Mostrando postagens com marcador Secretaria da Educação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Secretaria da Educação. Mostrar todas as postagens

terça-feira, novembro 05, 2013

Tendas do Saber incentivam leitura nas Escolas de Tempo Integral

As Escolas de Tempo Integral da Rede Estadual, que receberam em julho deste ano as Tendas do Saber, vêm fortalecendo as atividades de apoio ao letramento dos estudantes e estimulando o gosto pela leitura entre seus alunos com criatividade. Cada escola instala as tendas conforme a disponibilidade de espaço, nos pátios ou em auditórios, e depois de catalogar o acervo literário e de pesquisa, organiza os livros para consulta, leitura e empréstimo, conforme a demanda das turmas que participam dos diferentes projetos definidos pelos professores.
Até o momento, a Secretaria da Educação (Seduc) distribuiu 178 Tendas do Saber às Escolas de Tempo Integral. Aquelas com número maior de alunos receberam duas tendas. Também foram contempladas as unidades indígenas e quilombolas e algumas escolas do campo. A Tenda do Saber mede 18 metros quadrados e tem mesas e cadeiras para alunos, acervo de dois mil livros, DVDs educativos, filmes, materiais adaptados para alunos com necessidades especiais, jogos pedagógicos e caixas organizadoras para todo esse material.
Cultura e diversão
No Colégio Estadual Donato Coutinho, em Aparecida de Goiânia, as Tendas chegaram numa boa hora. De acordo com a coordenadora pedagógica Eurípia Lima Pires, além de possibilitar a exposição do acervo literário aos estudantes, as duas tendas recebidas pela escola abrigam os jogos de pebolim e tênis de mesa durante o recreio. A escola desenvolve projetos literários com os estudantes em diferentes turmas e séries. Entre os 560 alunos, grande parte já utilizou a Tenda para desenvolver pesquisas e projetos literários. Atendendo turmas de 6º ao 9º ano, a escola tinha apenas um pequeno acervo de livros didáticos e enciclopédias.
Segundo a professora Alexandrina Barreiro da Silva Ribeiro, de Língua Portuguesa, as três turmas do 9º ano estão se preparando para uma gincana literária neste mês de novembro. Eles estão lendo contos de Machado de Assis. “Será muito bom contar com esse acervo quando formos definir a lista de livros literários para o próximo ano letivo”, afirma Alexandrina.
A professora Solange Gomes de Oliveira, que faz o apoio ao letramento para turmas do 7º ano, desenvolveu um projeto de poesia com seus alunos. Eles leram o livro O Solar da Mariquinha e depois produziram seus próprios poemas. Aos poucos, Amanda da Silva Souza, de 14 anos, vem descobrindo o gosto pela leitura. O mesmo vem acontecendo com Jenyfer das Graças Oliveira Santos, 12 anos, do 6º ano que, este ano, leu O Peixe Nino, O Químico K, Tosco, e O Solar da Mariquinha. Da mesma turma de Jenyfer, Jhonantan da Silva Almeida, 12 anos, disse que o livro que mais gostou foi Como ser jovem, mas que lê todo dia.
Colégio Darcy Ribeiro
No Colégio Estadual CAIC Darcy Ribeiro, também de Aparecida de Goiânia, a Tenda do Saber foi instalada no auditório da escola, um espaço amplo que ganhou colorido e o entusiasmo das crianças de 1º a 5º ano. O acervo foi organizado por faixa etária e separado nas caixas.
Para que todas as turmas possam usar o espaço no mínimo duas vezes na semana, foi organizado um horário para a utilização da Tenda. As professoras Quézia de Lima e Jeany Marques Régis juntaram os alunos de duas turmas de 1º ano em processo de alfabetização para o momento de leitura. “Primeiro desenvolvo um processo de contação de história coletiva em sala, com debate, e só então venho com eles para a Tenda, para que escolham um ou mais livros e possam ler de forma prazerosa”, diz Quézia. Dos seus 18 alunos, apenas quatro ainda não leem com facilidade.  Segundo ela, nessa idade de 6 a 7 anos, as crianças fantasiam muito e gostam da leitura de imagens. “A leitura aguça a curiosidade deles e eles ficam mais participativos nas aulas e expõem com mais desenvoltura o querem dizer”, explica.
Com o livro Meu amigo leitão à mão, a pequena Tábita Isabela, de 7 anos, já passava da primeira página da história, alegre por ter aprendido a ler. Na mesma mesa, Luana Gabriela, de 6, disse com orgulho que em casa já havia conseguido ler algumas palavras. Eduarda Lopes, também de 6 anos, contou ter lido um livro de uma princesa e outro do Cebolinha. Maria Eduarda, de 6 anos, estava animada com o livro que havia escolhido naquele dia.
A Tenda do Saber no CAIC Darcy Ribeiro é coordenada pela vice-diretora Cleunice Alves Batista. Segundo afirmou, quando as turmas chegam, os livros específicos para aquela idade são retirados da caixa e expostos no balcão para que os estudantes escolham o que vão ler durante o tempo na Tenda. Em caso de pesquisa ou de leitura mais demorada, a escola utiliza um sistema de controle para que os alunos usem o livro em casa e devolvam quando terminarem.
Segundo o diretor Arildo dos Santos Nascimento, a escola tem 545 alunos de 1 º ao 5º ano e uma turma do programa Acelera. “A Tenda do Saber veio ajudar muito a despertar nossos estudantes para a leitura”, garante o gestor.

terça-feira, abril 16, 2013

Estudantes recebem 4 mil kits escolares

A Secretaria da Educação fará nova entrega de kits escolares nesta terça (16) e quarta-feira (17). Quatro mil alunos do ensino fundamental vão receber os kits compostos por mochila, cadernos, agenda, canetas, lápis, conjunto para desenho (esquadro, régua e transferidor), caixa de lápis de cor e cola. A meta da Secretaria é contemplar os 290 mil alunos do ensino fundamental.
 
Hoje serão contemplados cerca de dois mil alunos da Escola Estadual Parque Santa Cruz, CPMG Hugo de Carvalho Ramos, Colégio Estadual Dom Abel (Setor Pedro Ludovico) e Colégio Estadual José Honorato. Os três primeiros localizam-se na região Sul e o último no Centro da Capital. A entrega oficial será às 16h, no Colégio Hugo de Carvalho Ramos.
 
Na quarta-feira será a vez dos estudantes da Escola Estadual Nhanhá do Couto receber o material, assim como os alunos do CPMG Vasco dos Reis, Colégio Polivalente Professor Goiany Prates, Colégio Dona Mariana Rassi. A entrega oficial acontece às 16h, no Colégio Polivalente. Na última semana, foram entregues cinco mil kits para escolas de Goiânia.
 
 

segunda-feira, março 18, 2013

Educação seleciona professores de inglês para curso nos EUA

A Secretaria da Educação (Seduc) seleciona professores de inglês da rede pública estadual, com bacharelado ou licenciatura, para participar da etapa nacional do Programa Líderes Internacionais em Educação (ILEP). Os selecionados nesta última fase participarão de um curso de aperfeiçoamento de cinco meses nos Estados Unidos.
 
Goiás tem 2 vagas garantidas na etapa nacional. Os interessados devem entregar toda a documentação necessária até sexta-feira (22), na Superintendência de Acompanhamento dos Programas Institucionais, aos cuidados de Isabella Lima Guimarães e Santana. Caberá a esta superintendência a seleção dos dois profissionais goianos.
 
Os documentos a serem entregues são: formulário de inscrição preenchido totalmente em inglês, assinado e carimbado pela escola; currículo resumido (conforme modelo disponível no formulário de inscrição); carta de recomendação assinada pelo diretor da unidade educacional; e fotografia colorida recente.
 
Para participar, o candidato a uma das duas vagas precisa ter fluência oral e escrita na língua inglesa; ser professor efetivo da rede estadual; estar em sala de aula; ter mais de cinco anos de experiência; e ter concluído o estágio probatório. Além disso, o profissional deve demonstrar o compromisso de continuar lecionando após participar do Programa Líderes Internacionais em Educação.
 
Duração
O Programa Líderes Internacionais em Educação é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América. A duração do curso será de um semestre acadêmico em uma universidade americana, entre os meses de janeiro e maio de 2014, e inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento e estratégias, liderança e também no uso de tecnologias em educação.
 
Também faz parte do curso um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio para que os participantes do ILEP possam interagir e praticar seus novos conhecimentos com colegas de profissão e alunos nos Estados Unidos.
 
A bolsa que será concedida aos professores selecionados oferece auxílio para tirar o visto de intercâmbio; passagens de ida e volta no Brasil e nos Estados Unidos; custos/taxas para a participação no programa; hospedagem (dormitório universitário compartilhado com outros participantes); seguro-saúde; ajuda de custo para alimentação e outras despesas dentro do programa; ajuda de custo para compra de um laptop para a realização das atividades acadêmicas e para aquisição de livros e outros materiais educacionais; entre outros benefícios.
 
 

quinta-feira, janeiro 31, 2013

Aulas do ensino médio tempo integral começam dia 4

A Secretaria da Educação reuniu cerca de 400 profissionais para promover uma jornada de 40 horas semanais, preparatória para o início do Ensino Médio em tempo integral, na próxima segunda-feira, dia 4. Foram aprofundados conhecimentos sobre a política pedagógica e o modelo de gestão das novas escolas. Quinze unidades educacionais estão oferecendo oito mil vagas da modalidade de tempo integral.

O evento de quatro dias contou com a participação do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação (ICE) e de alunos egressos de projeto semelhante desenvolvido em Recife. Os jovens estiveram durante dois dias detalhando ações do programa, como o Protagonismo Juvenil e o Projeto de Vida. Os professores participaram de diversas oficinas temáticas que discutiram o modelo de gestão, disciplinas eletivas, tutoria, prova diagnóstica e orientação de estudos. Todos os itens serão trabalhados durante o ano com os alunos do ensino médio de tempo integral.

De acordo com o superintendente do Centro de Ensino em Período Integral/Novo Futuro, Marcelo Ferreira da Costa, a formação dos professores das escolas de tempo integral será contínua, ao longo do ano letivo. Desde o segundo semestre do ano passado, as unidades que integram o projeto vêm sendo preparadas.

Os 15 colégios da rede estadual que passam a funcionam exclusivamente oferecendo Ensino Médio em tempo integral são: Pedro Xavier Teixeira, Professor Pedro Gomes, José Carlos de Almeida, Juvenal Pedroso, Professor Joaquim Carvalho Ferreira, Pré-Universitário, Lyceu de Goiânia e Carlos Alberto de Deus, em Goiânia; Colégio Estadual Dr. Genserico Gonzaga Jaime, de Anápolis; Colégio Estadual Zulca Peixoto de Paiva, de Cristalina; Colégio Estadual Polivalente Dr. Tharsis Campos, de Catalão; Colégio Estadual Sylvio de Mello, de Morrinhos; Colégio Estadual Dom Veloso, de Itumbiara; Colégio Estadual Cecília Meirelles, de Aparecida de Goiânia; e Colégio Estadual Ary Ribeiro Valadão Filho, de Inhumas. 

segunda-feira, janeiro 28, 2013

Começa ano letivo na rede estadual

As escolas estaduais vão ter este ano, entre outras novidades, currículo unificado e bimestralizado. 
O subsecretário metropolitano de Educação Marcelo Ferreira de Oliveira, em entrevista coletiva que deu hoje às 7h30, no Colégio Estadual Polivalente Tributário Henrique Silva. Falou sobre o início das atividades  nas escolas públicas estaduais e sobre a consolidação das medidas do plano de reforma educacional, o Pacto pela Educação.

sexta-feira, janeiro 25, 2013

Governo reforça compromissos em prol da educação no Estado

Eduardo Ferreira/Goiás Agora
Em seu discurso durante a solenidade de assinaturas de contratos do Programa Bolsa Universitária ontem, no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, o governador do Estado, Marconi Perillo, afirmou que o repasse dos recursos para o pagamento das entidades cadastradas na OVG tem sido feito rigorosamente em dia. Ele destacou o reforço das ações do Estado em prol da Educação, entre as quais estão a reforma de escolas, investimentos em formação profissional e incentivos aos alunos, como forma de combate à evasão escolar no Estado.

segunda-feira, janeiro 21, 2013

Educação seleciona pais de estudantes para cargo remunerado

A Secretaria da Educação vai contratar, mediante processo seletivo simplificado, pais de estudantes matriculados na rede estadual. Eles atuarão como coordenadores de pais e serão responsáveis por auxiliar em ações que promovam o envolvimento familiar nas escolas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 24. Ao todo são oferecidas 1.114 vagas, sendo uma vaga para cada escola do Estado. A carga horária é de 40 horas semanais, com remuneração de um salário mínimo.
 
Para participar, o candidato deve ter concluído a primeira fase do ensino fundamental; ter idade mínima de 18 e máxima de 70 anos; não possuir restrições eleitorais, na Receita Federal ou no Serviço Militar; e ter conta individual na Caixa Econômica Federal. Os candidatos aprovados vão participar do desenvolvimento de atividades de organização escolar, serão responsáveis pelo acompanhamento da frequência diária dos alunos e pelo acolhimento dos pais durante a entrada e saída dos alunos.
 
Além disso, estes coordenadores também devem atender os pais que procuram as escolas, visitar as residências dos estudantes em risco de repetência ou em situação de evasão escolar e auxiliar a direção de cada unidade na construção de estratégias que aumentem a participação dos pais nas reuniões escolares. A contratação será pelo prazo de um ano. Estados como São Paulo e Espírito Santo já adotaram iniciativas semelhantes.
 
O processo de seleção será realizado em três etapas: avaliação curricular, prova de redação e entrevistas. O resultado da primeira fase deve ser divulgado no dia 25 de janeiro. No dia 28 está prevista a segunda fase e as entrevistas devem ocorrer nos dias 4 e 8 de fevereiro. A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 12 de fevereiro.

Clique aqui para fazer inscrição. O edital completo pode ser acessado aqui.
 
 

segunda-feira, janeiro 14, 2013

Confirmação de matrícula na rede estadual termina nesta terça-feira (15)

A confirmação de matrículas da rede estadual de ensino deve ser feita até amanhã, dia 15. O aluno precisa ligar para o telefone 0800-645-6556 para saber em qual escola vai estudar. Em seguida, é preciso ir ao colégio levando documentos pessoais e comprovantes de endereço e de escolaridade para garantir a matrícula.
 
Para este ano letivo, a Secretaria da Educação recebeu 110 mil inscrições de novos estudantes.
 
 

segunda-feira, janeiro 07, 2013

Educação amplia acesso ao Programa Jovens Empreendedores

Este ano, a Secretaria da Educação e o Sebrae vão ampliar o acesso ao Programa Jovens Empreendedores, que em 2012 foi responsável pela formação complementar de seis mil estudantes da rede estadual. O programa busca despertar no estudante de 7 a 14 anos o interesse pelo empreendedorismo.
 
Uma reunião marcada para o próximo dia 4 com os subsecretários de 12 Regionais de Ensino e gestores de 59 escolas estaduais de tempo integral vai marcar o início dos trabalhos. O encontro será a partir das 13h, no auditório de Ensino Fundamental, na 5ª avenida, Vila Nova em Goiânia. Este ano estão incluídos 31 municípios goianos e mais de 12 mil alunos serão beneficiados.
 
Sobre o Programa Jovens Empreendedores
Os alunos participantes desenvolvem atividades com foco na cooperação, ecossustentabilidade, inovação, ética e cidadania, conhecimento em rede e empreendedorismo. Os conhecimentos são repassados em oficinas desenvolvidas nas horas ampliadas das escolas de tempo integral. Ao final, professores e alunos apresentam o resultado do projeto desenvolvido pelas diferentes turmas. Estão inscritas no programa neste primeiro semestre escolas de Anápolis, Aparecida de Goiânia, Ceres, Inhumas, Itaberaí, Itapuranga, Itumbiara, Goiânia, Palmeiras, Piracanjuba, Quirinópolis e Trindade.
 
 

segunda-feira, dezembro 17, 2012

Matrícula de alunos novatos na rede estadual de educação só vai até amanhã

Fonte: http://migre.me/cpXY3
Pais e alunos devem ficar atentos ao prazo para solicitação de matrículas de novatos na rede estadual de ensino para o ano letivo de 2013. O pedido pode ser feito até amanhã, exclusivamente pela internet. No início do ano, os pais ou responsáveis precisam confirmar a matrícula pessoalmente, apresentando toda a documentação exigida na secretaria da escola.

segunda-feira, novembro 26, 2012

Abertas matrículas para novatos da rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início ao período de matrículas para alunos novatos nas escolas da rede pública estadual. Para solicitar vagas, os interessados devem acessar o site www.matricula.go.gov.br até o dia 18 de dezembro e preencher o cadastro. Em dezembro, será disponibilizado pela Seduc o atendimento por telefone.

De acordo com a Seduc, é considerado novato na rede estadual o aluno que foi transferido das redes federal, municipal ou particular; veio de outros estados ou de outros países; está iniciando a vida escolar; ou que abandonou os estudos em qualquer ano letivo. Aqueles que querem estudar à noite precisam ter idade acima de 14 anos. Já as matrículas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) só são confirmadas para alunos com, no mínimo, 15 anos completos para o Ensino Fundamental e 18 anos completos para o Ensino Médio. Em ambos os casos, eles precisam comprovar que estão afastados da escola regular há mais de um ano.

A Secretaria informa ainda que solicitação de vaga pode ser feita de forma  simples e rápida. Para tanto, é  preciso que, ao acessar o site da matrícula, o aluno, pais ou responsáveis tenham em mãos as seguintes informações: nome completo do estudante, da mãe e do responsável; CPF do aluno, da mãe ou do responsável; telefones para contato e e-mail. O interessado deve informar o curso, turno e série do aluno, cadastrar as três escolas pelas quais tem preferência e dizer se há irmãos matriculados nas referidas unidades educacionais. Para os que não sabem os nomes das escolas ou onde elas se localizam, o site www.matricula.go.gov.br oferece a alternativa de busca por municípios, distritos, bairros, código ou nome da unidade educacional. 

terça-feira, novembro 06, 2012

Escolas públicas estaduais têm até dia 23 para indicar mudanças no próximo ano letivo

As escolas da rede pública estadual têm até o dia 23 de novembro para enviar às Subsecretarias Regionais de Educação a pré-modulação dos seus servidores para o ano letivo de 2013. Com o reordenamento, as escolas já fizeram a previsão de quantidade de turmas por turno e podem definir quantos professores e funcionários serão necessários para o bom funcionamento da unidade educacional no próximo ano. A pré-modulação permite à Secretaria da Educação iniciar o ano letivo de 2013 com praticamente toda a rede funcionando normalmente. 

quinta-feira, novembro 01, 2012

Alunos da rede estadual terão reforço de aprendizagem

Os alunos da rede estadual de ensino que encontram dificuldade em algumas matérias vão contar a partir de dezembro com o Período de Intensificação de Aprendizagem, a ser implantado pela Secretaria da Educação.

Na prática, a proposta tem como objetivo contribuir para o reforço na aprendizagem de alunos que estão na iminência de se reprovar ou em progressão parcial, ou seja, que passará para a série seguinte deixando algumas disciplinas pendentes.

Apesar de contribuir diretamente com os alunos que apresentam maiores dificuldades, a iniciativa será trabalhada com todos os estudantes da rede estadual.

Para definir as necessidades de cada série, até 30 de novembro será elaborado um diagnóstico com base nas avaliações periódicas e nas Diagnósticas. As subsecretarias estão levantando nesse período as reais necessidades dos alunos e quais as disciplinas que deverão ser oferecidas com maior ênfase.

Esta será uma oportunidade para que o estudante receba o acompanhamento de que precisa, em salas temáticas, em reagrupamentos e com tratamentos individualizados. Ou seja, as escolas concentram esforços nos últimos dias letivos para atender exatamente às demandas dos alunos.

sexta-feira, outubro 26, 2012

Inscrições para Mostra de Talentos da Seduc terminam hoje

As inscrições para a 5ª Mostra de Talentos da Secretaria da Educação podem ser feitas até  as 11 horas de hoje, na sala do Departamento de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet) ou pelos telefones (62) 3201-4155 e (62) 3201-4153. O evento visa valorizar a autoestima do profissional da educação e proporcionar a interação entre os colegas de trabalho, além de buscar talentos da música, dança, teatro e trabalhos manuais.

quinta-feira, outubro 25, 2012

Renovação de matrícula, para os alunos veteranos das Escolas Estaduais, termina dia 29

A Secretaria da Educação alerta que antecipou o período de renovação de matrícula dos alunos que já integram a rede. O Termo de Renovação de Matrícula deve ser assinado e entregue até a próxima segunda-feira, dia 29.  A renovação deve ser feita exclusivamente para os estudantes veteranos na rede pública estadual. Para os novatos, será aberto outro prazo. O processo é bastante simples: basta que os pais respondam ao formulário enviado pela escola e o encaminhem juntamente com uma cópia do comprovante de residência. 

segunda-feira, outubro 22, 2012

Abertas inscrições para "Mostra de Talentos" da Seduc

As inscrições para a 5ª Mostra de Talentos da Secretaria da Educação podem ser feitas até a próxima sexta-feira (26).

Os interessados devem comparecer, das 8 às 11 horas, na sala do Departamento de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) ou entrar em contato pelos telefones: (62) 3201-4155 / (62) 3201-4153.

O evento visa valorizar a autoestima do profissional da educação e proporcionar a interação entre os colegas de trabalho, além de buscar talentos da música, dança, teatro e trabalhos manuais.


Renovação de matrícula dos alunos da SEDUC pode ser feita até dia 29

A Secretaria da Educação alerta que antecipou o período de renovação de matrícula dos alunos que já integram a rede, e o  Termo de Renovação de Matrícula deve ser assinado e entregue até o próximo dia 29.  A renovação é exclusivamente a estudantes veteranos na rede pública estadual. Para os novatos, será aberto outro prazo. O processo é bastante simples, basta que aos pais respondam o formulário enviado pela escola e encaminhá-lo juntamente com uma cópia do comprovante de residência. 

quinta-feira, outubro 18, 2012

Medalhista olímpico visita escolas de Goiânia nesta sexta-feira (19)

Em ação de incentivo ao esporte, a Secretaria da Educação em parceria com a Caixa Econômica Federal traz a Goiânia o medalhista olímpico Claudinei Quirino. Na manhã desta sexta-feira (19), o atleta participa de evento em duas escolas da rede pública estadual.
 
Claudinei Quirino visita o Colégio Estadual Professor Genesco Ferreira Bretas, às 10 horas, e o Colégio Estadual Dom Fernando, às 15 horas. Claudinei conquistou medalha de prata nos 4X100 metros nas Olimpíadas de Sydney, realizada na Austrália.
 
O evento goiano será no formato de oficinas educativas e integra a programação do Circuito Caixa de Maratoninha, um dos maiores eventos de corrida infantil do país, o qual será realizado em Goiânia no dia 21 de outubro, no Parque Areião.
 

Seduc promove Capacitação de Gestão Escolar para Resultados

A Secretaria da Educação (Seduc) em parceria com o Ministério da Educação e o Instituto Unibanco, está promovendo desde ontem, em Pirenópolis, a Capacitação de Gestão Escolar para Resultados, que faz parte do programa Jovem de Futuro. Essa capacitação acontecerá até sexta-feira, dia 19, e cerca de 400 servidores devem participar,  do treinamento. O programa Jovem de Futuro visa melhorar o desempenho das escolas públicas de Ensino Médio; reduzir os índices de evasão escolar; e tornar a escola mais atrativa, principalmente para aqueles estudantes que preferem abrir mão dos estudos para trabalhar. 

segunda-feira, outubro 15, 2012

Educação inicia renovação de matrículas amanhã (16)

O período de renovação de matrículas na rede estadual de ensino começa amanhã, dia 16.
 
Até o dia 29 deste mês, pais e responsáveis devem entregar na secretaria da escola o Termo de Renovação de Matrícula. É necessário que o documento esteja devidamente assinado, comprovando o interesse, ou não, de manter o filho naquela unidade educacional.
 
O termo devidamente preenchido deve ser encaminhado à secretaria da escola, acompanhado do comprovante de endereço. O período é exclusivo para estudantes que já pertencem à rede estadual de ensino. Para os novatos, será aberto outro prazo a ser anunciado pela Secretaria da Educação (Seduc).
 
A escola vai encaminhar um formulário para os pais, por intermédio dos estudantes. Nele deverá ser assinalada a opção sim para efetivar a matrícula na mesma escola e não, quando não houver interesse de manter o aluno naquela unidade educacional no próximo ano letivo. Vale destacar que mesmo que o aluno não queira renovar sua matrícula, deve entregar o termo devidamente assinado.
 
Esse termo deve ser devolvido assinado pelos pais ou responsáveis, acompanhado de cópia do comprovante de endereço. O próprio estudante pode entregar a documentação na secretaria da escola. A Seduc garante vagas para todos aqueles que queiram continuar estudando na rede pública estadual. Se o aluno tiver interesse em mudar de turno, será indispensável a presença dos pais ou responsáveis na escola para garantir a alteração.