quarta-feira, janeiro 30, 2013

Resolução do Contran deixa Lei Seca mais rigorosa

www.cepam.pe.gov.br
Foi publicada no Diário Oficial de hoje a Resolução nº 432 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que deixa a Lei Seca mais rigorosa, pois não permite nenhuma quantidade de álcool no sangue do condutor. Pela resolução, qualquer concentração de bebida alcoólica no organismo do motorista deve gerar autuação, no mínimo, administrativa.

Com a publicação, a margem de tolerância de um decigrama por litro de ar expelido do pulmão fica extinta. Agora, se o condutor fizer o teste do etilômetro e o aparelho detectar valor igual ou superior a 0,05 miligramas por litro de ar, ele será autuado conforme o Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já nos exames de sangue a tolerância é zero.

Na autuação administrativa, o condutor terá que pagar multa no valor de R$ 1.915,30 (podendo dobrar em caso de reincidência), terá a CNH recolhida e responderá processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. O veículo também fica retido até que seja apresentado um outro motorista, devidamente, habilitado.

A resolução também estabelece que, caso seja constatado pelo bafômetro valor igual ou superior a 0,34 miligramas por litro de ar (descontada a margem de erro) ou se o exame de sangue marcar resultado igual ou superior a 6 (seis) decigramas de álcool por litro de sangue (6 dg/L), o motorista será enquadrado em crime de trânsito. Além das punições administrativas, ele será preso em flagrante, podendo pegar de seis meses a três anos de detenção.

O diretor de Operações do Detran-GO, coronel Sebastião Vaz, afirma que a resolução é um avanço, pois aperta o cerco aos motoristas que insistem em colocar vidas em risco ao dirigir após a ingestão de bebidas alcoólicas. A publicação também traz orientações para os agentes de trânsito no que se refere aos novos valores e admissão de novas provas, como o depoimento do policial, testes clínicos e outros testemunhos, para provar a embriaguez do motorista.

terça-feira, janeiro 29, 2013

Matrícula da 2ª chamada da UEG termina nesta quarta-feira (30)

Começou nesta terça-feira (29) e vai até amanhã (30) o período de cadastramento e matrícula para os candidatos classificados em segunda chamada no Processo Seletivo 2013/1 e do Sistema de Avaliação Seriado (SAS 2010/3), da UEG. A lista com os convocados pode ser conferida no site da UEG, no link Editais de Graduação.
 
No ato da matrícula, que deve ser realizada na unidade universitária para a qual o candidato foi aprovado, devem ser levadas duas fotos 3x4 e duas cópias autenticadas ou acompanhadas do original dos seguintes documentos: Certificado ou diploma de conclusão do Ensino Médio; Histórico escolar correspondente ao certificado ou diploma apresentado; RG; CPF; Certidão de nascimento ou casamento; Título de eleitor, acompanhado do último comprovante de votação, se maior de 18 anos; Certificado de reservista para o sexo masculino e maior de 18 anos.
 
Para os candidatos classificados pelo sistema de cotas é exigido documento que comprove o enquadramento no grupo que escolheu. Os aprovados para o curso de Educação Física ainda têm de levar laudo médico atestando  condições de realizar atividades físicas, de acordo com o edital do Processo Seletivo 2013/1 e do SAS 2010/3.
 
Os alunos classificados nesta etapa que não atenderem o prazo perdem automaticamente a vaga. Ela será destinada a uma terceira chamada, caso seja necessário, que, de acordo com o edital dos dois processos seletivos, será divulgada no dia 4 de fevereiro. O início das aulas na UEG está previsto para o dia 18 de fevereiro.
 
 

Corpo de Bombeiros lança campanha "Sangue Herói"

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás lança nesta quinta-feira (31), a campanha Sangue Herói 2013. A solenidade de abertura da ação será às 8 horas, no Hemocentro de Goiás, que fica na Avenida Anhanguera, 5.195, Setor Coimbra, na capital. O objetivo é estimular a doação de sangue antes do Carnaval. A campanha, idealizada em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde e Hemocentro, faz parte da Operação Carnaval 2013 dos Bombeiros, que aposta mais uma vez nas ações preventivas.
 
Os bombeiros darão o exemplo e serão doadores de sangue para o Hemocentro em uma doação coletiva. Os militares também estarão empenhados em conseguir o maior número possível de doações voluntárias. Panfletos explicativos serão distribuídos em pontos estratégicos da Região Metropolitana. A meta é sensibilizar os goianos para o que a Corporação chama de maior operação de salvamento do Estado.
 
Neste período do ano, as doações de sangue no Hemocentro caem. O estoque baixo pode prejudicar o fornecimento de bolsas de sangue para os hospitais da rede pública e unidades de saúde em Goiânia e no interior. A preocupação é ainda maior com a chegada do Carnaval, quando aumenta a demanda devido aos acidentes. Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas. Com o apoio da população, os bombeiros acreditam que é possível garantir o estoque de bolsas de sangue durante o período de carnaval em Goiás.
 
Para doar sangue é necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional; ter entre 16 e 67 anos de idade (o menor de idade somente acompanhado do responsável legal e assinatura de um termo de consentimento); e ter peso acima de 50 kg.
 
 

Semarh intensifica fiscalização no Araguaia durante carnaval

A Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vai intensificar o trabalho de fiscalização de carnaval, no período de 7 a 14 de fevereiro. Segundo a gerente de Combate à Degradação Ambiental da Semarh, Tatiane Santiago, o objetivo é coibir a captura, armazenamento, o transporte e o comércio irregular da pesca no Vale do Araguaia e seus afluentes.
 
Ela ressalta que serão realizadas blitzen terrestres e aquáticas. Haverá fiscais em cinco postos fixos: Santa Fé, Aruanã, Rio Tesoura, Bandeirantes e Rio Verdinho e também em pontos estratégicos, em que os fiscais sairão dos postos e se deslocarão pelo rio. Uma equipe da Semarh vai trabalhar também na Serra da Mesa. A operação de carnaval contará com, aproximadamente, 25 fiscais ambientais.
 
Tatiane lembra que o período de Carnaval está coincidindo neste ano com a época da piracema, período em que os cardumes sobem até as cabeceiras dos rios para desova e reprodução. Há a restrição da pesca, ficando permitida somente as pescas científica e para subsistência, com cota de três quilos por pescador para consumo no local. A piracema segue até 28 de fevereiro.
 
Durante a piracema fica proibido também o uso de qualquer tipo de material predatório, limitadas as quantidades de peixes embarcados, assim como obediência rigorosa ao tamanho mínimo de captura. O descumprimento destas condições sujeita o infrator à multa, apreensão do material de pesca, embarcação e processo administrativo. Segundo Tatiane, todo pescado irregular apreendido é doado para instituições como asilos, creches, hospitais, no município onde foi apreendido. Ela enfatiza que a população também pode ajudar e denunciar qualquer crime ambiental pelo telefone: 0800-646-2112.
 
 

O Mundo Em Sua Casa - 29-01-13


O Mundo Em Sua Casa é o programa de radiojornalismo de maior tradição do Centro-Oeste brasileiro.

Segplan esclarece dúvidas de ex-servidores da Caixego

Até a primeira quinzena de março, a Segplan  vai divulgar a instrução normativa que norteará a recontratação dos ex-servidores da Caixa Econômica Estadual, a Caixego, extinta pelo Governo Federal em 20 de setembro de 1990. Um grupo de trabalho de técnicos da pasta já está elaborando as normas, conforme prevê a lei  aprovada pela Assembleia Legislativa,  no fim do ano passado. A medida estipula que os ex-servidores da Caixego sejam recontratados pelo Governo do Estado. 

Defesa Civil intensifica fiscalização a boates e casas de show

A Defesa Civil se reúne hoje com o comando da Região Metropolitana da Capital para definir medidas para intensificar a fiscalização de boates e casas de show antes da chegada do Carnaval. A fiscalização vai levar em conta o número de pessoas que podem ser recebidas nos estabelecimentos, a existência de extintores bem localizados, sistema de combate a incêndio, saídas de emergência sinalizadas e profissionais treinados para situações de perigo. A Defesa Civil orienta que o consumidor pode denunciar pelos telefones 192 e 193 sobre locais que não respeitam as medidas de segurança. Não foram divulgados ainda a hora nem o local da reunião.

Atividades marcam os 20 anos do Parque Altamiro de Moura Pacheco

A Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vai promover atividades em comemoração aos 20 anos do Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco (Peamp). A primeira delas é a apresentação da peça teatral O Contador de Histórias do Cerrado, para alunos de escolas públicas e particulares de Goiás.  O evento acontece às 15 horas do próximo dia 1º, no Peamp. O objetivo da Semarh é mostrar aos jovens a necessidade de mudar os hábitos e a importância da biodiversidade, em favor da preservação ambiental.

No dia 2 de fevereiro acontece a plantio de mudas pelo parque e no domingo, dia 3, é o momento de inaugurar a trilha de mountain bike. Segundo o titular da Semarh, Leonardo Vilela, a intenção é implantar trilhas de mountain bike em todos os 11 parques estaduais. Para Vilela, a iniciativa é uma forma de, além de incentivar a prática do esporte, estimular os cidadãos a conhecerem melhor os parques, a flora e a fauna, o que ajuda a preservá-los. 

Governo vai investir R$ 25 mi no atendimento a menores infratores


Ângela Scalon/Goiás
Agora O atendimento ao menor infrator em Goiás vai ganhar reforço com o investimento de R$ 25 milhões na construção e reforma de unidades sócio-educativas. O anúncio foi feito pelo secretário de Cidadania e Trabalho, Henrique Arantes, durante uma reunião na tarde de ontem, realizada na sede da pasta. Além disso, os servidores que atuam diretamente com o adolescente privado de liberdade vão receber, junto ao salário, uma gratificação pelo trabalho de risco.
Segundo o secretário, as cidades que vão receber essas novas unidades, além de Goiânia, são: Caldas Novas, São Luís de Montes Belos e Rio Verde. Para Arantes, o objetivo do Estado é ser referência no tratamento do menor infrator. “Apesar de Goiás ser um dos estados com melhor atuação em medidas sócio-educativas, o atendimento ainda deixa a desejar por conta da própria legislação. Não podemos ficar atrás e devemos fazer  tudo para sermos o melhor do País nesse sentido”.
A exemplo da gratificação paga aos agentes prisionais, que desempenham um trabalho de risco nas penitenciárias, o secretário afirmou que é também necessário conceder o benefício aos servidores que atuam nas unidades sócio-educativas. O valor será pago junto ao salário e cerca de 700 funcionários da pasta serão contemplados.
Outro ponto citado na reunião foi a ampliação do Programa Jovem Cidadão, de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho, destinado a jovens de 16 e 17 anos. Segundo Arantes, neste ano haverá o dobro de vagas – de 2.3 mil para 4.6 adolescentes assistidos. “Se antes conseguíamos chegar a 180 municípios atendidos, poderemos agora oferecer o programa em todo o Estado. Além disso, nos locais onde já é realizado, teremos condições de aprimorar o atendimento”.
Melhorias
Além dos anúncios destinados ao setor de cuidado com menores infratores, Arantes listou o que será colocado em prática na secretaria para melhorar as condições gerais de trabalho. Entre as novidades, estão a aquisição de novos móveis, equipamentos de informática e sinal de internet mais veloz. Para o secretário, as melhorias demonstram o reconhecimento pelo bom trabalho desempenhado pela pasta, com número recorde de atendimentos a cada ano. “A Secretaria é de extrema importância. Atendemos justamente pessoas que necessitam de ajuda, carentes, em vulnerabilidade, risco ou desempregadas. São trabalhos de grande relevância social”. Confira o balanço das ações da Secretaria de Cidadania e Trabalho.

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Polícia apresenta resultado da Operação Fecha Estado

A Operação Fecha Estado foi iniciada no dia 18 de janeiro de 2013 e encerrada ontem. No período a Polícia Rodoviária Estadual intensificou os bloqueios e abordagens nas diversas rodovias do Estado. O comandante do Policiamento Rodoviário, coronel Viveiros, salienta que o policiamento rodoviário consiste na recaptura de foragidos da Justiça, na busca de veículos roubados/furtados, combate ao tráfico de drogas, atendimento a acidentados e fiscalização rodoviária, visando tirar de circulação veículos irregulares, condutores embriagados, etc.
 
O resultado da Operação Fecha Estado foi satisfatório. O material apreendido está orçado em aproximadamente 5 quilos de pasta base de cocaína, o que equivale a 55 mil pedras de crack, além de maconha e cocaína. O material apreendido está orçado em aproximadamente R$ 250 mil. O coronel Viveiros informa que a fiscalização continua em todo o Estado.
 
 

Pesquisadores recebem apoio para eventos científicos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) divulgou os resultados das chamadas públicas de apoio à participação e à realização de eventos científicos no mês de fevereiro. Além dos organizadores do 3º Seminário de Estágio da Licenciatura em Química (III Seliq), receberão o fomento dois pesquisadores que irão participar de um simpósio internacional no Rio de Janeiro e uma pesquisadora que participará de evento na Universidade do México.
 
O apoio financeiro ao 3º Seliq  foi proposto pela pesquisadora Nyuara Araújo da Silva Mesquita por meio do edital Nº 17/2012 de realização de eventos científicos de abrangência nacional ou internacional no Estado de Goiás. O evento receberá R$ 2,9 mil e será realizado em Goiânia.

Os pesquisadores Frederico Martins Alves da Silva e Zenon José Gusman Nunez Del Prado, que participam do International Symposium on Dynamic Problems in Mechanics, receberão R$ 2,1 mil e R$ 1,7 mil respectivamente. O fomento à participação dos pesquisadores neste evento que será realizado em Búzios, no Rio de Janeiro, foi possível por meio da seleção pública Nº 16/2012 de apoio à participação em eventos científicos e ou tecnológicos no País ou no exterior.
 
Também na mesma chamada pública Nº 16/2012, a Fapeg contemplou a pesquisadora Rosani Moreira Leitão com R$ 5 mil. Ela participa do evento La Interculturalidad em la Formacion Social y Educativa: Una perspectiva de los Posgrados, que será realizado na Universidade do México.

Os dois editais, que abrangem eventos científicos dos três primeiros meses de 2013, foram lançados de forma a garantir a ininterrupção do programa em fluxo contínuo de divulgação da produção científica de Goiás iniciado pela Fapeg no segundo semestre de 2012.  Foram destinados para as duas chamadas públicas R$ 195 mil do Tesouro Estadual, R$ 75 mil para participação e R$ 120 mil para a realização de eventos científicos. Para a participação em eventos são financiados auxílios individuais de até R$ 5 mil para eventos internacionais e de até R$ 3 mil para os nacionais. Para a realização de eventos, o proponente poderá solicitar custeio de até R$ 20 mil.
 
Os editais estão disponíveis no site da Fapeg. A solicitação de fomento para eventos no mês de março deve ser feita do dia 1º até o dia 11 de fevereiro. As propostas devem ser encaminhadas à Fundação por doutores vinculados a instituições de ensino superior ou de ciência, tecnologia e inovação sediadas em Goiás.
 
 

Aparecida de Goiânia terá Restaurante Cidadão

Depois da capital, Aparecida de Goiânia é a cidade com maior população do Estado. Para apoiar e facilitar a vida dos trabalhadores da cidade, a Organização das Voluntárias de Goiás tem dois grandes projetos: a construção de seis Centros de Educação Infantil do Criança Cidadã e de um Restaurante Cidadão. O restaurante vai funcionar na Avenida Lago das Garças, no Jardim Tropical, próximo ao Terminal do Setor Garavelo e deve ser inaugurado neste primeiro semestre. O Restaurante Cidadão de Aparecida vai servir 1.500 refeições por dia a R$ 1 cada.

O Mundo Em Sua Casa - 28-01-13.

O Mundo em Sua Casa debateu sobre a DENGUE em Goiás.

Começa ano letivo na rede estadual

As escolas estaduais vão ter este ano, entre outras novidades, currículo unificado e bimestralizado. 
O subsecretário metropolitano de Educação Marcelo Ferreira de Oliveira, em entrevista coletiva que deu hoje às 7h30, no Colégio Estadual Polivalente Tributário Henrique Silva. Falou sobre o início das atividades  nas escolas públicas estaduais e sobre a consolidação das medidas do plano de reforma educacional, o Pacto pela Educação.

Adesão ao Simples Nacional termina dia 31

Termina na próxima quinta-feira, dia 31, o prazo para as microempresas e empresas de pequeno porte solicitarem adesão ao Simples Nacional a partir de 2013. O pedido deve ser feito no site da Receita Federal. A Sefaz também tem um link para o portal do Simples. Podem solicitar adesão as empresas com inscrição no CNPJ há mais de seis meses e faturamento anual de até R$ 3,6 milhões. Goiás tem hoje mais de 88.700 empresas incluídas no regime simplificado de pagamento de tributos.