficou marcado em sua memória. Disciplinada em fazer a prevenção de seis em seis meses porque há históricos de câncer na família, a confirmação da doença, em estágio inicial, estava no resultado da mamografia. Irenilde revela que naquele momento o mundo parecia desmoronar. Em pouco tempo teve as forças renovadas e em menos de uma semana ela fez a cirurgia. Segundo o mastologista Juarez Antônio se o câncer de mama for descoberto no início, a chance de cura é de 90 a 100%. Se descobrir no estágio 4, por exemplo, a cura é abaixo de 10%.

Com um nódulo de pouco mais de um centímetro na mama direita, Irenilde sabia que a cirurgia era o primeiro passo diante de uma batalha longa que teria de vencer. Eram necessárias sessões de quimioterapia – tratamento que utiliza medicamentos para destruir as células e a radioterapia – tratamento que utiliza radiações para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. (Entenda sobre os tratamentos através do site do Instituto Nacional do Câncer).

A quimioterapia gerou efeitos colaterais como enjoo, dor de cabeça, falta de apetite, além de inchaço. Mas o que mais causou desconforto para ela foi a queda dos cabelos. Depois da primeira sessão, ela já cortou todo o cabelo. “Para cada tanto de cabelo que caía, ia um pedaço meu embora”. Após seis sessões de quimioterapia e 20 de radioterapia, Irenilde retornava ao médico de três em três meses para fazer todos os exames novamente, o que gerava ansiedade diante dos novos resultados. “Uma pessoa que não teve câncer vai pegar um resultado e já fica apreensiva, agora imagina uma pessoa que já teve câncer…”.

A segurança foi aumentando diante de cada resultado que mostrava que tudo estava bem. Agora ela precisa retornar de quatro em quatro meses. Irenilde ressalta que a doença transformou sua vida para melhor. “Hoje vejo que o câncer foi um lição de vida e me tornei uma pessoa muito melhor. Eu prefiro a Irenildes de hoje do que a de antes”. Com o apoio da família e amigos, ela também encontrou no trabalho força para vencer esta luta.

Irenildes é psicóloga e afirma que o trabalho foi uma fonte de energia positiva. Entrou de licença pelo hospital que trabalhava, mas continuou atendendo os pacientes no consultório, que ficavam impressionados com sua garra. “Nunca fiquei revoltada no sentido de questionar Deus, do porquê comigo. Eu sempre pedia a Deus para me dar força para enfrentar”.

Os belos lenços

A queda de cabelo durante o tratamento é uma etapa que fere a vaidade de muitas mulheres, mas não foi um empecilho para que a psicóloga deixasse que sua autoestima caísse. Usava lenços, eram mais de 40. “Cada um mais bonito que o outro”. A maquiagem também não faltava. Agora, orgulhosa do cabelo, ela doou seus lenços para mulheres do Hospital Araújo Jorge.

Irenildes aconselha todas as mulheres a fazer o exame de prevenção. “Fazer prevenção é cuidar da gente, ninguém pode fazer isso pela gente. E muitos não fazem por medo. E o conselho que tenho é tentar encarar isso. É melhor descobrir uma coisa precoce e ter chance de cura ”, conclui.

Cuidar da saúde

O presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia – Seção Goiás, Juarez Antônio de Sousa, ressalta a importância de as mulheres realizarem o autoexame a partir dos 20 anos de idade, mensalmente, após o período menstrual. Também a irem a um ginecologista ou mastologista. É através do autoexame que a mulher pode sentir um dos sintomas, que é a presença de nódulos (caroços), duro e fixo.

A mamografia também é importante. “Tem nódulos tão pequenos que a mão não consegue detectar, mas a mamografia consegue”, afirma o médico.  Mulheres que têm histórico na família devem começar a fazer o exame aos 30 anos. Já as que têm risco normal a partir dos 40 anos. Outras medidas preventivas são fazer atividade física, não fumar e não beber, além de manter uma alimentação saudável e controlar o estresse. Segundo o mastologista, a mortalidade devido ao câncer de mama fica em torno de 20%. “Se pegar 50 mil casos de câncer de mama, em torno de 10 mil irão ao óbito por ano”, conclui o médico.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/outubro-rosa-reforca-importancia-da-prevencao-do-cancer-de-mama/

sexta-feira, outubro 04, 2013

Maestro João Carlos Martins abre temporada de outubro da Filarmônica

A Orquestra Filarmônica de Goiás abre a Temporada de Outubro de 2013 com apresentação no próximo domingo, dia 6, às 11 horas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, sob a regência do maestro João Carlos Martins. Será o concerto beneficente do ano. Cinco quilos de alimentos não-perecíveis poderão ser trocados pelo ingresso. Os alimentos arrecadados serão doados para a OVG.

No dia 17, as atrações no palco serão a pianista Ancuza Aprodu e o maestro Neil Thomson, às 20h30, no Teatro Goiânia. Em comemoração ao Aniversário de Goiânia, a Filarmônica apresenta o espetáculo Tributo a Goiânia com participações especiais da Banda Sinfônica Nilo Peçanha e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. O evento será no dia 24 de outubro, às 11 horas, no Centro Cultural Oscar Niemeyer sob a regência do maestro Eliseu Ferreira.

A temporada do mês de outubro será encerrada com recitais de piano de Ricardo Castro, que também estará na regência. No dia 29, às 20h30, a apresentação será no Teatro Sesi e no dia 30, às 20h30, no Teatro Goiânia. Entrada gratuita.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/maestro-joao-carlos-martins-abre-temporada-de-outubro-da-filarmonica/

Operação lavra mais de 80 autos de infração

Balanço parcial da Operação Natal desenvolvida no período de 2 de agosto até esta quinta-feira, dia 3, nos principais pontos comerciais da capital, constatou diversas ilegalidades tributárias, como a existência de depósitos com situação cadastral irregular e até mercadorias sem nota fiscal procedentes de outros Estados.

Ao todo, a Coordenação de Fiscalização em Transporte da Delegacia Regional de Fiscalização de Goiânia autuou 11 depósitos em situação irregular e lavrou 81 autos de infração em transportadoras, gerando base de cálculo de R$2.879.921 e R$488.030,80 de ICMS sonegado e multa.

Nesta quinta-feira, dia 3, foram lavrados em uma única transportadora no Setor de Campinas 18 autos de infração referentes a mercadorias sem notas fiscais que tinham como origem o Estado de São Paulo. Os fiscais encontraram aproximadamente 10 mil peças de vestuários (blusas) sem nota fiscal, gerando base de cálculo de R$ 253,17 mil e R$ 43, 39 mil de ICMS sonegado mais multa.

O coordenador Ricardo Borges informa que os trabalhos de fiscalização desenvolvidos na Operação Natal, vinculada ao setor de transportadoras, prosseguem até o final do mês de novembro próximo. Segundo ele, os transportes irregulares de mercadorias são muito frequentes nesse período, pois é quando o comércio reforça os estoques para atender as demandas durante as vendas de fim de ano.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/operacao-lavra-mais-de-80-autos-de-infracao/

quinta-feira, outubro 03, 2013

Inflação de Goiânia tem alta de 0,27% em agosto

A inflação apurada no mês de agosto em Goiânia pelo Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos da Secretaria de Gestão e Planejamento (IMB/Segplan) registrou alta de 0,27%, depois de dois meses seguidos de índices negativos. Em julho a taxa inflacionária da capital foi de -0,58%, e em junho, de -0,09%. O aumento na inflação em agosto é resultado da contribuição dos grupos de despesas pessoais, artigos pessoais e vestuário. Também contribuiu a queda menor de preços nos grupos de alimentação e transportes.

Conforme os técnicos do IMB/Segplan, no mês passado, dos nove grupos que compõem o Índice de Preços ao Consumidor de Goiânia (IPC-Goiânia), sete apresentaram elevações e dois reduções, na comparação com julho. O grupo de artigos residenciais teve a maior taxa, de 1,24%, influenciada principalmente pelas elevações dos preços de televidores de 20 a 32 polegadas (2,6%), rack para TV e som (4,77%), fogão de quatro bocas (2,19%), geladeira (1,27%) e conserto de televisor (8.09%).

Despesas pessoais apresentaram acréscimo de 1,07%, puxado pelo aumento nos preços dos brinquedos (3,29%), ingressos de futebol (4,76%) e serviços de manicure e pedicure (3,37%). Já no vestuário, a alta apurada foi de 0,87%, com destaque para os reajustes nos preços de sandália/sapato de mulher (1,57%), sapato masculino (1,33%), tênis para adulto e infantil (1,02%) e fralda descartável (4,04%).

O grupo de alimentação teve alta de 0,16%, com alimentação no domicílio registrando queda de 0,37% e alimentação fora do domicílio com aumento de 1,62%. Os itens cujos reajustes mais contribuíram para a formação da inflação de agosto foram o leite tipo C Longa Vida (5,26%), lanche – salgado (2,78%) e cerveja (4,66%).

Habitação apresentou pequeno acréscimo de 0,20% em função do aumento dos preços do aluguel residencial (0,26%) e de produtos para reparos no domicílio (0,69%). Saúde e cuidados pessoais tiveram índice de 0,29%, com destaque para os medicamentos (0,42%). Comunicação subiu apenas 0,10% e transportes registrou queda de 0,23%, por causa do recuo nos preços da passagem de ônibus interestadual (-14,73%) e do etanol (-2,19%). Educação também teve variação negativa (-0,37%).

Com a taxa de 0,27% apurada no mês de agosto, a inflação de Goiânia medida pelo IMB/Segplan acumula nos oito primeiros meses do ano de 2013 índice de 3,22%, resultado abaixo do apurado no mesmo período do ano anterior, que foi de 5,56%. Levando em consideração os últimos 12 meses, a taxa acumulada é de 7,2%, inferior aos 8,11% registrados nos 12 meses imediatamente inferiores.

Cesta básica
O custo da cesta básica contendo os alimentos indispensáveis à sobrevivência do trabalhador registrou queda de 1,33% em agosto na capital goiana e atingiu o valor de R$ 239,26, conforme apurou o IMB/Segplan. Do total de 12 itens que compõem a cesta, seis tiveram redução, cinco aumentaram e um manteve o preço estável em relação a julho – o pão francês. A maior alta foi apurada nas frutas (7,32%), vindo em seguida o leite (5,26%). Feijão registrou a queda mais acentuada (-9,59%), com destaque também para legumes e tubérculos (-5, 54%) e açúcar (-4,96%).

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/inflacao-de-goiania-tem-alta-de-027-em-agosto/

Licitação para VLT será lançada dia 18 de novembro

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia, por intermédio do Grupo Executivo do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), publicou nesta quinta-feira, 03, a re-ratificação do aviso de licitação internacional do VLT para Goiânia, um projeto do governo de Goiás. Com isto, a abertura da licitação VLT, que funcionará no Eixo Anhanguera, está marcada para as 09 horas do dia 18 de novembro de 2013, quando serão apresentadas e julgadas as propostas.

O objeto da licitação é a seleção da proposta mais vantajosa para  contratação, na modalidade de concessão patrocinada (PPP), da prestação de serviços no Eixo Anhanguera por meio do sistema de VLT, incluindo sua implantação, operação e manutenção.

O VLT terá 14 km de extensão no eixo leste-oeste, seguindo o mesmo trajeto da avenida e vai substituir o corredor de ônibus do Eixo. Ao todo, serão 12 estações e cinco terminais de integração. O projeto é estimado em R$ 1,3 bilhão, dos quais, R$ 805 milhões serão aplicados pelos governos estadual e federal, e R$ 495 milhões pela empresa que vencer a PPP.

Segundo o presidente do Grupo Executivo do VLT, Carlos Maranhão, que coordena os trabalhos, a expectativa é que até dezembro a implantação seja iniciada. “A partir da ordem de serviço, a empresa terá 24 meses para colocar o VLT em operação”. A licitação internacional fixa a concessão do serviço para um período de 35 anos.

O primeiro aviso de licitação havia sido publicado em junho deste ano, mas foi suspenso pelo Grupo Executivo do VLT e pela Comissão Especial de Licitação por motivos administrativos decorrentes de sugestões de adequação recomendadas pela Controladoria Geral do Estado (CGE), visando modificações para o aprimoramento do edital.

O edital, planilhas, formulários, informações, estudos e os elementos de projeto relacionados estão disponíveis no site da Secretaria Metropolitana, ou em CD-R na sede do grupo Executivo, à Rua 84, nº 396, Setor Sul, Goiânia, CEP: 74080-400, de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14 às 17 horas.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/licitacao-para-vlt-sera-lancada-dia-18-de-novembro/

Goiás quer atrair investimentos europeus em energia, saneamento e mobilidade urbana

O secretário de Assuntos Internacionais, Elie Chidiac, que participa da missão oficial do Governo de Goiás na Europa do dia 4 a 12 de outubro, afirma que o principal objetivo da viagem será atrair investimentos para a área de infraestrutura do Estado de Goiás, especialmente para os setores de energia, saneamento básico e mobilidade urbana. Apesar de o continente europeu vivenciar atualmente uma forte crise econômica, observa Elie, há uma gama de empresários potenciais investidores que buscam oportunidades em outros mercados.

Neste sentido, Goiás se destaca pela proximidade com a capital federal e também pela posição geográfica no centro do País, o que facilita a logística. Além disso, o Estado dispõe de projetos expressivos em infraestrutura como o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), que oferecem segurança aos fundos de investimentos.

“Goiás é o estado que está na vanguarda do crescimento no país, tem grande pujança no setor agropecuário e de mineração. Aqui já se instalaram grandes empresas internacionais com experiência muito bem sucedida e, além disso, temos uma política industrial bastante agressiva”, cita.

O secretário avalia que, graças ao apoio do Lide, das Câmaras de Comércio e Embaixadas brasileiras, foi possível identificar empresas de alta tecnologia dispostas a investirem no Estado de Goiás. Por isso, acrescenta, o governador abordará com ênfase nos seminários a política de incentivos fiscais e linhas de crédito disponíveis.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/missao-na-europa-busca-projetos-em-energia-saneamento-basico-e-mobilidade-urbana/

Prorrogadas inscrições ao 3º Prêmio Detran de Jornalismo

Os interessados em concorrer ao 3º Prêmio Detran de Jornalismo ganharam um prazo maior para veicular e inscrever suas matérias. O prazo para veiculação, que seria encerrado no último dia 1º, foi prorrogado para 12 de outubro. Portanto, podem ser inscritos trabalhos jornalísticos publicados entre 1º de janeiro e 12 de outubro de 2013. O encerramento do período de inscrição também foi adiado para 14 de outubro. As alterações serão publicadas no Diário Oficial do Estado nos próximos dias.

O Detran orienta a pessoa interessada a providenciar a documentação exigida no edital com antecedência, pois não haverá nova dilatação do prazo e não serão aceitas inscrições com documentação incompleta. Entre os documentos exigidos estão as certidões negativas de débitos com a Fazenda Federal e Fazenda Estadual, que podem ser emitidas pela internet, nos sites da Receita Federal e Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás, respectivamente. Já para conseguir a prova de regularidade com a Fazenda Municipal, é necessário ir ao Vapt Vupt, no balcão de atendimento da prefeitura, para os moradores de Goiânia. No interior, o documento pode ser obtido direto na prefeitura.

Nesta edição, o 3º Prêmio Detran de Jornalismo tem como tema principal Álcool e direção: uma combinação perigosa. Podem ser inscritos trabalhos nas modalidades fotografia, impresso, TV, rádio e web. Os três primeiros colocados em cada categoria receberão certificado de participação, troféu e uma premiação de R$ 9 mil, R$ 5 mil e R$ 3 mil, respectivamente.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/prorrogadas-inscricoes-ao-3o-premio-detran-de-jornalismo/

quarta-feira, outubro 02, 2013

Ouvidoria Geral recebe mais de 30 mil demandas de janeiro a setembro

Relatório da Ouvidoria Geral do Estado aponta o registro de 30.416 manifestações da população de janeiro a setembro deste ano, o que representa média de 3.379 demandas por mês. Do total recebido no ano, 85% ou 25.944 demandas já foram atendidas e as 15% restantes (4.472) estão em andamento. O telefone 0800 621513  tem sido o canal mais utilizado pela população para falar com o governo estadual, principalmente para pedir informações relacionadas aos diversos órgãos. Considerando-se apenas o mês de setembro, foram registradas 4.525 manifestações da população na Ouvidoria Geral.

Com relação aos requerimentos de dados com base na Lei de Acesso à Informação, foram formalizados 104 processos no mês de setembro, dos quais 75 já respondidos e o restante está em andamento com observância dos prazos definidos na Lei para oferta das respostas. Os temas mais demandados em setembro foram sobre servidores públicos, saúde, educação, contratos e convênios e transporte/trânsito. Os órgãos e entidades mais demandados são Ipasgo, Saneago, Universidade Estadual de Goiás, Secretaria da Educação, Agência Goiana de Transportes e Obras, Secretaria da Saúde, Junta Comercial, Secretaria de Gestão e Planejamento e Secretaria do Meio Ambiente.

Todos os cidadãos podem falar com o governo utilizando os serviços da Ouvidoria Geral para sugestões, observações, reclamações, elogios e denúncias. Os canais são o telefone 0800 621513, o site www.cge.go.gov.br/ouvidoria, o e-mail ouvidoria@cge.go.gov.br e ainda as ouvidorias setoriais dos órgãos e a partir de agora, em todas as unidades do Vapt Vupt em Goiânia e no interior do Estado.

FONTE: http://www.goiasagora.go.gov.br/ouvidoria-geral-recebe-mais-de-30-mil-demandas-de-janeiro-a-setembro/